Valeu a pena ficar...
 
Localização: HOME

Valeu a pena ficar...

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
Quando os Tar Heels foram eliminados nas Meias-Finais da Final4 de 2008, os seus principais jogadores poderiam ter abandonado o barco, rumando aos milhões da NBA. Mas o desejo de se tornarem ícones em Chapel Hill, vencendo um título da NCAA falou mais alto, e o núcleo duro manteve-se em North Carolina, fazendo dos Tar Heels uma das principais favoritas a conquistar o ceptro - mesmo antes do campeonato começar, a equipa de Roy Williams era vista como o alvo a abater na temporada 2008-09.
 
A época foi atribulada, e alturas houve em que os Tar Heels pareciam não conseguir concretizar o potencial que lhes era atribuído, tendo andado arredados do posto de #1 no ranking de equipas da NCAA. Inclusive quando se chegou à Grande Dança, a lesão do base Ty Lawson parecia ter enfraquecido a equipa de North Carolina. Contudo, a lesão não foi tão grave que o obrigasse a estar ausente do grande momento da temporada, tendo-o limitado apenas nas duas primeiras rondas do March Madness. Mas com o seu base em forma, os Tar Heels sabiam que dificilmente seriam batidos, e que poderiam conquistar em Detroit o 5º título da sua história.

E nos dois jogos disputados no Ford Field, UNC não deu qualquer hipótese aos seus opositores, tendo despachado Villanova por 83-69 no jogo da Meia-Final, enquanto que no jogo da Final venceu Michigan State por uns esclarecedores 17 pontos de vantagem, 89-72. Os Spartans de Michigan State jogavam em casa, e conseguiram encher o estádio Ford Field, ocupando cerca de 60000 lugares dos 73000 disponíveis!!!! O apoio incondicional dos adeptos dos Spartans parecia ser mais uma contrariedade na caminhada de North Carolina até ao título de campeão da NCAA, mas os Tar Heels não queriam deixar passar a última oportunidade de Tyler Hansbrough e Danny Green - duas das principais estrelas da equipa de Roy Williams - cortarem as redes e receberem os anéis de campeão.

No jogo da Grande Final, os Tar Heels cedo ganharam uma larga e preciosa vantagem que nunca mais olharam para trás. Com uma primeira parte de grande nível, Wayne Ellington foi carregando UNC até à vitória, concretizando 17 dos seus 19 pontos nos primeiros 20 minutos da partida - isto apesar das promessas de Travis Walton, um dos melhores defensores dos Spartans que prometeu que iria ‘pôr Wayne Ellington no bolso’. Depois, foi Ty Lawson a pegar nas rédeas da partida e a dar mais um dos seus, já habituais, espectáculos pessoais - 21 pontos, 6 assistências e 8 roubos de bola. O base dominou por completo o jogo, sendo um dos grandes responsáveis por este êxito da UNC. Mas no final foi Ellington a ser escolhido como o MOP (Most Outstanding Player) da Final 4.
 
 
 
Muito do sucesso de UNC se deve à continuidade do quarteto formado por Wayne Ellington, Ty Lawson, Tyler Hansbrough e Danny Green. À qualidade física e técnica, este grupo de jogadores junta a experiência adquirida nas últimas temporadas - principalmente em 2007-08, temporada em que North Carolina chegou à Final 4, tendo sido eliminada nas Meias-Finais pelos Jayhawks de Kansas.

Com o objectivo cumprido, o destino deste ‘Quarteto Fantástico’ será o Draft da NBA - nas previsões dos principais sites relacionados com o Draft, os quatro jogadores aparecem referenciados, sendo que o base Ty Lawson é o melhor colocado já que o indicam como a 11ª ou 12ª escolha. Para Roy Williams, a vida continua, e agora é tempo de preparar a próxima geração que tentará triunfar em Chapel Hill.
 
Arquivo: NBA
 
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária