Os 75 anos do Olivais FC
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LENDAS ACONTECIMENTOS Os 75 anos do Olivais FC

Os 75 anos do Olivais FC

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 

altDecorreu ontem, dia 6 de Fevereiro de 2010 a comemoração solene que marca os 75 anos do Olivais FC, recentemente agraciado com o título de Clube do Ano na III Gala do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra.

Mas, curiosamente, a primeira actividade que o clube praticou foi o Ping Pong, conforme documentam as primeiras actas do clube. A segunda foi o atletismo e a terceira foi o futebol, modalidade tão popular há 75 anos como hoje. Se era popular já era também a mais dispendiosa e as finanças do clube começaram logo a ressentir-se com isso. Assim o clube foi-se virando progressivamente para o basquetebol, tendo começado a criar raízes nesta modalidade, mudança a que não é estranha o facto de ter ganho o título nacional da 2ª divisão logo em 1945/46, escassos 10 anos depois ter iniciado a actividade formal, e de ter ainda fornecido os primeiros atletas para a selecção nacional (o saudoso Dr. Fernando Alves Pereira - “Dr Pita” - e Aníbal “Nini” Costa Ramos).

O Olivais tem uma história tão rica que já em 1948 a direcção pediu a um sócio que escrevesse a história do clube mas, tanto quanto se sabe, tal nunca chegou a acontecer até hoje. Mas, felizmente, graças à diligência do Eng. Carlos Daniel e ao apoio da Câmara Municipal de Coimbra, no dia 6 de Fevereiro será lançado um volume contendo numerosas informações e saborosos detalhes sobre a história do clube. Um clube de bairro que se afirmou pelo trabalho e dedicação de atletas, sócios e dirigentes e que hoje é uma referência no basquetebol nacional tendo brilhantemente conquistado 3 troféus cimeiros e feito uma brilhante carreira europeia na época transacta.
 
Nesse livro ficar-se-á a saber que há alguma controvérsia sobre a data exacta da fundação do Olivais. Na verdade, o manuscrito da acta nº 1, reproduzida em anexo, tem essa como sendo a da criação da colectividade “Olivais Football Clube”. Todavia, já 4 dias antes, em 2 de Fevereiro, o Jornal Ecos dos Olivais anunciava que havia sido constituído um clube com esse nome.  Por outro lado, existe um livro de actas, cujo texto da primeira, com data de 3 de Outubro de 1936, reza que a Liga Desportiva dos Olivais decidiu alterar a sua designação para “Olivais Foot-Ball Clube”. Nesta, curiosamente, surgem a subscrevê-la três das pessoas que assinaram a acta de 6 de Fevereiro. Assim, fica a dúvida: quando nasceu, efectivamente, o OFC? Será o Olivais de hoje o sucessor do clube que foi criado na primeira data de 6 de Fevereiro ou, será antes, o resultado daquela alteração de nome da Liga Desportiva dos Olivais?
 
O que efectivamente aconteceu nunca chegaremos a sabê-lo por falta de documentação mas há um consenso alargado de que a data a considerar como a da fundação da colectividade é a de 6 de Fevereiro de 1935. Tendo em consideração esse momento, celebra-se a 6 de Fevereiro de 2010 o 75º Aniversário do clube cujo programa festivo será anunciado oportunamente.
 
Em baixo pedem consultar as duas primeiras actas:
 
Acta Nº1 de 6 de Fevereiro de1935
 
Fundou-se em Santo António dos Olivais um clube desportivo a que se deu o título de “OLIVAIS FOOTBALL CLUB”.
 
A acta é assinada pelos elementos que foram escolhidos para a Comissão Administrativa que este grupo desportivo vai dirigir: António de Sousa, Zacarias Cruz, José Fernandes Pereira.
 
Os restantes elementos, que também estavam presentes e, sob sua palavra de honra, se prontificaram a colaborar nesta iniciativa: José Pereira, António da Silva, Augusto Vieira de Abreu, Júlio de Castro Pinto, Carlos Vasques d´Assunção David, João Pereira, Adriano Simões da Silva, Felisberto Pereira de Lemos, Manuel Ferreira, João dos Santos.
 
Acta Nº 2 de 7 de Fevereiro de1935
 
Ficou resolvido em inscrever uma equipe no próximo campeonato de Ping-Pong, enviando- se logo a respectiva inscrição à Associação dirigente.
 
O digno Presidente António de Sousa ficou encarregado de se avistar com alguns dos elementos das Direcções dos Clubes a que pertenciam os nossos actuais jogadores.
 
Ficou também encarregue de se avistar com a ASSOCIAÇÃO DE FOOTBALL DE COIMBRA, acerca da nossa legalidade adentro daquele organismo.

 

 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária