Campo com objectivo - MVP
 
Faixa publicitária
Localização: HOME CAMPOS ENTREVISTAS Campo com objectivo - MVP

Campo com objectivo - MVP

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 2
FracoBom 

altO Campo MVP 2010, que terá lugar durante o próximo mês de Agosto, em Estombar, foi pensado e idealizado por Nuno Tavares.

O site Planeta Basket foi falar com ele para esclarecer todas as dúvidas que vocês, caros leitores, possam ter em relação ao mesmo. Mas caso queira saber todos os pormenores, visite o sítio oficial dos Campos MVP: www.camposmvp.com
 
Porquê esta aposta no mundo dos campos de férias?

Gostava de fazer uma correcção, a minha aposta foi num projecto de especialização de basquetebol e nao em férias, passo a explicar. Os Campos MVP são um sonho de mais de 15 anos, que nasceu no avião de regresso quando participei no meu primeiro campo de basquetebol na universidade de Pace, em Nova Yorque. Enquanto atleta e mais tarde treinador, todas as experiências que tive relacionadas com este tipo de eventos resultaram no planeamento de um campo de especializacao de basquetebol em Portugal baseado na premissa de que “Hard work pay-off”. Existem vários factores que considero importantes, desde o número de horas de treino ao número de dias, da alimentação às horas de descanso, tudo deve ser calculado de modo alcancar o rendimento máximo de cada um dos nossos atletas.
 

Quantos Campos MVP foram realizados até hoje? 

Realizamos 3, dois em 2008 (Portimao e Esposende) e o último em 2009 (Estombar).

Quem pode participar no Campos MVP 2010?

Todos os atletas que estejam entre o escalão de sub-14 primeiro ano até ao ultimo ano de sub-18 (no caso feminino sub-19) de ambos os sexos.

Porquê Campos MVP? Quais são as mais-valias que este campo proporciona aos seus participantes?

Os Campos MVP proporcionam uma experiencia única a cada atleta, onde o ambiente de treino difere, a vários níveis, do ano desportivo. Quem participa não vem para passar férias, vem para trabalhar, 6 horas de treino diário, 2 jogos, treino intensivo de lançamento, fundamentos ensinados até à “perfeição”, uma alimentação muito equilibrada. De ano para ano tentamos melhorar toda a organizacao e condicoes que oferecemos com vista a que conceitos como evolução, trabalho, união, responsabilidade e equipa sejam alicerces da construção, daquilo que consideramos ser o caminho correcto de um jogador de basquetebol.

Qual é o grau de exigência ao qual os participantes no campo terão de corresponder?

Eu diria que o grau de exigência é elevado pois quando se está 6 horas diárias durante 14 dias a treinar todos os aspectos do jogo, o atleta sente que quando sai dos campos, sai mais completo, mais habilitado e acima de tudo mais jogador, e isso só é possível porque ele se apercebe a partir do segundo dia de treino que todo o staff está ali para apenas com um objectivo: dar o seu máximo para que cada jogador atinja o seu potencial.

A alimentação está  bem adequada às necessidades dos jovens presentes?

Sim, ano após ano temos comprovado que este é um factor bastante importante, ao qual temos vindo a dar resposta. Os pais têm feito grandes elogios precisamente porque tendo em conta a variedade de idades, o número de horas de treino, o calor que se faz sentir no pico do verão e os diferentes hábitos de alimentacao de todos os participantes, temos dado as condicoes ou porque normalmente, não tomam pequeno-almoço, ou não comem os vegetais ou fruta suficiente, durante este 14 dias eles passam a valorizar a importância da alimentação fazendo com que todas as refeições sejam cumpridas a rigor (pequeno almoço, componente energético a meio da manha, almoço, componente energético a meio da tarde, jantar e ceia).

A nível de descanso, que condições irão os jovens jogadores encontrar? 

Nos outros anos temos trabalhado em parceria com as pousadas da juventude, este ano decidimos que seria vantajoso para todos, especialmente para os atletas, criarmos uma base nossa. Neste sentido, iremos passar o alojamento para a escola onde os treinos se realizam, e apenas o fizemos porque sabemos que iremos ter melhores condições do que tínhamos na pousada. Cada sala de aula irá ser preparada para receber dois a três beliches, mais espaço em cada quarto, uma sala de convívio com 2 plasmas, playstation 3, mesa de ping pong, matraquilhos, vários sofás e puffs entre outros, de modo a que o tempo de descanso, seja feito com a maior comodidade, divertimento e descontração.

Como é assegurada a segurança de todos os participantes, já que se trata de uma zona turística em época alta? 

Sem dúvida que o Algarve em Agosto é o uma região que triplica a sua população, e a razão da mudança de local de alojamento também se deve a esse factor. Na Escola E.B. 2.3 Professor João Cónim em Estombar, a 5 kms de Portimão, estamos num ambiente muito mais controlado, derivado também à ajuda de funcionários da escola, onde o silêncio, a tranquilidade e o perímetro de segurança aumenta.

Existe algum seguro em caso de lesões e/ou doenças? 

Sim, existe. Cada atleta tem um seguro desportivo para os 14 dias de actividades. Caso seja necessário algum acompanhamento mais especializado este seguro é accionado. Gostaríamos também de referir que o campo tem a presença de um fisioterapeuta 24 horas, presente em todos os minutos de todos os treinos, ou seja, qualquer lesão que ocorra, o atleta é logo tratado no local.

O que vai haver de novo no Campos MVP deste ano?

Este ano iremos introduzir algumas novidades de modo que possamos capacitar o campo de mais qualidade. Iremos aumentar o número de treinadores para 6, o que faz com que o trabalho por estações se torne mais “personalizado”, a par disto, entendemos que a competição é um factor chave de desenvolvimento para a evolução do jogador, logo, iremos introduzir um campeonato interno com varias equipas constituídas por jogadores dos campos a realizar durante as duas semanas.

Alem dos nossos habituais concursos (afundanços, “lay-ups” e 3 pontos) vamos introduzir o “skill challenge” e o “3ball”, a componente de preparação física também ira fazer parte este ano, tal como o nosso relatório final que irá sofre alterações apresentando mais 65 componentes técnicas distribuídas por 9 grandes grupos (lançamento, passada, passe, ressalto, no jogo, drible, atleticismo, defesa e atributos psicológicos). Iremos apresentar um método inovador de análise e correcção do lançamento, de maneira a que possamos tirar resultado das nossas estações de lançamento, que proporciona a cada atleta 600 lançamentos de meia distancia e 400 lances livres.

Esta são algumas das novidades que iremos trazer, entre outras que vamos revelando até ao inicio do campo, transportando de 2009 os torneios de 1x1,2x2,3x3 , a eleição do 5 ideal, 5 defensivo, prémio Campo MVP, melhor defensor e melhor jogador e claro, o jogo de fim de campo.

Pensa repetir o evento no próximo ano? 

Sem dúvida, temos vindo a trabalhar para a que seja possivel cada vez mais cimentar o projecto e se possível até aumentar o número de campos por ano.

Qual é a sua mensagem para os potenciais interessados neste grande experiência?

A minha mensagem é baseada na experiencia que os atletas que já passaram pelos campos podem descrever. Se vieres aos Campos MVP vai sentir-se desde logo parte de uma família única, onde devido ao elevado número de horas de treino diárias, durante os 14 dias irás sentir que a unidade, equipa e amizade são os factores chave para evoluir. Ser um atleta MVP é saber que a evolução técnica só acontece com muito trabalho e suor. Sem dúvida que irás aumentar o teu arsenal basquetebolistico e entrar em vantagem na próxima época desportiva.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária