As competições dos sub-14
 
Localização: HOME

As competições dos sub-14

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 6
FracoBom 

As competições dos sub-14As competições do escalão de Sub-14 são por norma o reflexo do trabalho feito a montante no minibásquete, motivo pelo qual costumo, desde há muitos anos estar atento ao que vai acontecendo neste escalão.

É bom refletirmos sobre o crescimento das competições de sub-14, desde 2000, ano em que foi reativado o CNMB. Em 2000, já há muitos anos, que existiam para os escalões de formação superiores aos Sub-14 nos masculinos e femininos campeonatos e taças nacionais. Contudo em 2000 a única competição que havia para os sub-14 era o Torneio Nacional que se destinava apenas ao masculino e no qual participavam a nível do país inteiro só 16 equipas.

A estrutura da prova era composta por duas séries a norte e duas a sul de 4 equipas, que jogavam em sistema de poule a duas voltas, ou seja, 6 jogos para cada equipa e depois os vencedores das séries do norte e do sul jogavam mais um jogo entre si, uma final para se apurar o vencedor do Torneio Nacional norte e sul e por aqui ficava a competição.

Não tenho dúvidas, que foi o claro crescimento do minibásquete, a partir de 2000, que provocou o surgimento ,a partir de 2004, dos inicialmente designados torneios nacionais e posteriormente renomeados para campeonatos nacionais masculinos e femininos no escalão dos sub-14. Estas competições envolviam 64 clubes, 32 nos masculinos e 32 nos femininos, aos quais se juntavam mais 4 clubes das regiões autónomas que tinham acesso direto às finais a 6.

Atualmente, desde 2016, o escalão de Sub-14 já tem, como os escalões acima um campeonato e uma taça nacional, que envolvem ao todo, sem contar com as fases de qualificação para as referidas competições, 72 equipas às quais se juntam 4 representantes das regiões autónomas. Apesar deste crescimento, digno de registo, há um problema estrutural, que resolvido viria a dar mais profundidade e qualidade ao escalão de sub-14, o aumento da base de praticantes no escalão dos sub-12. Este continua quer nos masculinos, quer nos femininos inferior ao escalão dos sub-14. Este dado significa que ainda há uma percentagem muito elevada de jovens que só começam a jogar basquetebol no escalão de sub-14.

Antes de falar sobre os vencedores das provas dos sub-14 deste ano, quero elogiar as palavras do Norberto Alves "Temos uma péssima cultura desportiva. Quando alguém ganha, são heróis. Quem perde, são os culpados. Não há culpados. São as duas melhores equipas do campeonato.”  Com este aparte aproveito a ocasião para dar os meus sinceros parabéns aos companheiros Norberto Alves e Fernando Sá. Benfica e Porto foram indubitavelmente as melhores equipas na época de 2023/24.

Na senda dos merecidos elogios quero felicitar todos os clubes que estiveram presentes nas finais a 4 dos campeonatos e Taças: António Aroso, Beira Mar, Boa Viagem, CAB, Farense, Francisco Franco, Galitos, Guifões, Portimonense, Odivelas, Quinta dos Lombos, Sporting, Sp. Figueirense, União Sportiva.

Sei que por detrás destes sucessos está muito trabalho feito nos minis e quero dar os meus parabéns, como fiz aos companheiros Norberto Alves e Fernando Sá aos treinadores dos dois melhores classificados de cada uma das competições:

Campeonato Nacional Sub-14 Masculinos
1º Sporting | 2º Portimonense

Campeonato Nacional Sub-14 Femininos
1º Quinta dos Lombos | 2º Sp. Figueirense

Taça Nacional Sub-14 Masculinos
1º Beira Mar | 2º Odivelas

Taça Nacional Sub-14 Femininos
1º Galitos | 2º Farense

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária