CNB1 - Jornada 6
 
Localização: HOME

CNB1 - Jornada 6

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
A 6ª jornada deixou sinais de confirmação do que havia acontecido nas 5 primeiras. As vitórias não surgem por acaso, resultam por norma do potencial e dedicação dos jogadores, e da qualidade do trabalho realizado, e as equipas da frente confirmam-se como as que se apresentam mais apetrechadas na primeira fase do campeonato.

Na Zona Norte, os 3 primeiros venceram e mantiveram as posições na tabela. O Vale de Cambra venceu claramente em casa os Salesianos (72-48), enquanto o FC Porto foi vencer fora o Guifões (75-83), mantendo-se os dois só com vitórias. O Gaia jogou duas vezes em casa no fim-de-semana vencendo no sábado o Valença (68-61) e no domingo o União da Madeira (66-49). Com estas duas vitórias o Gaia mantém o 3º lugar, só com 1 derrota. A novidade da jornada foi a 1ª vitória dos Atómicos (59-45), que aproveitaram bem a visita do União da Madeira a Oliveira do Bairro. Deixou assim de haver, na Zona Norte, equipas só com derrotas. A jornada completou-se com a vitória do Olivais em casa sobre a Sanjoanense (55-51) e do Beira Mar fora sobre o Infante de Montemor (59-70). Com estes resultados o Beira Mar ficou isolado no 4º lugar (4v/2d), seguindo-se Guifões, Olivais e Infante de Montemor com 3v/3d. O Valença ocupa o 8º lugar (2v/4d) e Atómicos, Sanjoanense, União da Madeira e Salesianos ocupam as 4 últimas posições, todos com 1v/4d.

Na Zona Sul, Algés e Queluz continuam sem perder, e Cruz-Quebradense e Albufeira continuam sem ganhar. O Algés foi ganhar a Albufeira (56-70), e o CA Queluz venceu em casa o Benfica (72-65). O Imortal, ao vencer fora o Basket Queluz (56-63), passou a ocupar isolado o 3º lugar (5v/1d) deixando o Benfica no 4º lugar com 4v/2d igualado com o Montijo, que venceu nos Açores o Micaelense (66-79). No meio da tabela, 3 equipas têm 3v/3d, Moscavide e Olhanense que jogaram entre si com vitória clara do Moscavide em casa (74-52), e Atlético que foi vencer à Cruz Quebrada (56-73). Nos últimos 4 lugares mantêm-se Micaelense (2v/5d), Basket Queluz (1v/5d), Albufeira (0v/7d) e Cruz-Quebradense (0v/6d), que perderam os seus jogos nesta jornada.

Nesta competição as equipas do Norte e do Sul não se defrontam, com a única excepção da final, mas podem fazer-se algumas comparações, apenas por curiosidade: a média de pontos por equipa e por jogo é muito semelhante, 67 no Norte e 66 no Sul. Mas outra análise resulta completamente diferente: no Norte as equipas da casa venceram 24 vezes, contra 12 vitórias fora, enquanto no Sul há 19 vitórias fora e só 18 em casa. Será que o factor casa funciona de forma diferente nas duas Zonas, ou tratar-se-á de particularidades do calendário nas primeiras jornadas? Mais à frente se verá.

Entretanto o CAR Jamor começa a habituar-se a ganhar. Vitórias em casa sobre o Montijo (62-57), e fora sobre o Basket Queluz (66-88) deram sinais positivos sobre a evolução da equipa.

Ontem à noite, na curta deslocação ao pavilhão do Cruz-Quebradense esses sinais confirmaram-se. É verdade que a equipa da casa não foi um opositor forte. Após 6 jogos a perder, o Cruz-Quebradense tem os níveis de confiança em baixo, e parece que os pontos fracos da equipa abafam os pontos fortes. Fica a sensação de que se conseguissem melhorar a execução do movimento mais difícil do basquetebol que é o passe, e a bola entrasse nas posições interiores, a produção da equipa poderia subir significativamente. Quem não se preocupou com isso foram os jovens do CAR Jamor. Quem os viu e quem os vê. Há apenas 3 semanas, tímidos e receosos levaram 18 pontos do Moscavide. Ontem entraram no jogo desinibidos, concentrados na defesa e mais soltos no ataque. Logo no 1º período o CAR Jamor ganhou avanço, condicionando o ataque do Cruz-Quebradense a apenas 4 pontos contra os seus 20. No 2º e 3º períodos o ritmo manteve-se, com a equipa da casa a conseguir libertar-se algumas vezes da asfixia da defesa do CAR, de forma que à entrada do último período o resultado se cifrava em 28-61. O sucesso da última posse de bola do CAR no 3º período, um triplo muito bem conseguido com apenas 4 segundos para jogar, parece ter desconcentrado um pouco a equipa para o resto do jogo. No último quarto, o Cruz-Quebradense conseguiu algum equilíbrio, perdendo este período por apenas 2 pontos. No final o marcador registava 43-78.

No próximo fim de semana jogam-se 6 jogos da 7ª jornada da Zona Norte:

Sábado

Sanjoanense-União da Madeira às 17.00h no Pav. Mun. Paulo Pinto

Olivais-Guifões às 17.30h no Pav. Engº Augusto Correia

Salesianos-Gaia às 18.00h no Pav. Orfãos Porto

Valença-Atómicos às 21.00h no Mun. Valença

Beira Mar-Vale de Cambra às 21.30h no Pav. do Beira Mar

Domingo

FC Porto-Infante de Montemor às 17.30h no CDC Matosinhos

Na Zona Sul disputam-se 5 jogos da 7ª jornada no próximo fim de semana:

Sexta-feira:

Atlético-Moscavide às 21.30h na Tapadinha

Sábado:

Montijo-CA Queluz às 16.00h no Pav. Municipal nº1 do Montijo

Algés-Imortal às 16.00h no Pav. Gomes Pereira

Benfica-Cruz-Quebradense às 18.30h no Pav. Império Bonança

Domingo:

Olhanense-Basket Queluz às 17.30h no Ginásio do Olhanense

 

 

 

 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária