Intervalo para os sonhos e as rabanadas
 
Faixa publicitária
Localização: HOME CNB1 CNB1: Noticias Intervalo para os sonhos e as rabanadas

Intervalo para os sonhos e as rabanadas

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
Num campeonato onde jogadores totalmente amadores são protagonistas, uma interrupção prolongada no período natalício pode provocar estragos, mas também pode permitir recuperações. Ver-se-á na última jornada da 1ª volta, a disputar entre 8 e 10 de Janeiro, em que medida os excessos alimentares característicos da época influenciam a forma das equipas, e se a 1ª semana do ano é bem aproveitada para trabalhar recuperações de forma.

O que as primeiras 10 jornadas deixaram mais claro em ambas as Zonas foram as equipas que dificilmente sairão dos últimos lugares. Atómicos e União da Madeira na Zona Norte, e Albufeira e Cruz-Quebradense na Zona Sul terão de melhorar muito para evitarem a descida de divisão. Deste conjunto de 4, só o União da Madeira ganhou 1 jogo a uma das outras equipas, logo na 1ª jornada em casa aos Olivais. Depois disso, só no jogo com o Cruz-Quebradense o Albufeira ganhou, e só no jogo com o União da Madeira os Atómicos venceram.

Na parte superior da tabela a liderança é incontestável neste ponto da época. Algés na Zona Sul e Vale de Cambra e FC Porto na Zona Norte demonstraram uma intensidade e qualidade de trabalho capazes de aproveitar da melhor forma o potencial que possuem, tornando a liderança das respectivas zonas um facto natural. Qualquer dos 3 conta apenas com uma derrota, o Algés surpreendido em S. Miguel pela subida de forma do Micaelense e o Vale de Cambra em Coimbra pelo Olivais, enquanto o FC Porto teve a sua única derrota na deslocação a casa do colega de liderança. Mas numa competição que se decide em Play-off tudo pode mudar. Várias equipas possuem potencial de nível semelhante, aguardando só por uma carga de treino mais constante para elevarem o nível do seu jogo. E não sendo o basquetebol a actividade principal para a maioria dos jogadores, se se conjugarem períodos de maior disponibilidade no momento certo da época, uma equipa pode elevar o nível do seu jogo e passar a sério candidato.

Na Zona Norte o primeiro dos candidatos é o Gaia, que venceu sempre em casa e apenas perdeu fora com os 2 primeiros. Com atraso já significativo aparece um pelotão de 6 equipas. O que distingue os seus resultados dos 3 primeiros é a dificuldade em vencer fora. Guifões e Valença conseguiram-no duas vezes, e Beira-Mar (com 1 jogo na Madeira em atraso), Sanjoanense, Olivais e Infante de Montemor apenas uma vez. De salientar neste grupo a particularidade da carreira da Sanjoanense, que começou com 4 derrotas seguidas e acabou o ano com 4 vitórias, demonstrando uma progressão a ter em conta. O salto de qualquer destas equipas para a linha da frente não se fará sem que consigam primeiro enfrentar a pressão de jogar fora. Todos sabem que isso passa pela concentração no jogo e pela abstracção dos factores colaterais, mas dizê-lo é mais fácil que fazê-lo. Abaixo deste grupo, os Salesianos não apresentaram até agora resultados que permitam sonhar com voos mais altos, mas destacaram-se dos dois últimos o suficiente para não parecerem poder cair na área de descida.

Na Zona Sul o factor casa continua a ter menor influência, com 26 vitórias dos visitantes (44%) contra apenas 19 no Norte (32%) para o mesmo número de jogos, 59. Na marcação de pontos o resultado é igual nas duas Zonas, 66 pontos em média por equipa por jogo.

A Zona Sul tem nesta altura uma tabela classificativa mais alisada que a Zona Norte. Atrás do Algés, Benfica é o mais próximo, mas tal como o FC Porto não entrará no Play-off, pelo que os verdadeiros perseguidores são os que se seguem. CA Queluz, com um início fulgurante mas a fraquejar nas últimas jornadas, e Montijo, com mais vitórias fora do que em casa, estão a 2 vitórias do 1º. Seguem-se Imortal, a terminar o ano em perda, e Atlético, até agora algo irregular. No patamar seguinte, Moscavide igualmente irregular, e Micaelense, com o jogo com Cruz-Quebradense em atraso, e a terminar o ano com 3 vitórias consecutivas. O Olhanense não perdeu contacto e terminou bem o ano com vitória sobre o Atlético, mas não demonstrou até agora poderio para mais do que marcar presença no Play-off, onde o Basket Queluz terá de melhorar muito para conseguir aceder.

O CAR Jamor no último jogo de 2009 foi ganhar a casa do Olhanense, somando até agora 5 vitórias em 8 jogos.

Os primeiros jogos de 2010 suscitam a curiosidade de revelar a atitude com que cada uma das equipas aborda a 2ª parte da época.

Na 4ª feira, 6 de Janeiro jogam CAR Jamor- CA Queluz às 21.15h na FMH

Os 12 jogos da 11ª jornada disputam-se no fim de semana:

Zona Norte

Dia 9

Olivais-Atómicos às 17.00h no Pav. Engº Augusto Correia

Guifões-Gaia às 18.00h no Mun. De Guifões

Salesianos-Sanjoanense às 18.00h no Colégio Orfãos Porto

Beira-Mar-Valença às 21.00h no Pav. do Beira-Mar

Dia 10

FC Porto-União da Madeira às 17.00h no CDC Matosinhos

Infante de Montemor-Vale de Cambra às 18.00h no Mun. De Montemor-o-Velho

Zona Sul

Dia 8

Atlético-Algés às 21.30h na Tapadinha

Dia 9

Micaelense-Moscavide às 16.00h na EBI Canto da Maia

Montijo-Imortal às 16.00h no Mun. Nº1 do Montijo

CA Queluz-Cruz-Quebradense às 17.00h no Pav. Henrique Miranda

Albufeira-Basket Queluz às17.00h na Escola Sec. Albufeira

Dia 10

Benfica-Olhanense às 18.30h no Pav. Império Bonança

 

 

 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária