Algés ganha com justiça
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LIGA FEMININA Liga Feminina: Noticias Algés ganha com justiça

Algés ganha com justiça

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
Na única partida referente à 14ª jornada da Liga Feminina, disputada ontem, o Algés foi ao Barreiro vencer o GDESSA por 56-59, rectificando deste modo a derrota imposta pelas escolares na 1ª volta (64-72). Todavia, no confronto directo, a vantagem ainda é da equipa de Nuno Manaia (5 pontos positivos).
 
As anfitriãs apresentaram-se quase todas com problemas gastrintestinais (as excepções foram apenas três, as africanas), situação que as afectou durante toda a semana, após o regresso da jornada dupla na Madeira, no anterior fim-de-semana. A mais afectada foi a norte-americana Rachel Roberts que, tendo entrado de início, teve que ser substituída a pouco mais de 3 minutos do final do 1º período, para reentrar no minuto 13, indo novamente para o banco 2 minutos volvidos. Contas feitas foi utilizada apenas 9.09 minutos, o que em relação ao tempo de jogo habitual (na casa dos 30 e tal minutos por jogo) foi uma redução considerável.

Mas o Algés naturalmente que não teve culpa disso e também não se apresentou na máxima força, alinhando sem Susan Foreid (tocada) e Natália André (adoentada), o que aliás já acontecera no domingo passado (contra a Quinta dos Lombos) e a meio desta semana (frente ao CAR Jamor).

A partir dos 4-4 (minuto 3) as comandadas de Carlos Barroca saltaram para o comando e foram controlando as operações, com Sultra Harding e Charese Reed a dominarem as tabelas e o jogo exterior a aparecer com triplos de Sónia Foreid e Catarina Coelho (2), que explicavam a vantagem algesina ao cabo dos primeiros 10 minutos (19-21). A diferença que chegara a ser de 7 pontos (9-16), à entrada do minuto 8, só baixou graças ao acerto da base Larisse Lima (3 triplos no 1º período), com o terceiro a surgir em cima da buzina.

Defendendo zona no início do 2º quarto (14-12), com Luiana Livulo no lugar de Rosinha Rosário, as pupilas de Nuno Manaia viram o adversário ampliar a vantagem, ao consentirem um parcial de 0-6 (19-27). O Algés continuava na mó de cima, mas gradualmente, com Larisse (mais 8 pontos neste período) a assumir a liderança da equipa, as escolares foram melhorando gradualmente na defesa e encostaram o resultado, após um parcial de 9-0 em 2 minutos, depois dos 24-33 e já com a reentrada de Rosinha (por troca com Luiana), sendo mesmo ela a empatar a partida (33-33), com um triplo feliz (às 3 tabelas), a 15 segundos do intervalo.

A embalagem do GDESSA prosseguiu no reatamento, com uma entrada de rompante (6-0), obrigando Carlos Barroca a parar o jogo, com um oportuno desconto de tempo, no minuto 23 (39-33). Feitas as necessárias rectificações, as algesinas com Catarina Coelho a converter o seu 3º triplo (40-42) viraram o resultado e, logo de seguida, em resposta ao empate conseguido por Joana Mafra (42-42), foi a vez de Joana Bernardeco lançar com êxito do perímetro (42-45), depois de 3 tentativas infrutíferas, ponto de partida para nova arrancada do Algés (42-49). A poste escolar Stacy Boisvert reduziu ainda para 44-49, no final do 3º período (11-16).

No derradeiro quarto (12-10), a emoção não abrandou porque houve mais uma vez alternâncias no comando do marcador. Primeiro prosseguiu o sinal mais das forasteiras que chegaram a 44-51 (minuto 32) e 48-53 (um minuto volvido), mas a determinação das pupilas de Nuno Manaia, consubstanciada na garra da irrequieta Joana Mafra (7 pontos neste período), deu corpo a nova viragem no resultado (55-53), no minuto 37, após um parcial de 9-2.
A partir daí pesou a maior experiência do Algés, com um cesto de Catarina Coelho (55-56) e Joana Fogaça (55-58), não tremendo da linha de lance livre, a colocarem de novo a sua equipa na frente, com 1.49 minutos para jogar. Do lado contrário a formação escolar não conseguia, depois de fazer o mais difícil (provocar uma falta), converter os lances livres de que dispôs. E foram 6, dos quais apenas um foi convertido por Joana Mafra (56-58), a 1.30 minutos do termo. Sara Djassi falhou 4 lances livres nos últimos 36 segundos, enquanto por banda do Algés, foi Charese Reed (56-59) que selou a vitória merecida da sua equipa. Com 9 segundos para jogar e posse de bola, após uma falta anti-desportiva sacada por Sara Djassi, Nuno Manaia ainda tentou o seu último cartucho, fazendo reentrar a lançadora Rachel Roberts, mas a defesa atenta das algesinas não permitiu o lançamento em boas condições a Larisse Lima que, em desespero, lançou desequilibrada, bem atrás da linha dos 6,25 metros e em cima do sinal sonoro, portanto de antemão condenado ao insucesso.          

Nas vencedoras, destaque para o duplo-duplo da poste Sultra Harding, MVP do encontro, com 14 pontos, 11 ressaltos sendo 3 ofensivos, uma assistência, 1 roubo, 2 desarmes de lançamento e 6 faltas provocadas. Foi bem acompanhada por Charese Reed, também com um duplo-duplo (11 pontos, 13 ressaltos sendo 6 ofensivos e 1 desarme de lançamento) e Catarina Coelho (16 pontos, 3/8 nos triplos, 2 ressaltos e 3 faltas provocadas).

Por seu turno, nas escolares a mais valiosa foi Larisse Lima (17 pontos, 4/5 nos duplos e 3/10 nos triplos, 7 ressaltos, duas assistências e 2 roubos), com bons contributos de Rosinha Rosário (7 pontos e 1 triplo), Joana Mafra (14 pontos e 1 triplo) e Stacy Boisvert (10 pontos, 7 ressaltos sendo 3 ofensivos e 2 roubos).

Em termos globais, houve bastante equilíbrio. Ligeira superioridade do Algés nas tabelas (29-31 ressaltos) e nos duplos (40%-42%). Ao invés, o GDESSA cometeu menos erros (14-16 turnovers), esteve ligeiramente mais certeiro nos triplos (29%-26%), ainda que com o mesmo número de tiros convertidos (5), mas deitou tudo a perder com a fraca eficácia da linha de lance livre (44%-70%), desperdiçando 9 das 16 tentativas, indicador em que o adversário esteve mais eficaz, ao falhar 6 dos 20 lances a que teve direito.

Ficha do jogo:

GDESSA (56) - Larisse Lima (17), Rachel Roberts (2), Sara Djassi (4), Rosinha Rosário (7) e Stacy Boisvert (10); Joana Mafra (14), Luiana Livulo, Luzia Lampreia (2), Inês Macedo e Telma Fernandes

Algés (59) - Joana Fogaça (6), Sónia Foreid (5), Catarina Coelho (16), Charese Reed (11) e Sultra Harding (14); Joana Bernardeco (7) e Bárbara Pedro

Por períodos: 19-21, 14-12, 11-16, 12-10
 
A ronda completa-se hoje com os seguintes jogos:

Basquete Barcelos-União da Madeira (16h30)
Boa Viagem-Quinta dos Lombos (16h30)
Olivais-AD Vagos (17h30)

Folgou o CAB Madeira, que ainda é líder à condição, com 22 pontos (9 vitórias e 4 derrotas). Seguem-se AD Vagos (21 pontos), Olivais (20) e GDESSA (20). Na 5ª  e 6ª posições, respectivamente Algés (19) e Boa Viagem (18). Basquete Barcelos (17), União da Madeira (13) e Quinta dos Lombos (12) fecham a classificação.
 
Arquivo: Liga Feminina
 
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária