Erros clássicos que sugestões?
 
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Erros clássicos que sugestões?

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Erros clássicos que sugestões?Após ter escrito vários artigos sobre erros clássicos que alguns pais cometem não quero terminar esta série de artigos sem deixar de dar algumas sugestões.

Os pais devem:

  • Ser pacientes dar tempo ao tempo aos progressos dos seus e filhos e não terem expectativas desmesuradas relativamente aos seus filhos.
  • Permitir que os seus filhos tenham autonomia na actividade desportiva que escolhem. Não é parafraseando o Henri Ford que dizia, que os carros podem ter qualquer cor desde que sejam pretos dizer e há muitas maneiras de o fazer, podes escolher qualquer desporto desde que seja o futebol, o basquetebol, etc.
  • Não interferir nas opções e decisões do treinador, que sentido faz dar instruções para dentro de campo com por exemplo, dribla, quando o treinador tinha acabado de dar como primeira opção o passe. A quem obedecer ao treinador ou ao pai? Já viram a situação delicada em que colocam neste caso os vossos filhos obrigando-os a desautorizarem o treinador ou desobedecerem aos pais.

Pais dirijam a vossa atenção para o que é mais importante: o crescimento dos vossos filhos. O que deve ser decisivo para os pais, não é se os seus filhos são convocados, ou não são convocados, se jogam muito ou jogam pouco tempo, se a sua equipa ganha ou perde os jogos em que participam. Para onde os pais devem dirigir a sua atenção, é se os seus filhos estão ou não estão bem integrados no grupo, se gostam ou não gostam, eles não os pais, do treinador e da equipa em que estão inseridos, se vão com gosto e tem prazer em ir aos treinos e aos jogos e finalmente, se estão ou não a evoluir como jogadores, e mais importante do que isso se estão ou não a crescer como pessoas.

Na formação o melhor elogio que me podem dar, aquilo que costumo chamar as minhas “medalhas” mais importantes atribuídas pelos pais, é quando chegam ao pé de mim e me transmitem o meu filho cresceu, ficou mais confiante, mais responsável, mais autónomo. Essas são as “medalhas” que me dão enorme satisfação e em que sinto que cumpri o meu papel de treinador formador.

 

 


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