Ponham as crianças a pensar
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR MINIBASKET-EXERCICIOS Ponham as crianças a pensar

Ponham as crianças a pensar

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 5
FracoBom 

altNão se limitem a dar instruções e indicações ponham as crianças a pensar, participar e compreender as decisões. “Gostei da forma como abordou as estafetas” - foi o comentário da Ana Pinto na acção de formação de Óbidos.

Na realidade até com exercícios simples devemos por as crianças a pensar e a encontrarem as soluções. A convite dos Directores Técnicos de Coimbra e Leiria, nomeadamente da Isabel Lemos e do João Ribeiro participei, recentemente em duas acções de formação em Penacova e Óbidos. Normalmente na parte prática, trabalho com minis, mas nestas duas acções a parte prática também foi realizada pelos adultos, pelo que quero publicamente agradecer a disponibilidade e empenho dos participantes.
 
Todos sabemos, que quando temos poucas bolas uma das maneiras de dar um bom ritmo e dinâmica a uma aula ou treino é o recurso às estafetas. Já aqui apresentei um exercício de estafetas, que mais sucesso e entusiasmo, provoca entre os minis: o Jogo do dominó. Hoje vou apresentar mais uma variante de estafeta que com o recurso ao exercício do dominó e à ultima variante apresentada nesse exercício o slalom podemos utilizar para pôr as crianças a reflectirem sobre a noção de espaço e a que distância devem estar uma das outras nas diferentes situações. Em anexo podem ver o “Passa e senta-te”. Se fizermos as três estafetas: O passe e senta-te, o dominó e o slalom (ver artigo do dominó e a ultima variante), podemos aproveitar para explorar as noções de espaço. Assim em vez de darmos a informação da distância que é preferível que eles estejam um dos outros em cada uma dos jogos, podemos questioná-los e deixá-los optarem pela melhor solução. Descoberta a melhor distância a que devem estar um dos outros. Podemos transformar os exercícios num jogo de reacção e organização em que são eles que optam pelas distâncias. Se tivermos por exemplo 12 jogadores dividimos em duas colunas de 6, à voz do treinador: Passe, dominó ou Slalom eles tem de se organizar para executar a estafeta. E Já agora a que distância é que eles devem estar em cada um dos jogos?
 
Pode ver o exercício aqui.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária