Entrevista com Rui Quintino
 
Localização: HOME

Entrevista com Rui Quintino

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 1
FracoBom 

altO Galitos FC é uma das equipas mais jovens a competir na Proliga desta época. Apesar de um início de época algo irregular, a equipa do Barreiro tem vindo a subir de produção e encontra-se já na luta pelas posições cimeiras da classificação.
 
A liderar a equipa dentro do campo está Rui Quintino, jovem que assumiu o cargo de capitão de equipa esta temporada. Apesar da sua juventude, o Rui revela-nos aqui um dos porquês desta escolha, a sua maturidade. A não perder...
 
Qual é a tua opinião sobre a época que o Galitos F.C. vem realizando?
Na minha opinião o balanço até este momento é positivo. A época oficial iniciou com a disputa do Troféu António Pratas. A conquista deste troféu motivou-nos, fez-nos acreditar no trabalho realizado até então e deixou-nos expectantes em relação ao resto da época.
 
O campeonato não começou da melhor forma, decorridas 8 jornadas da época regular tínhamos apenas uma vitória. Ao fim de 14 jornadas registávamos 3 vitórias. Estes resultados estavam muito aquém das nossas expectativas. Depois disso vencemos 7 dos últimos 11 jogos realizados, facto que tem particular importância se pensarmos que as 4 derrotas averbadas foram perante equipas da Liga.
 
Quanto à participação na Taça de Portugal, o sorteio ditou um dérbi e possibilitou-nos disputar mais um jogo com uma equipa da Liga, sempre importante para adquirir conhecimento e experiência.
 
O que pode fazer este Galitos na parte final da época e nos playoffs? Quais são os vossos objectivos?
Temos vindo a melhorar alguns aspectos jogo após jogo e acredito que a margem de progressão da equipa ainda é grande.
 
Os nossos objectivos, estabelecidos no início da época, passam por estar presente nos playoffs, sabendo que, teoricamente, quanto melhor classificados terminarmos a época regular maior vantagem teremos sobre os adversários.
 
Esta é a primeira vez que assumes o cargo de capitão de equipa. É fácil liderar uma equipa na Proliga?
Não acho que seja fácil liderar seja o que for. A liderança pressupõe algumas qualidades como humildade, respeito e responsabilidade. Defendo que o líder máximo de uma equipa deverá ser sempre o treinador.
 
Quais são, na tua opinião, as principais qualidades que deve ter um capitão de uma equipa de basquetebol?
Na minha opinião, o capitão de equipa deve ter um conjunto de características que façam com que os jogadores o vejam como um exemplo a seguir, tanto dentro como fora do campo de basquetebol.
 
Assim o capitão deverá ser alguém responsável, equilibrado emocionalmente e com boa capacidade de comunicar com os colegas, treinadores, árbitros, etc.
 
Mudaste drasticamente de penteado. Porquê cortar as rastas, a tua “imagem de marca”?
Tive rastas nos últimos 6 anos e por ser um penteado pouco comum no meio desportivo compreendo que fosse visto como a minha imagem de marca. Rapidamente me apercebi da conotação negativa associada não só ao cabelo comprido como a este tipo de penteado em particular. Não cedi à pressão imposta no dia-a-dia pela sociedade e foi com algum prazer que ao longo deste tempo fiz ver às pessoas que conheci que não deviam julgar os outros pela sua aparência.
 
Decidi cortar o cabelo no primeiro dia deste ano não só porque já estava demasiado longo e me atrapalhava a jogar mas também porque em breve vou começar um estágio e não quero ser prejudicado a nível profissional por ter um penteado diferente.
 
Estás a tirar um curso de nutrição, achas que esta profissão tem futuro?
Sou finalista do curso de Nutrição Humana, Social e Escolar e estou muito satisfeito por ter optado por este curso. Não tenho dúvidas que existe muito trabalho por realizar nesta área e espero poder dar o meu contributo.Jogas na posição de extremo.
 
Quais são as qualidades que os jovens devem trabalhar para poderem fazer a diferença nesta posição?
O extremo deverá ser um bom lançador de meia-distância e principalmente de triplos. Além disso deverá possuir disponibilidade física quer para penetrar para o cesto em situações de 5x5 quer para finalizar contra-ataques de forma rápida e eficaz.
 
Quais são os jogadores internacionais que mais admiras?
Admiro, entre outros, o Manu Ginobili pela sua inteligência e o Kevin Garnett pela intensidade com que disputa cada posse de bola.E em relação aos teus colegas de equipa.
 
Qual foi o jogador que mais gostaste de ter a teu lado?
Tenho dificuldade em destacar um só jogador. Acho que em todas as equipas de que fiz parte existem vários colegas que admiro e que me influenciaram, cada um à sua maneira.
 
Costumas visitar o Planeta Basket? O que mais gostas no site?
O Planeta Basket faz parte de um conjunto de sites que visito diariamente em busca das notícias e novidades da modalidade.Gosto da apresentação e principalmente da diversidade de conteúdos abordados. Penso que estão de parabéns.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária