Lançar um desafio
 
Localização: HOME

Lançar um desafio

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 10
FracoBom 

Lançar um desafioDentro de poucas horas e após a publicação deste artigo, começaremos um novo ano e entraremos nos anos vinte do século XXI. Curiosamente, fez no dia 30 de Dezembro, 20 anos em que, pela primeira vez vim à Madeira celebrar a passagem do milénio.

Há 20 anos estava muita gente apreensiva por causa dum dito “bug” informático, que iria pôr, muita coisa em causa. Contudo apesar dos arautos da desgraça, a transição do milénio processou-se com total normalidade.

Parece que foi ontem, mas já lá vão 20 anos. Nestes 20 anos houve grandes transformações. Que factos mais importantes ocorreram no nosso planeta, neste últimos 20 anos? Este é um exercício que eu deixo para os historiadores, pela minha parte, vou limitar-me a dar a minha opinião, sobre o que mais importante se passou no universo do basquetebol.

Como já passaram duas décadas e estou actualmente a viver no Funchal vou dividir os acontecimentos, em nacionais e na Madeira e em duas décadas, deixando para o fim o ano de 2019.


Década 2000-2010

A nível nacional

Menciono a selecção nacional de seniores, treinada pelo Valentim Melnichiuk, que obteve em Espanha na fase final um brilhante 9º lugar no Campeonato da Europa de 2007.

Na Madeira

Realço os anos excepcionais de 2005 e 2006, épocas em que o CAB dominou o basquetebol feminino sendo bicampeão nacional quer em seniores, quer em Sub-16.


Década de 2010-2020

A nível nacional

Realço o fabuloso título de vice-campeões da Europa alcançado pela selecção de Sub-16 femininas, treinada pelo Agostinho Pinto, e os sucessivos êxitos de organização de fases finais europeias em Matosinhos; e o patrocínio do Placard que veio dar algum desafogo financeiro à FPB.

Na Madeira

Menciono o CAB, treinado pelo João Freitas, que venceu a Taça de Portugal em 2011 e o título de campeão de Mini-12 feminino alcançado pela selecção treinada pela Kelly Freitas em 2017 em Paços de Ferreira.


Ano de 2019

A nível nacional

As notáveis subidas de divisão dos Sub-20 masculinos, campeões da europa divisão B treinados pelo André Martins, e das Sub-16 vice campeãs da Europa divisão B treinadas pela Maryiana Kostourkova;  e o regresso do Sporting e do Luís Magalhães à Liga Portuguesa de Basquetebol, assim como os êxitos alcançados pelo Norberto Alves com o bicampeonato da Oliveirense.

Na Madeira

Os êxitos das equipas de sub-16 e sub-14 femininas do Clube Desportivo Escolar Francisco Franco lideradas pelo Paulo Freitas, que foram respectivamente vice-campeãs e campeãs nacionais. E após final emocionante a vitória da selecção, treinada pela Fátima Silva, das sub-16 femininas em Albufeira.


Conclusão

Seria bom reflectirmos sobre as condições e circunstâncias, que permitiram estes sucessos e o que aconteceu, ou o que irá acontecer aos sucessos de 2019.

Estas são as minhas escolhas, quer a nível nacional, quer a nível da Madeira. Admito, que haja outras escolhas, outras opiniões, pelo que lanço o desafio de a nível nacional, a nível das vossas associações, a nível dos vossos clubes fazerem a mesma reflexão. O conhecimento e compreensão do passado ajudam certamente a perceber os caminhos do futuro.

A todos mais do que um bom ano novo faço votos, que os anos vinte vos tragam muitos momentos de felicidade.

PS: Por não querer ser juiz em causa própria, não abordei o que se passou no universo do minibásquete nestas duas últimas décadas.

 

Comentários 

 
0 #1 San Payo Araújo 05-01-2020 19:32
Boa tarde

Hoje ao reler o artigo, considero que cometi um esquecimento que quero agora assumir, Na primeira década do século XXI penso que deveria igualmente mencionar em 2006 o surgimento da Festa do Basquetebol Juvenil. Quando se escolhe podem-se cometer esquecimentos, mas estes, neste caso também pode ser corrigidos,
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária