Meia surpresa no Barreiro
 
Faixa publicitária
Localização: HOME Diversos Competições: Diversos Meia surpresa no Barreiro

Meia surpresa no Barreiro

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
São já conhecidas as 4 equipas que nos próximos dias 27 e 28 de Março estarão na Final Four da Taça de Portugal Feminina. AD Vagos, Olivais, Boa Viagem e Algés carimbaram ontem o passaporte para Barcelos, local onde se irá decidir o vencedor da 43ª edição da prova, numa organização conjunta da FPB, Câmara Municipal de Barcelos e AB Braga.
 
Dos quatro desfechos, apenas o do Barreiro se pode considerar uma meia surpresa, na medida em que nos dois confrontos da fase regular da Liga Feminina, a formação da Margem Sul havia triunfado. Desta feita as açorianas do Boa Viagem não estiveram pelos ajustes e conquistaram com justiça o direito a ser um dos semifinalistas.

Em Coimbrões, a turma local ainda fez uma gracinha pois resistiu até aos 15-18, com a particularidade de os 15 pontos terem resultado de 5 triplos. Depois as forasteiras aceleraram e com 18-29 ao cabo dos primeiros 10 minutos, nunca mais tiveram problemas.

Em Coimbra as campeãs nacionais entraram melhor e lograram uma vantagem de 15 pontos no 1º quarto (25-10). Modificando a defesa para individual, as madeirenses reagiram no 2º período (9-18), atingindo-se o intervalo com o Olivais na frente (34-28). Feitos os necessários ajustamentos, as pupilas de José Araújo voltaram à toada inicial e no final do 3º quarto já tinham 14 pontos à maior (52-38). No último período (24-12) a vantagem ampliou-se com naturalidade.

Decisivas na vitória do Olivais foram as prestações da MVP do encontro, Jhasmin Player (27 pontos e 9 ressaltos) e Danyel Crutcher (20 pontos e 7 ressaltos), bem acompanhadas por Michelle Brandão (7 pontos, 3 ressaltos e 5 assistências), Sofia Carolina (9 pontos e 9 ressaltos) e Ana Fonseca (9 pontos). Por banda das madeirenses as mais valiosas foram Carla Freitas (17 pontos e 2 triplos) e Candice Champion (15 pontos e 9 ressaltos). Em termos globais as vencedoras superiorizaram-se nas tabelas (37-25 ressaltos), cometeram menos erros (16-23 turnovers) e defenderam melhor (12-4 roubos).

No Barreiro salvo nos instantes iniciais, o Boa Viagem pegou no jogo, conseguindo uma vantagem no 1º período (11-18), que manteve até ao intervalo (23-30), pese a reacção anfitriã no 2º quarto (12-12), equilibrando a marcação. No reatamento a equipa de Nuno Manaia conseguiu reduzir o prejuízo para 3 pontos (38-41), mas um triplo de Shannon Howell a terminar o parcial voltou a dilatar a vantagem açoriana para 6 pontos (38-44), no final do 3º período. No derradeiro quarto (8-15) o Boa Viagem (mesmo desfalcado de Ana Sousa e Mónica Seidi) consolidou o triunfo, que teve na dupla norte-americana as principais responsáveis.

Com efeito Chevon Keith (16 pontos, 18 ressaltos sendo 10 ofensivos e 3 desarmes de lançamento) e Shannon Howell (24 pontos, 4/10 nos triplos, 7 ressaltos, 4 roubos e 8 faltas provocadas, com 6/6 da linha de lance livre) não deram chances às adversárias. No colectivo de Nuno Manaia, a melhor foi a poste Stacy Boisvert (15 pontos e 11 ressaltos), enquanto a sua compatriota Rachel Roberts, alvo de marcação apertada, não rendeu o habitual. Para além da supremacia na luta de ressaltos, o Boa Viagem foi mais eficaz nos duplos (32%-43%) e ainda cometeu praticamente metade dos erros (15-8 turnovers) das opositoras.

Em Carcavelos, o Algés depois de uns 10 minutos iniciais equilibrados (18-18), deu uma sapatada no jogo com um parcial de 10-17 no 2º quarto, indo para o descanso na frente por 7 pontos (28-35). A superioridade algesina acentuou-se no 3º período, pois as comandadas de Carlos Barroca ampliaram a vantagem para 13, mas as anfitriãs reagiram, obrigando o Algés a cometer vários turnovers. Entrando no derradeiro quarto com 6 pontos de diferença a seu favor (39-45), o técnico algesino teve que estar atento para não ser surpreendido, pois as comandadas de José Leite não baixaram os braços, lutando até final.

Nas vencedoras destaque para a MVP da partida, Charese Reed (21 pontos, 3/5 nos triplos, 6/12 nos duplos, 7 ressaltos, 3 roubos e uma asistência), bem secundada por Joana Fogaça (7 pontos, 8 ressaltos defensivos, 6 assistências, 1 roubo e 4 faltas provocadas) e Sultra Harding (14 pontos e 3 ressaltos ofensivos). Na equipa anfitriã a mais valiosa foi Brittanie Taylor-James (19 pontos, 1 triplo e 9 ressaltos defensivos), bem acompanhada por Paula Muxiri (13 pontos, 1 triplo, 5 ressaltos sendo 2 ofensivos e 2 roubos). Supremacia da Quinta dos Lombos nas tabelas (38-32 ressaltos) e nos restantes indicadores houve muito equilíbrio, nomeadamente nos turnovers (22-21), nos roubos (9-10) e nos duplos (40%-38%), excepto no tiro exterior (14%-36%) em que o Algés esteve mais certeiro, para além de ter sido mais colectivo (5-12 assistências).

Resultados dos quartos-de-final
---
Coimbrões 46-103 AD Vagos
Olivais 76-50 CAB Madeira
GDESSA 46-59 Boa Viagem
Quinta dos Lombos 51-56 Algés

Apurados
--- 
AD Vagos, Olivais, Boa Viagem e Algés
 
 
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária