“Quem sabe mas não sabe aplicar – isto é, quem afinal não sabe, porque não saber aplicar é uma maneira de não saber, tem rancor a quem aplica por instinto, isto é, sem saber que realmente sabe”
Fernando Pessoa
A eficácia do treinador depende essencialmente da qualidade da formação que deve assentar em duas grandes vertentes, a teórica e a prática.
Toda a teoria será derrotada se os treinadores não forem capacitados para a colocar em prática.
E, é na área prática que reside o grande problema da nossa formação, particularmente nos primeiros contactos dos jovens treinadores com a realidade do ensino. A prática corresponde às experiências acumuladas na aplicação da teoria e, por isso, ao contrário do que acontece noutras profissões nunca deveria ser permitido aos estagiários a responsabilidade integral da direcção e condução das equipas.
O estágio deveria ser um período muito rico quer para o estagiário quer mesmo para o próprio tutor.
Nesta fase, assume importância relevante a tarefa do tutor (coordenador ou treinador principal) nos planos metodológicos, didácticos e pedagógicos.
Treinar a formação não é tarefa para qualquer um, aqui treinar é educar e intervir de uma forma organizada na criação de bons hábitos desportivos e na aquisição de valores de cooperação, responsabilidade e solidariedade.
Um bom treinador de formação é aquele que evita o abandono precoce da modalidade, que incentiva a ambição dos jogadores, aproveita os jogos mais acessíveis para dar tempo de jogo aos atletas menos qualificados e concilia os estudos com a actividade desportiva.
Nos últimos tempos têm sido elencados por colegas treinadores muitos dos problemas que afectam a nossa modalidade; poderei mesmo concordar com algumas opiniões e criticas mas repito, agora, o que escreveu o meu colega e amigo Orlando Simões: “…falem de basquete e ensinem a malta a treinar…”
E, como sempre, procurarei dar o meu modesto contributo em áreas que, na minha opinião, não são razoavelmente tratadas na formação de jovens treinadores.
Tratarei disso nas próximas notas.