Causa ou efeito?
 
Localização: HOME

Causa ou efeito?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 1
FracoBom 
altEm mais uma tertúlia em pleno Ramona com outros treinadores amigos, falávamos da diminuição da visibilidade do basquetebol, e também da diminuição de importância em termos de número de praticantes face às restantes modalidades desportivas.
 
Alguém dizia que o basquetebol, outrora a modalidade desportiva a seguir ao futebol com mais praticantes (não se incluem nesta contagem a columbofilia e o campismo), era agora a 5ª modalidade desportiva com mais atletas em Portugal.
 
Ora, se até aumentou o número de praticantes de basquetebol, a importância relativa desta modalidade tem decrescido ano após ano, ao passo que outros desportos vão continuando a subir.
 
Ao mesmo tempo, o basquetebol desapareceu da televisão pública. Após a extinção da LCB, não me lembro de um jogo de basquetebol ter voltado a passar na televisão pública – mas já nesse tempo, a qualidade de quem comentava o jogo dava alguma vontade de mudar de canal. Não há jogos da LPB, não há jogos da Liga Feminina, não há jogos da Proliga, não dão jogos da Taça de Portugal. Nem All-Star Game. Nunca mais se repetiu a experiência de transmitir uma Final4 de Sub20, não dão jogos da Selecção Nacional Sénior Masculina nem da Selecção Nacional de Seniores Femininos. Não dá ao domingo o jogo NBA da semana. Deram algumas partidas dos Jogos da Lusofonia, mas mesmo assim alguns foram transmitidos na RTPN (também canal de cabo). De resto, nada…
 
O basquetebol basicamente desapareceu da televisão pública. Tudo o que é relativo ao desporto de bola ao cesto, passa na SportTv. Não vamos aqui discutir se as transmissões são em número suficiente ou não. Penso até que a SportTv tem ajudado a divulgar o basquetebol, com transmissões de jogos da LPB, Proliga, jornadas Cruzadas, jogos de apuramento para o Eurobasket, chegando até a transmitir a Final do Inter-Selecções Sub16 Masculinos. Sim, foi na SportTv3 e foi de manhã, mas passou na TV.
 
No entanto, este canal é privado. Além de ser obrigatório ter os canais do Cabo ou satélite, ainda tem de se pagar um extra para se poder ter a SportTv. Ao passo que para se ver a RTP2 só tem de se pagar a televisão e a electricidade.
 
Na vossa opinião, o desaparecimento do basquetebol da RTP2, e o desaparecimento de comentadores entusiastas desta modalidade são causa ou efeito da descida de lugares do basquetebol no que ao número de praticantes federados diz respeito?
 
 
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária