

Controverso como sempre, utilizando processos menos claros no recrutamento de jogadores saídos do High School, Calipari conseguiu reunir um conjunto de ‘caloiros’ com grande potencial: os bases John Wall (#11) e Eric Bledsoe (#24), e o possante extremo DeMarcus Cousins (#15). De primeiro ano há ainda Daniel Orton (#33) e Jon Hood (#4), contudo estes não têm tido tanto destaque como os seus colegas recém chegados a Lexington.
Os processos de Wall e Cousins foram envoltos em polémica, com os jogadores a comprometerem-se com algumas escolas, tendo voltado atrás com os acordos estabelecidos. Mais uma vez, e à imagem do que já tinha acontecido em Memphis, o treinador John Calipari conseguiu recrutar duas das mais apetecidas estrelas do High School, arrastando para este processo a indispensável polémica que parece acompanhar a carreira deste treinador. Aliás, o comportamento do actual treinador de Kentucky tem sido fortemente criticado por diversos agentes do jogo. No passado mês de Dezembro foi a vez do lendário treinador Bobby Knight dizer que não percebe como é que é possível John Calipari poder exercer a função de treinador na NCAA, depois de ter levado duas escolas a serem castigadas pelas irregularidades no recrutamento de jogadores.

Contudo, fosse nos Memphis Tigers ou nos Kentucky Wildcats, os jovens John Wall e DeMarcus Cousins queriam jogar por Calipari no ataque AASAA (Attack-Attack-Skip-Attack-Attack), ou se preferirem ataque DDM (Driblle-Drive Motion), adaptado do ataque utilizado pelo treinador Vance Walberg. Aliás, o base John Wall demonstrava à ESPN o encanto que tinha em jogar para John Calipari: “It’s an exciting offense; I like the way coach Calipari has the point guard doing a lot of work.”
Polémica à parte, contando com uma equipa repleta de juventude e potencial, e com a referência Patrick Patterson em grande nível, a Universidade de Kentucky parece regressar aos tempos de glória que compõem a sua história. Eles que aparecem no segundo lugar da lista dos programas com mais campeonatos da NCAA conquistados, tentam em 2009-2010 recuperar a magia dos Wildcats, devolvendo a esperança aos fanáticos adeptos azuis e brancos. E para já estão no bom caminho, sendo uma das equipas com melhor registo – 22 vitórias e 1 derrota – na presente temporada tendo, até ao momento, perdido apenas um jogo, liderando assim a sua conferência SEC.
Talvez a equipa não esteja preparada para recuperar o ceptro de campeão da NCAA já na presente temporada. Talvez os Kansas Kayhawks sejam a melhor equipa de 2009-2010. Talvez Syracuse e Villanova demonstrem maior maturidade competitiva em comparação com Kentucky. Mas ninguém pode tirar o mérito que John Calipari está a ter logo no seu primeiro ano ao serviço dos Wildcats, enchendo de esperança a Rupp Arena e devolvendo a magia a um estado que respira basquetebol.
O casamento entre a Big Blue Family e o carismático e controverso John Calipari parece ter tudo para dar certo. Mas tal como tudo na vida, só o tempo dirá se Calipari será capaz de devolver os títulos aos sedentos Wildcats.
Comentar