APD Braga na final
 
Faixa publicitária
Localização: HOME CADEIRA DE RODAS Cadeira de Rodas: Noticias APD Braga na final

APD Braga na final

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 

altA equipa da APD Braga – Braga Parque venceu no passado domingo, no Pavilhão da Universidade do Minho, a equipa campeã nacional da APD Leiria, por 55 - 48 no terceiro e decisivo encontro a contar para a meia-final do campeonato nacional de basquetebol em cadeira de rodas.

Pela primeira vez, em 14 anos de existência, a equipa da APD Braga – Braga Parque, conseguiu carimbar o passaporte para a final do Campeonato Nacional. Este marco histórico no desporto adaptado nortenho é fruto de um projecto assente em pilares sólidos, correspondido dentro de campo pela entrega e dedicação dos atletas, que apesar de algumas ausências e lesões, conseguiram levar a melhor sobre APD Leiria (equipa campeã nacional em titulo).

Após a vitória alcançada no dia anterior por 54 – 45, a equipa bracarense levou a decisão da passagem à final disputada na manhã de Domingo. O encontro iniciou-se com muito equilíbrio, onde a equipa de Leiria de tudo fez para impedir que os minhotos “fugissem” no marcador, o que conduziu a jogarem mais cautelosamente conseguindo com sucesso, anular alguns lances de ataque da equipa da casa. Ao deparar-se com a situação, Ricardo Vieira – técnico da turma bracarense – acertou a posição de alguns jogadores, que prontamente surtiram frutos no ataque por Márcio Dias e defensivamente pelo jovem atleta, Filipe Carneiro. O primeiro período terminou com um ponto de vantagem (11 – 10) a favor da APD Braga – Braga Parque.

No segundo período a equipa bracarense, face à sua maior frescura física, entrou muito forte com o objectivo claro de desgastar fisicamente o já cansado adversário, que, pouco a pouco, foi permitindo à equipa da casa aumentar a vantagem pontual. O período terminou com o parcial de 16 – 12, colocando o resultado ao intervalo em 27 – 22.

A vantagem alcançada ao intervalo elevou a auto-confiança dos atletas minhotos, que realizaram um 3º período no limiar das capacidades físicas, conseguindo com este esforço dilatar a vantagem para 9 pontos de diferença, em mais um parcial a favor dos minhotos (12 – 08).

O último período ficou marcado pelas muitas exclusões por 5 faltas, em ambas as partes. Os últimos minutos foram de enorme sufoco para os bracarenses, onde Ricardo Vieira pode contar com o vasto banco para colmatar as saídas de três dos jogadores mais importantes da sua formação (# 4 - Márcio Dias; # 9 Eduardo Gomes e # 10 Rafael Azevedo), que demonstraram sangue frio em segurar o resultado até ao final do encontro, perdendo o último período apenas por 16 – 18. O resultado final fixou-se em 55 – 48, permitido aos minhotos fazer história ao marcar presença pela primeira vez na final do campeonato nacional.

Nota de destaque para o muito público presente nos dois jogos, disputados no Pavilhão da Universidade do Minho, onde nem a Fanfarra de São Pedro de Este quis faltar a este momento histórico dos minhotos. Um apoio que enalteceu o espectáculo e que foi crucial na passagem da equipa da APD Braga – Braga Parque à final. “Com este apoio e ambiente será complicado a alguma equipa vencer em Braga”, comentavam os atletas da APD Leiria no final do encontro.

Dado o apito final, a emoção tomou conta dos jogadores, técnicos e público presente que partilharam abraços, sorrisos e lágrimas de alegria pelo feito acabado de alcançar. Pela primeira vez na história da modalidade, o Norte estará representado na fase final do Campeonato através da equipa da APD Braga – Braga Parque.

A final será disputada frente à experiente APD Sintra, que ultrapassou com facilidade a equipa da APD Lisboa. O título de Campeão Nacional será entregue há equipa que vencer 3 jogos à melhor de 5. O primeiro confronto entre as duas equipas será no dia 10 de Abril, pelas 15 horas, no Pavilhão Desportivo de Serra de Minas (Sintra).

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária