Susana Soares é a mais internacional
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC JOGADORES ARTIGOS DIVERSOS Susana Soares é a mais internacional

Susana Soares é a mais internacional

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 2
FracoBom 
Susana Soares é a atleta que mais vezes representou a selecção sénior feminina de basquetebol, contabilizando 173 internacionalizações ao longo da sua carreira. A "Suca" é de longe, a atleta que mais vezes defendeu as cores lusas somando 122 jogos pela selecção sénior e 51 jogos nas camadas jovens.
 
Desde que fez a sua aparição na cena basquetebolística nacional, há já cerca de duas décadas atrás, Susana Soares foi presença constante nas selecções nacionais. Depois de ter integrado o primeiro Centro de Treino em Rio Maior (início da década de 90), Susana Soares construiu uma carreira preenchida de títulos e sucessos praticamente em todos os locais por onde passou nas 17 épocas que disputou ao nível sénior.
 
Como tal, não é surpresa que o seu nome apareça no topo desta lista, consagrando-a como a atleta mais vezes internacional por Portugal até hoje.
 
 
Em segundo lugar neste Top-10 surge Mery Andrade, outra das mais marcantes atletas das últimas décadas do basquetebol nacional. A poderosa extremo que desenvolveu uma carreira internacional de altíssimo nível, actuando em alguns dos campeonatos mais competitivos do mundo, como a WNBA ou o campeonato italiano vestiu até à data, a camisola das quinas por 129 vezes. A fechar o pódio, com 114 internacionalizações no seu currículo aparece Vera Jardim, um dos esteios do jogo interior das selecção nacional na década de 90.
 
Se a estas três atletas juntarmos os nomes de Sandra Duarte (4ª - 110), Fátima Freitas (6ª - 107) e Mónica Duarte (8ª - 101), todas elas já retiradas da competição, constatamos que apesar da grande vantagem de Susana Soares no topo da lista, esta pode sofrer algumas alterações nos próximos tempos.
 
Sofia Ramalho é a 5ª atleta desta lista e ainda terá muitas oportunidades para subir na tabela. Joana Fogaça (7ª) segue a curta distância e também poderá galar algumas posições. Espantoso é o número de internacionalizações já somadas por Nádia Tavares, actualmente no 9º lugar da lista. Aos 21 anos, Nádia Tavares já atingiu a centena de internacionalizações, sendo que 84 destas foram ao serviço das selecções jovens. Não deixa contudo de ser surpreendente e dá que pensar até onde poderá e conseguirá a Nádia chegar...
 
Uma referência ainda para o número de internacionalizações somadas por Mónica Duarte ao nível sénior (98), que a tornam na 2ª atleta mais internacional a este nível, logo atrás de Susana Soares (122).
 
A fechar este Top-10 surge a mais consagrada jogadora portuguesa de todos os tempos, Ticha Penicheiro. Com "apenas" 100 internacionalizações no seu currículo, resultado da presença em competições de alto nível na Europa e nos Estados Unidos (WNBA), o nome de Ticha figura ainda num honroso 10º posto entre as mais internacionais por Portugal.
 
Para amanhã, não perca o Top-10 masculino!
 
 
Arquivo: Pagina das Lendas
 
 
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária