Algés puxa dos galões
 
Faixa publicitária
Localização: HOME CNB1 CNB1: Noticias Algés puxa dos galões

Algés puxa dos galões

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
Concentração, confiança e ambição são das expressões mais utilizadas pelos treinadores, porque manter o raciocínio centrado exclusivamente no jogo e indiferente a factores exteriores, acreditar nas capacidades de si próprio e da equipa, e aumentar em cada vitória a vontade de vencer o jogo seguinte são as atitudes que distinguem os vencedores.
 
O Algés deu, no jogo em que venceu o Benfica (79-63), um claro aviso aos seus perseguidores. Pode haver na Zona Sul equipas com o mesmo ou eventualmente até mais potencial, mas nenhuma se aproximou até agora dos níveis de concentração, confiança e ambição que o Algés demonstra. Quem quiser disputar o lugar de acesso à Proliga terá de adquirir consistentemente esta atitude nos treinos e nos jogos que faltam da fase regular, sob pena de ir ao Play-off limitar-se a cumprir calendário.
 
Benfica e FC Porto disputam a fase regular e os resultados dos seus jogos contam para a classificação, mas não disputam o Play-off por serem equipas “B” de clubes da Liga. Assim, os principais candidatos às posições nº 1 são para já o Algés no Sul e o Vale de Cambra no Norte.
 
Na Zona Norte o Vale de Cambra manteve o 2º lugar atrás do FC Porto, mas vacilou ao perder fora com o Gaia, seu mais próximo perseguidor, somando a sua 2ª derrota no mês de Janeiro. O Gaia mantém o 3º lugar (9v/4d) a uma vitória do Vale de Cambra (10v/3d), e o FC Porto mantém o 1º (12v/1d) tendo vencido os seus 2 jogos do fim-de-semana. No sábado foi ganhar fora aos Salesianos e no domingo esmagou em casa o Valença, que havia, por sua vez vencido no sábado em casa o Olivais. A Sanjoanense, que vinha de um excelente final de 1ª volta, começou mal a 2ª e voltou a perder, agora em casa com o Beira-Mar. Nos jogos em que intervêm os Atómicos e o União da Madeira continua a não haver sinais de mudança. Ambos perderam em casa, respectivamente com o Infante de Montemor e com o Guifões. Na classificação, o 4º continua a ser o Guifões (8v/5d), seguindo-se o Infante de Montemor (7v/6d) e o Beira-Mar (7v/5d), este com um jogo em atraso. Os 3 últimos lugares de acesso ao Play-off são ocupados por Valença, Olivais e Sanjoanense, todos com (6v/7d). Os Salesianos mantêm-se em 10º (4v/9d) e Atómicos e União da Madeira partilham o último lugar.
 
Mais surpresas aconteceram na Zona Sul. O Cruz-Quebradense venceu o enguiço e conseguiu finalmente a 1ª vitória, em casa sobre o Micaelense em jogo em atraso da 10ª jornada, e o Basket Queluz surpreendeu o CA Queluz, que confirmou a quebra de forma evidenciada nas últimas jornadas. O Micaelense antes de ir perder à Cruz-Quebrada já tinha começado mal o fim-de-semana com derrota fora com o Imortal, que assim interrompeu a série de 4 derrotas consecutivas. O Montijo foi vencer fora o Atlético num jogo sempre equilibrado ao longo dos 40 minutos, enquanto o Olhanense venceu em casa o vizinho Albufeira, e o Cruz-Quebradense, no seu 1º jogo do fim-de-semana foi perder fora com o Moscavide. Com estes resultados o Algés voltou a líder isolado (11v/2d) com o Benfica em 2º (10v/3d). O Montijo é agora 3º isolado (9v/4d) ao descolar do AC Queluz, 4º com (8v/5d). O Atlético, que era 5º isolado, partilha agora esta posição com Moscavide e Imortal (7v/6d). Nos últimos lugares de acesso ao Play-off continuam Micaelense e Olhanense (6v/7d). No fim da classificação as posições mantiveram-se mas viram-se sinais de inconformismo. Basket Queluz é 10º (4v/9d), Albufeira 11º (2v/11d) e Cruz-Quebradense 12º (1v/12d). Resta saber se estas equipas mantêm a combatividade e ainda vão a tempo de inverter as posições de descida de divisão e de acesso ao Play-off.
 
No sábado em Algés defrontaram-se os dois primeiros da classificação. O Benfica não perdia desde a 6ª jornada com o CA Queluz, e o Algés tinha mostrado alguma quebra no início de Janeiro ao perder com o Atlético. Ambas as equipas entraram no jogo concentradas, mas ao longo do 1º período o Algés foi ganhando algum ascendente enquanto o Benfica se foi perturbando (19-12). O Benfica entrou bem no 2º período e parecia querer recuperar, mas o Algés voltou a colocar em campo os jogadores em melhor forma e acabou por aumentar a diferença para os 16 pontos com que terminou a 1ª parte (44-28). A superioridade do Algés assentou numa defesa agressiva e atenta, e num ataque com um bom equilíbrio entre jogo interior e exterior, usando alternadamente a colocação da bola nos postes, os lançamentos exteriores e as penetrações. Do lado do Benfica, que tem jovens talentosos em todas as posições mas cuja produção de pontos se tem baseado principalmente no jogo exterior, a convivência com a defesa do Algés não foi pacífica. Os lançadores tiveram mais dificuldades do que o habitual em conseguir situações de lançamento, e a percentagem ressentiu-se. A diferença de maturidade entre as duas equipas fez o resto. O Algés manteve os níveis de concentração durante todo o jogo, enquanto o Benfica foi alternando momentos de bom desempenho, principalmente no início de cada período, com outros em que parecia não acreditar ser capaz de resolver os problemas que o adversário lhe colocava. Na 2ª parte o Algés manteve sempre o jogo controlado, com 59-46 no final do 3º período, acabando com os mesmos 16 pontos de diferença da 1ª parte, 79-63.
 
Os próximos jogos disputam-se em:
 
Zona Norte
 
Dia 30 de Janeiro
Olivais-Salesianos às 15.00h no Pav. Engº Augusto Correia
FC Porto-Beira-Mar às 17.30h no CDC Matosinhos
Guifões-Valença às 18.00h no Municipal de Guifões
Vale de Cambra-Atómicos às 18.00h no Pav. do Vale de Cambra
Gaia-Sanjoanense às 21.00h no Pav. do Gaia
 
Dia 31 de Janeiro
Infante de Montemor-União de Madeira às 17.00h no Mun. De Montemor-o.Velho
 
Zona Sul
 
27 de Janeiro
CAR Jamor-Cruz-Quebradense às 21.15h na FMH
 
Dia 30 de Janeiro
Montijo-Benfica às 16.00h no Mun. Nº1 do Montijo
Albufeira-Atlético às 16.00h na Esc. Sec. De Albufeira
CA Queluz-Imortal às 17.00h no Pav. Henrique Miranda
Micaelense-Olhanense às 18.00h na EBI Canto da Maia
Cruz-Quebradense-Basket Queluz às 18.30h no Pav. Carlos Alberto Carvalho
Moscavide-Algés às 21.00h no Pav. do Moscavide
 
 
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária