A equipa da APD Braga - Braga Parque venceu no Domingo, no Complexo Desportivo de Almada, por 50 – 39, a equipa do Clube Basket Quarteira Tubarões, em jogo a contar para os quartos de final do Campeonato Nacional de basquetebol em cadeira de rodas.
Chegada a fase de todas as decisões na competição, a equipa da APD Braga – Braga Parque apresentou-se em Almada, com vários jogadores a recuperarem ainda de lesões, o que deixou a equipa técnica minhota algo apreensiva e conservadora na sua utilização durante o jogo.
Assente em novos moldes, os quatro jogos relativos aos quartos de final da competição foram realizados em campo neutro durante o dia de Domingo. O jogo que todos aguardavam opôs a equipa revelação do Campeonato Nacional CBQ Tubarões PriceCheck face à invicta APD Braga – Braga Parque.
As previsões lançadas para este encontro não defraudaram as expectativas das centenas de pessoas que se deslocaram ao complexo desportivo de Almada para assistir a este jogo, onde o resultado foi disputado ate a escassos minutos do apito final.
As lesões dos jogadores obrigaram a equipa técnica da APD Braga – Braga Parque a entrar de uma forma conservadora no jogo, aproveitada pela equipa do CBQ Tubarões, que com um início muito agressivo e consistente cativou o público presente. O primeiro período terminou com a equipa Algarvia na frente do marcador com o parcial de 15 – 17.
No segundo período, a equipa técnica da APD Braga – Braga Parque face ao resultado optou por aplicar mais intensidade no seu jogo, que resultou em pleno até ao minuto 15, onde o influente atleta Márcio Dias saiu por lesão. Perante mais esta adversidade a equipa minhota, viu-se obrigada a mudar o sistema de jogo em função dos elementos disponíveis no banco, sem nunca baixar os níveis de pressão, com o objectivo de desgastar fisicamente a equipa adversária. Final do 2º período com a APD Braga a liderar por 29 – 25.
Com o resultado em aberto, ninguém desmobilizou do Pavilhão para assistir aos últimos dois períodos. Nem mesmo o atleta Márcio Dias que junto do corpo clínico da equipa tentava minimizar as dores, causadas pelo traumatismo torácico provocado pela queda.
O terceiro período foi extremamente equilibrado, como demonstra o resultado 37 – 35. O factor físico começou a pesar para a equipa dos Tubarões que com um banco limitado a nível de substituições deixou a equipa bracarense em vantagem para encarar na máxima força os últimos 10 minutos.
A equipa bracarense, visivelmente mais fresca, entrou na máxima força com o atleta Márcio Dias a mostrar a garra que lhe é característica, apesar das limitações provocadas pela dor. O recurso às faltas por parte dos atletas do CBQ Tubarões para pararem os atletas bracarenses sentenciou o encontro. Ganhou a equipa mais experiente e que teve ao longo do jogo uma melhor gestão do plantel. O placard final fixou-se nos 50 – 39 a favor da APD Braga – Braga Parque, que com esta vitória passa para as meias-finais da competição, onde encontrará a equipa campeã nacional APD Leiria.
Ficha Técnica
Local: Complexo Desportivo de Almada
Data: 16 de Março 2010, 15 horas
Parciais: 1º Período: 15 – 17; 2º Período: 14 – 08; 3º Período: 08 – 10; 4º Período: 13 – 04
Resultados dos Quartos de Final
APD Sintra 54 – 26 RovTeam
APD Leiria 67 – 32 GDD Alcoitão
APD Braga - Braga Parque 50 – 39 CBQ Tubarões PriceCheck
APD Paredes 28 – 59 APD Lisboa