Dream Team
 
Localização: HOME

Dream Team

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 4
FracoBom 

Dram TeamQuando pensamos em Dream Team, automaticamente pensamos numa série de atributos dos jogadores dessa equipa. Altura, velocidade, força, talento... Triplos, passes espetaculares para o contra-ataque, roubos de bola...

Há quem sonhe em estar numa equipa assim. Há atletas que gostariam de estar num conjunto deste género, e há treinadores que se esforçam muito para juntar muito talento...

Já fiz parte de uma ou duas versões de Dream Teams, no campeonato onde jogava na altura. Antes de jogarmos já havia a sensação de vitória, era uma questão de entrar e jogar. Supostamente, cedo ou tarde, as coisas acontecem neste tipo de equipas, ainda que se entre mal no jogo, ainda que uma não esteja a jogar bem, ainda que corra tudo mal, acabamos sempre por ganhar. Isto supostamente...

Mas a verdade é que as coisas até podem correr bem para este tipo de equipas, mas não sempre, nem para sempre.

A coisa em algum momento vai quebrar, e isto por duas razões: Excesso de confiança e choque entre egos.

O excesso de confiança que vem da ideia de que tudo acabará por correr bem, tira totalmente o foco de melhorar diariamente. Se vai correr bem, se vão ganhar de qualquer forma, se são melhores, para quê esforçar-me além? Para quê dar mais? Para quê entregar-me pela equipa?

A longo prazo quem evolui mais? A equipa que tem esta atitude, ou a que teve que trabalhar para alcançar?

O choque entre egos começa a surgir da necessidade de competição. Como o foco é desviado do coletivo, começa a ser atraído para o individual.

Porque estou a falar disto? Porque parece que infelizmente, treinadores que podiam investir mais em formar, estão a investir em contratar. Pais que podiam educar, estão focados em ganhar. Atletas que podiam investir em evoluir, estão focados em aparecer.

Um grupo com talento não é o mesmo que ter uma equipa, e se realmente queres usufruir do melhor que o desporto dá, em termos de valores, conduta, aprendizagens e crescimento, deverias querer ter e fazer parte de uma equipa.

Baixar o volume do ego, e aumentar o da humildade e vontade de aprender, é só o primeiro passo. Ter um conjunto de pessoas a fazer isto, isso sim poderia chamar-se de Dream Team.

Até para a semana!

Nádia Tavares

Psicóloga - Coach Certificada - Practitioner PNL
Skype: nadia_t33
964407253

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária