No jogo mais aguardado do dia, que punha em confronto dois dos candidatos ao título, a Argentina derrotou por apertados 89-87 a Republica Dominicana, que desta forma caiu para a terceira posição. Os Argentinos contaram com um Luis Scola em altíssimo nível, 30 pontos, 8 ressaltos e 5 assistências. Do outro lado, Al Horford realizou o seu melhor jogo na prova (24 pontos, 11 ressaltos e 6 assistências), contando com a boa contribuição de Francisco Garcia, autor de 20 pontos. No entanto, a maior rotação e profundidade do banco argentino acabou por vir ao de cima, como se constata pela maior produtividade dos suplentes alvi-celestes (19 vs 5).
No outro jogo do dia no grupo B, o Brasil somou a sua quarta vitória na prova, ao derrotar o Panamá por 84-64. Leandrinho Barbosa voltou a ser o melhor marcador brasileiro com 17 pontos, logo seguido de Anderson Varejão e Marcelinho Huertas, ambos com 15.
No grupo A, Porto Rico atingiu tambem a quarta vitória na prova, confirmando o primeiro lugar no grupo. Liderados pelos 16 pontos dos seus bases Carlos Arroyo e Larry Ayuso, os porto-riquenhos venceram facilmente o Panamá por 90-70.
No outro jogo do grupo, o Uruguai conseguiu manter o segundo lugar. Num jogo muito disputado e nem sempre bem jogado, Esteban Batista foi um monstro debaixo das tabelas (13 pontos e 18 ressaltos) e conduziu o seu conjunto ao triunfo por 54-49.
Na próxima fase, os grupos cruzam entre si, formando-se um único grupo composto pelas quatro selecções apuradas dos grupos A e B. No final desta fase, os quatro primeiros classificados garantem o apuramento para os mundiais de 2010. Estas quatro selecções garantem tambem o apuramento para as meias-finais, onde terão lugar os embates entre 1º vs 4º e 2º vs 3º para definir os finalistas da competição.