Foi ao serviço da BBC durante a 2ª Guerra Mundial que Fernando Pessa consolidou a sua carreira de jornalista, mas só se tornou uma presença habitual na RTP a partir dos seus 74 anos de idade,
depois da queda do regime que nunca o viu com bons olhos, e até se retirar da actividade já com mais de 90 anos.
A frase que Fernando Pessa popularizou nas suas reportagens sobre o quotidiano português assenta que nem uma luva ao resultado do Malveira-NB Queluz.
O conjunto de Queluz vinha de uma série de 5 vitórias consecutivas, a última das quais sobre o Atlético, ganhando com isso o direito a ser considerado um sério candidato ao apuramento para a 2ª fase da competição. Pelo seu lado o Malveira tinha acumulado 6 derrotas e apenas vencera uma vez, em casa e por 1 ponto face ao Técnico, registando uma diferença de pontos de 123 negativos em 7 jogos. Tendo em conta estes antecedentes, se o saudoso Fernando Pessa pudesse ter assistido à vitória do Malveira sobre o NB Queluz (63-61) no encontro a contar para a 9ª jornada do Centro/Sul da 1ª Divisão, teria certamente exclamado no final: “E esta, hein?”.
A juntar à proeza do Malveira é de salientar a importante vitória do Belenenses na visita à Física (84-87). O conjunto de Torres Vedras era até aqui o único invicto e passa agora a partilhar o 1º lugar da tabela com os azuis do Restelo, ambos com (7v/1d). Com resultado equilibrado terminou ainda o Odivelas-Técnico (62-64), mas nos 2 restantes encontros o marcador ficou bastante mais desnivelado. O Moscavide foi à Chamusca vencer os locais (51-84) e o Atlético passou dos 100 pontos na recepção ao Rio Maior (117-63), passando a ocupar o 3º lugar isolado (6v/2d). A 1ª metade da tabela completa-se com Moscavide e NB Queluz que ocupam o 4º lugar (5v/3d).
Poucos motivos de reportagem aconteceram nos encontros dos restantes 2 grupos, onde na maior parte dos casos as diferenças pontuais foram significativas. No Sul A jornada calma para os líderes, com o Estoril Basket a bater em casa o União Sportiva (84-64) e o Barreirense a superiorizar-se facilmente na visita ao Estoril Praia (34-97). O Basket Almada manteve o seu 3º lugar na classificação graças à vitória caseira sobre o vizinho da margem Sul, AEFCT (72-62) e o par do 4º lugar também venceu os seus encontros: o Seixal bateu em casa o Basket Queluz (75-61) e o Algés “B” saiu vencedor na deslocação ao Montijo (49-61). A diferença mínima acabou por verificar-se no Salesianos OSJ-Cruz-Quebradense em que os donos da casa se superiorizaram num jogo de fraca marcação (42-33).
No Sul B as emoções ainda ficaram mais ausentes nesta 6ª jornada em que a diferença mínima foi de 22 pontos, em duas vitórias fora: do Imortal frente ao Beja (55-77) e do Ginásio Olhanense frente ao Salesianos de Évora (41-63). O Reguengos de Monsaraz continua a somar pontuações elevadas e desta vez foram os Tubarões que na viagem ao Alentejo escaparam por pouco ao centenário (97-44). Os jogos em atraso distorcem um tanto a classificação, pois a única equipa invicta é o Imortal mas está em 2º (5v/0d), enquanto em 1º figura o Reguengos (5v/1d). Quem também tem só uma derrota é o Ferragudo mas devido aos 2 jogos em atraso segue na 5ª posição (3v/1d). O único com duas derrotas é o Ginásio Olhanense em 3º (3v/2d) e os Tubarões estão em 4º (2v/4d).
No próximo fim-de-semana disputa-se a 10ª jornada do Centro/Sul e Sul A, e a 7ª do Sul B
13 de Dezembro
- Rio Maior-Malveira às 21:00h no Polidesportivo de Rio Maior
- Imortal-Ferragudo às 21:30h no Pav. Desp. de Albufeira
14 de Dezembro
- Algés “B”-Estoril Basket às 15:00h no Pav. Gomes Pereira
- União Sportiva-Salesianos OSJ às 16:00h no EBI Canto da Maia
- Imortal-Grândola às 16:00h no Pav. Desp. de Albufeira
- Ginásio Olhanense-Reguengos de Monsaraz às 17:00h no Pav. do Gin. Olhanense
- Moscavide-Atlético às 18:00h no Pav. do Moscavide
- NB Queluz-Física às 18:15h no Pav. Henrique Miranda
- Basket Almada-Barreirense às 20:30h no Pav. Mun. do Laranjeiro
- Basket Queluz-Montijo às 21:00h na Esc. Ruy Belo-Monte Abraão
- Odivelas-Belenenses às 21:00h no Pav. Moinhos da Arroja
- Cruz-Quebradense-Estoril Praia às 21:00h no Pav. Carlos Alberto Carvalho
15 de Dezembro
- AEFCT-Seixal às 11:00h no Pav. Mun. Da Costa da Caparica
- Tubarões-Beja às 17:00h na Esc. Dra. Laura Ayres
- Academia “B”-Chamusca às 17:30h na Esc. Sec. do Lumiar
Comentários
E tanto mais feliz quando, por talvez vir a propósito,nos faz recordar uma mensagem de alguem: Charles Bukowski, que o nosso companheiro João Ribeiro descobriu e trouxe à estampa um destes dias, e que rezava assim: "Um dos problemas do mundo actual é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as pessoas idiotas cheias de certezas". Com a permissão do "Planeta Basket" e a vénia devida a Fernando Pessa: "E esta hein?". Numa desportiva: boa disposição e bom QI.