Envolvimento dos pais, que estratégias?
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR MINIBASKET-ARTIGOS Envolvimento dos pais, que estratégias?

Envolvimento dos pais, que estratégias?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 1
FracoBom 

 

altOs diversos textos de reflexão sobre temas, como o envolvimento dos pais na actividade desportiva dos seus filhos e o valor educativo do minibásquete,

que pontualmente tenho publicado neste site, levaram os dirigentes do Nacional de Natação a convidarem-me a intervir sobre estes assuntos no Colóquio das Comemoração do 90º Aniversário do clube.

Como não sou um estudioso destes temas, este desafio obrigou-me à sempre aliciante tarefa de tentar organizar as minhas reflexões. Foi assim, que a partir dos textos editados no Planeta Basket construí e sistematizei a minha intervenção. A responsabilidade de corresponder ao desafio que me foi endereçado era grande, até porque os outros dois convidados, Vasconcelos Raposo e Jorge Adelino, são oradores, que pelo seu saber e capacidade de comunicação, são sempre uma lição, e aliciantes de ouvir.

Numa breve síntese da minha intervenção, abordei os seguintes temas que resultam, em grande parte, das minhas conversas com muitos treinadores e pais:

1. Como é que o desporto é encarado pelos pais?

2. Que acompanhamento dão os pais às actividade desportivas?

3. O que é educar e o que é ensinar?

4. Qual é o valor educativo da actividade desportiva?

Com a clara noção de que na actualidade “sem pais não há minibásquete”, título de um dos meus artigos editado no Planeta Basket, e que a formação desportiva depende de um triângulo, cujos vértices são os praticantes, os treinadores e os pais, e que se um destes lados estiver ausente, o triângulo cai e fecha-se, transmiti aos presentes, onde se encontravam muitos amigos que gostei de rever, um pouco da minha experiência.

Acabada a minha intervenção, no período de perguntas e respostas, o amigo, Armando Simões, por quem tive o privilégio de ser coordenado no início da década de 90 no Clube Atlético de Queluz, com a sua habitual objectividade e perspicácia endereçou-me as seguintes perguntas: Tudo bem, o diagnóstico sobre a importância e a influência que os pais têm e devem ter no desenvolvimento da formação desportiva está feito. Como estes são decisivos em todo o processo, que caminhos e estratégias devem os clubes seguir para conseguir um envolvimento adequado dos pais? Será que entre os clubes existem exemplos de sucesso que possam ser analisados e servirem de reflexão e modelo para outros clubes?

Da minha experiência eu diria que há treinadores que tem conseguido esse sucesso e tanto quanto sei começa a haver dirigentes como por exemplo o Guilherme Teiga do Illiabum, que tem dado grande importância a este envolvimento. Para poder dar respostas mais objectivas, são questões sobre as quais vou passar a estar mais atento, pelo que só posso agradecer a quem me obriga a reflectir. Obrigado Armando e um abraço.

 

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária