Os próximos talentos – Cláudio Fonseca
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC JOGADORES ARTIGOS DIVERSOS Os próximos talentos – Cláudio Fonseca

Os próximos talentos – Cláudio Fonseca

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 3
FracoBom 
Na semana passada o artigo incidiu sobre uma promessa internacional. De modo a fazer justiça ao nosso basquetebol, decidi realizar um pequeno trabalho acerca de um jovem promissor português que inclusive já se encontra no top 10 dos mais internacionais pela Selecção Nacional.

Hoje o destaque vai todo para Cláudio Fonseca, jogador de 20 anos, que actualmente alinha no Santa Pola Lucentum, um clube da Liga EBA E, em Espanha. Foi precisamente no país vizinho - mais precisamente no Pamesa Valencia - que começou a dar nas vistas, como um poste promissor e com uma estatura invulgar e qualidade de jogo acima da média para um jovem jogador português, tendo inclusive merecido há algum tempo, destaque na imprensa norte americana como um forte candidato a um futuro Draft da NBA por ser um dos melhores jogadores europeus do seu ano de nascimento (1989).

Cláudio Fonseca trata-se de um jogador com um enorme potencial por cumprir, do alto dos seus 2,07 metros e actuando nas posições interiores, possui uma excelente capacidade atlética, com capacidade para correr o campo com facilidade. Apresenta uma definição muscular que não limita os movimentos e com margem para ganhar “peso” e consequentemente, força física. Utiliza preferencialmente a mão esquerda, com uma mecânica de lançamento fluida e consistente. Contudo, apresenta algumas deficiências a nível técnico, nomeadamente ao nível do drible, limitando o seu jogo a um/dois dribles. Tem mãos seguras, e nas áreas próximas do cesto trata-se de um jogador eficiente. O seu ponto mais débil reside no facto de procurar constantemente evitar o contacto físico nas áreas próximas do cesto, tanto a nível atacante, onde lhe limita a finalização, como na defesa, que impede o ganho de um maior número de faltas atacantes por “não dar o corpo ao manifesto”. A nível psicológico, apresenta uma grande capacidade de tarbalho, contudo, deve evoluir ao nível da competitividade e da capacidade defensiva. Pois se o ataque depende da técnica, a defesa só depende da vontade.

Cláudio tem todas as ferramentas necessárias para se tornar num excelente jogador, contudo, a sua evolução nas ligas distritais de Espanha – não obstante as suas boas prestações – podem constituir um factor que afecte a sua evolução. Uma das sugestões que fica em aberto é o regresso a Portugal, tal como fizeram jogadores como Fábio Lima, Carlos Andrade, Jaime Silva, Jorge Coelho, Sérgio Ramos, João Santos, Elvis Évora, Mário Fernandes e Filipe da Silva. Sendo que a fórmula de sucesso teria de passar por uma combinação entre a vontade de evoluir do atleta e a vontade em apostar no jogador como uma solução inicial. Os fãs do basquetebol português aguardam com ansiedade a evolução deste prodígio.

 

 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária