Olivais vence 43ª edição em Barcelos
 
Localização: HOME

Olivais vence 43ª edição em Barcelos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 

altUm pavilhão cheio, a claque do Olivais a puxar pelas suas cores, uma organização impecável e duas boas equipas a lutarem pela posse do troféu, foram os ingredientes necessários para que a final da Taça de Portugal Feminina tenha constituído uma boa propaganda para a modalidade.

Correndo o risco de nos repetirmos, não queremos deixar de realçar a excelente imagem dada pela organização, a cargo da AB Braga, Basquete Clube de Barcelos e da autarquia local, que se esmeraram para que tudo corresse pelo melhor. Bem hajam! A vitória (67-58) assentou bem às campeãs nacionais e anteriores detentoras do troféu, numa demonstração clara do seu colectivismo.

O Olivais entrou decidido a ganhar vantagem logo de início, tirando partido de uma defesa agressiva , com transições rápidas e baseado na eficácia do seu jogo exterior.  Foi deste modo que chegou com facilidade a 7-2 e 9-4, mas a meio do 1º período já o Boa Viagem equilibrava (11-9) à custa das iniciativas da dupla Shannon Howell e Chevon Keith.  No minuto 7 as açorianas reduziam para 15-14, com o 2º triplo de Howell mas num ápice as campeãs nacionais responderam com um parcial de 7-0 (mais um triplo de Ana Fonseca), disparando para 8 pontos (22-14). O primeiro desconto de tempo pedido por Marcos Couto no minuto 9 acalmou as suas pupilas, que fixaram em 22-16 o resultado no final do 1º quarto.

O 2º período (15-12) ficou marcado pela excelente leitura de jogo revelada pela jovem base Michelle Brandão (ainda Sub-19) que liderou a equipa do Olivais, distribuindo passes decisivos e assumindo na hora de lançar ao cesto. De tal modo que ao intervalo (37-28) era a jogadora mais valiosa de todas as intervenientes, logo seguida da sua companheira de equipa Ana Fonseca e da norte-americana Chevon Keith, por banda das açorianas.

O Boa Viagem regressou do balneário disposto a não atirar a toalha ao chão e com Mónica Seidi  a ter um bom desempenho ofensivo, na sequência do que havia feito no 2º período, aliado à marcação implacável de Chevon Keith sobre Jhasmin Player, possibilitou às açorianas manter o jogo em aberto (49-43), no final do 3º quarto.        

A boa disposição das comandadas de Marcos Couto prosseguiu no derradeiro quarto que com o 2º triplo de Mónica Seidi encostou o resultado (51-50), no minuto 34. De imediato o treinador do Olivais parou o jogo e acalmou as suas jogadoras. A perder por 57-52 foi a vez de Marcos Couto pedir um desconto (minuto 38) mas o Olivais fazia a gestão do esforço da véspera e não permitiu que as insulares baixassem a fasquia além dos 6 pontos (61-55), com nova bomba de Mónica Seidi, a 1 minuto e 4 segundos do termo.

Destaque nas vencedoras para o excelente jogo de Ana Fonseca (18 pontos, 4/5 nos duplos e 2/6 nos triplos, 3 ressaltos, 4 assistências, 4 roubos, 1 desarme de lançamento e 2 faltas provocadas, com 4/4 nos lances livres) e Michelle Brandão (14 pontos, 6/8 nos duplos, 6 ressaltos, 7 assistências, 4 roubos e 4 faltas provocadas), compensando a tarde menos conseguida de Jhasmin Player (15 pontos, 12 ressaltos sendo 4 ofensivos, duas assistências, 5 roubos e 5 faltas provocadas), em termos ofensivos.

No Boa Viagem, que foi um digno vencido, brilhou Chevon Keith, MVP da partida, com 8 pontos, 21 ressaltos sendo 5 ofensivos, 6 assistências, 3 roubos, 1 desarme de lançamento e 3 faltas provocadas), muito bem acompanhada por Mónica Seidi (23 pontos, 7/9 nos duplos, 3/6 nos triplos, 4 ressaltos e uma assistência), que foi a arma secreta de Marcos Couto.

No final registámos as opiniões dos dois treinadores. Para José Araújo (Olivais), “Pagámos hoje a factura do jogo com o Vagos. No início do 2º período, por demérito nosso e também mérito do adversário, baixámos o nosso ritmo de jogo. Não estávamos a contar com o brilhante jogo de Mónica Seidi, mas realmente hoje a Michelle e a Ana foram decisivas, com pensando a tarde menos boa das norte-americanas”.

Marcos Couto (Boa Viagem) salientou que “ conseguimos parar as duas norte-americanas, mas o jogo acabou por ser marcado pelas boas decisões tomadas pelas duas portuguesas já referidas”.

Ficha de jogo

Olivais (67) – Michelle Brandão (14), Ana Fonseca (18), Jhasmin Player (15), Danyel Crutcher (7) e Sofia Carolina (8); Maria João Andrade (4), Carsidália Silva (1) e Ana Rodrigues

Boa Viagem (58) – Shannon Howell (15), Bárbara Silva (2), Dora Duarte, Chevon Keith (8) e Marinela  Pinheiro (8); Mónica Seidi (23) e Ana Sousa (2)

Por períodos: 22-16, 15-12, 12-15, 18-15

Árbitros: Luís Lopes e Liliana Oliveira

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária