Rescaldo de um fim de semana em Dallas
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC JOGADORES ARTIGOS DIVERSOS Rescaldo de um fim de semana em Dallas

Rescaldo de um fim de semana em Dallas

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 

altA cidade de Dallas foi a capital do basquetebol no passado fim de semana. Presentes estiveram não só os melhores jogadores da actualidade, como ainda algumas das mais carismáticas figuras do passado e ainda muitos outros artistas do mundo do espectáculo.
 
O fim de semana começou com o "NBA Legends All-Star brunch". Este foi porventura, o menos mediático momento do fim de semana, mas nem por isso o menos emblemático. Este é o espaço que a NBA utiliza para homenagear e recordar as figuras do passado, as lendas do jogo, no fundo aqueles que ajudaram à sua evolução. A presença de figuras como Bill Russel, Oscar Robertson ou Magic Johnson eram um garante de que a cerimónia seria valiosa e que os prémios a atribuir se revestiam de grande carisma. Alonzo Mourning foi distinguido com o título de "Lenda do Ano" devido ao seu trabalho humanitário no Haiti e em muitos outros lugares. E com a cidade de Dallas como pano de fundo, foi natural ver estrelas de outros tempos dos Mavs como Derek Harper, Rolando Blackman, Mark Aguirre, Sam Perkins e James Donaldson serem homenageados.

Seguiu-se o jogo dos Sophomores vs Rookies, com a vitória a sorrir aos mais novos por 140-128. Liderados pelo base dos Kings, Tyreke Evans (26 pontos, 6 ressaltos e 5 assistências) e pelo poste DeJuan Blair (22 pontos e 23 ressaltos), escolhido apenas na 2ª ronda do draft pelos San Antonio Spurs, os rookies foram mais fortes e superiorizaram-se aos atletas de segundo ano, que não contaram com Derrick Rose, mas que tiveram uma grande contribuição de Russel Westbrook, autor de 40 pontos.

A noite de sábado era aguardada com grande expectativa, sobretudo o último concurso do dia, o dos afundanços. O dia começou com o jogo H-O-R-S-E, por nós conhecido como o jogo do Burro. Os três competidores eram Kevin Durant, o campeão em título, o base dos Celtics, Rajon Rondo e o rookie dos Kings, Omri Casspi. O israelita Casspi foi o primeiro a ser eliminado e a luta ficou reduzida a dois. Após grande indefinição, teve de se recorrer a um shootout, com Rondo e Durant a fazerem lançamentos de 3 pontos pontos da cabeça do garrafão, até que um falhasse e o outro marcasse. Com a emissão da TNT prestes a terminar, lá continuavam Rondo e Durant a concretizar lançamento após lançamento, até que o base dos Celtics finalmente falhou e o título voltou para as mãos do jovem dos Thunder.

Chegou a noite e o público da casa teve logo oportunidade de festejar com a equipa do Texas, composta por Dirk Nowitzki, Kenny Smith e Becky Hammon a jogar em casa, a vencer o "Shooting Stars", batendo as suas adversárias de Los Angeles, Atlanta e Sacramento.

Seguiu-se o "Skills Challenge" com Steve Nash a mostrar a riqueza dos seus fundamentos e a reconquistar o título que em 2005 já havia vencido. Nash não se mostrou impressionado perante uma concorrência bem mais jovem, Deron Williams, Russel Westbrook e Brandon Jennings e arrecadou o trofeu ao completar o percurso em 29.9 segundos.

Depois da prova de skills, era a vez dos atiradores entrarem em acção para o aguardado concurso dos 3 pontos. Paul Pierce (Celtics), Chauncey Billups (Nuggets), Stephen Curry (Warriors), Danilo Galinari (Knicks), Channing Frye (Suns) e Daequan Cook (Heat) eram os candidatos. Mais uma vez a experiência foi um posto com o extremo dos Celtics Paul Pierce a superar os seus competidores directos. Apesar de ser considerado mais um marcador de pontos, do que propriamente um atirador, o que é certo é que Pierce passou à final juntamente com Billups e Curry e depois superiorizou-se a estes ao somar 20 pontos, contra 12 de Billups e 17 do rookie sensação Curry.

Para o final do dia a aguardada final dos afundanços. Diga-se de passagem que o concurso em si, foi o menos espectacular dos últimos anos. A criatividade não abundou e com isso o espectáculo ficou prejudicado. De realçar o triunfo do pequeno grande Nate Robinson, o primeiro atleta de sempre a vencer por 3 vezes o concurso, algo que nem saltadores como Michael Jordan, Dominique Wilkins, Jason Richardson ou Vince Carter alguma vez conseguiram. Na final, o embate entre Nate e o rookie dos Raptors, DeMar DeRozan teve alguns momentos engraçados, nomeadamente um afundanço de Nate de costas, que lhe terá valido a vitória com 51% dos votos, após votação dos adeptos de todo o mundo.

Para domingo estava reservado o jogo All-Star. Perante 108.713 espectadores, que encheram o estádio dos Dallas Cowboys, Dwyane Wade voltou a mostrar que Dallas é para si, quase como uma segunda casa. Depois do título de campeão da NBA e MVP das finais conquistado em 2006 frente aos Mavericks, Wade voltou a ganhar um MVP em Dallas. Desta feita, o base dos Heat foi a estrela que mais brilhou e os seus 28 pontos, 11 assistências e 6 ressaltos, ajudaram a selecção do Este a garantir mais um triunfo, desta feita por apertados 141-139. O jogo valeu sobretudo pelo equilibrio e incerteza até final. Com o jogo a apenas 2 pontos, Carmelo Anthony, outro dos grandes candidatos a arrecadar o prémio de MVP acabou por falhar o potencial lançamento da vitória e os comandados de Stan Van Gundy puderem finalmente festejar.

Para o ano há mais, com a edição de 2011 que terá lugar em Los Angeles, no Staples Center, casa partilhada pelos Lakers e Clippers.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária