Os duelos da 1ª ronda do Play-Off - Parte 2
 
Localização: HOME

Os duelos da 1ª ronda do Play-Off - Parte 2

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 

altInicia-se no próximo fim-de-semana o Play-Off do CNB1. Na primeira ronda a decisão é tomada por diferença de pontos em dois jogos, sendo o 2º jogo em casa da equipa melhor classificada na fase regular. Resulta daqui que qualquer dos jogos pode terminar com empate, e só no 2º jogo pode haver prolongamento, se as equipas estiverem empatadas na diferença de pontos.

Na teoria, os embates entre 1º e o 8º são os mais desequilibrados seguidos dos jogos entre 2º e 7º, e assim sucessivamente. No entanto num campeonato em que a disponibilidade dos jogadores para a competição é a tempo parcial, o rendimento das equipas é por vezes muito irregular, e a forma que apresentarem nesta altura pode proporcionar surpresas e desmentir a teoria.

Na Zona Norte, Vale de Cambra 1º com 16v/6d é favorito no confronto com o Olivais, 8º com 8v/14d. No entanto ambos terminaram a fase regular em baixa, com o Vale de Cambra a registar 3 das suas 6 derrotas nas 4 últimas jornadas e o Olivais a sofrer 6 derrotas nos últimos 7 jogos. Nos encontros entre ambos, 1 vitória para cada lado em casa, mas apenas por 3 pontos para o Olivais e por 46 para o Vale de Cambra.

O Guifões, 2º com 14v/8d defronta Sanjoanense, 7º com 10v/12d. O Guifões acabou a fase regular melhor do que começou, pois perdeu 5 dos seus primeiros 10 encontros, e dos últimos 12 só perdeu 3. A Sanjoanense teve uma 2ª volta ligeiramente pior em resultados que a 1ª, mas sobre o favoritismo natural do Guifões paira uma nuvem: é que quem venceu os dois encontros entre ambos foi a Sanjoanense. Os dois jogos do Play-Off irão esclarecer se foi uma coincidência ocasional ou não.

O Gaia só perdeu o 2º lugar na última jornada, acabando em 3º com 14v/8d e vai agora defrontar o Beira-Mar, 6º com 11v/11d. Ambos estiveram melhor na 1ª metade da época, mais claramente o Beira-Mar que venceu 7 vezes nos primeiros 11 jogos, e apenas 4 nos últimos 11. De acordo com a classificação o Gaia tem de considerar-se favorito, mas nos jogos entre ambos houve 1 vitória de cada lado em casa e por diferenças semelhantes: 10 para o Gaia e 7 para o Beira-Mar.

Teoricamente mais equilibrado será o confronto entre o 4º e o 5º, respectivamente Infante de Montemor com 14v/8d e Valença com 13v/9d. Desempenhos muito semelhantes na fase regular, com ambos a registarem melhores resultados na 2ª volta do que na 1ª, com a vantagem do Infante a ser determinada pelas 2 vitórias obtidas nos jogos entre os dois, por 10 e 9 pontos de diferença. Este factor faz pender o peso da responsabilidade pelo favoritismo para lado do Infante de Montemor.

Na Zona Sul Algés, 1º com 18v/4d defronta Olhanense, 8º com 9v/13d no encontro de favorito mais claro de todos os da 1ª ronda. O Algés foi a equipa de desempenho mais regular e com o melhor registo dos que participam na 2ª fase. Acresce que o Algés bateu por 2 vezes o Olhanense por diferenças claras, 19 e 22 pontos. Mesmo sabendo-se que em Play-Off tudo é possível, seria grande a surpresa se o Olhanense passasse à 2ª ronda.

Entre Montijo, 2º com 15v/7d e Micaelense, 7º com 10v/12d, a lógica manda dar o favoritismo ao Montijo, regular ao longo da época, embora com a particularidade de ter perdido 4 vezes em casa e apenas 3 vezes fora. No entanto, com o sistema de disputa deste Play-Off as diferenças de pontos têm mais importância, e neste aspecto o Micaelense apresenta uma especial apetência para vencer por muitos em casa, com uma diferença entre pontos marcados e sofridos de 136, contra apenas 22 da parte do Montijo. Já na diferença de pontos nos jogos fora, a vantagem é do Montijo, com um saldo positivo de 65, enquanto o Micaelense tem um saldo negativo de 74. A favor do favoritismo do Montijo estão as 2 vitórias nos jogos entre ambos, embora o encontro em S. Miguel tenha acontecido em Novembro, e desde essa data o Micaelense só voltou a perder 1 encontro em casa, com o Benfica.

CA Queluz, 3º com 14v/8d defronta o Atlético, 6º com 11v/11d. O CA Queluz teve três períodos distintos ao longo da primeira fase, iniciando em boa forma com 6 vitórias seguidas. Passou depois um período de crise com 6 derrotas em 8 jogos e acabou de novo em alta com 6 vitórias nos últimos 8 encontros. O Atlético teve o seu pior período na 1ª metade da 2ª volta, mas pareceu melhorar de forma nas últimas jornadas. Tendo em conta a melhor classificação na fase regular e as 2 vitórias nos jogos entre ambos, o CA Queluz tem de considerar-se favorito, mas há que ter em conta que o Atlético será capaz do melhor e do pior, dependendo da forma em que se apresentar no Play-Off.

Finalmente o encontro entre Imortal, 4º com 12v/10d e Moscavide, 5º com 11v/11d bem pode classificar-se como o embate entre os campeões da irregularidade. O Imortal, apesar de registar mais vitórias que derrotas, terminou a fase regular com uma diferença de pontos negativa de 82 pontos, resultado de algumas derrotas por diferenças surpreendentemente elevadas. Por sua vez o Moscavide foi alternando bons com maus desempenhos ao longo de toda a época. Nos jogos entre ambos registou-se uma vitória para cada lado por pequenas diferenças: 3 pontos na vitória do Imortal e 5 na vitória do Moscavide. Entre equipas de altos e baixos, quem se apresentar no pico de forma mais elevado passará à 2ª ronda. 

Os primeiros jogos da 1ª eliminatória disputam-se em:

Zona Norte

Dia 17

Sanjoanense-Guifões às 17.00h no Pav. Mun. Paulo Pinto

Olivais-Vale de Cambra às 18.30n no Pav. Engº Augusto Correia

Valença-Infante de Montemor às 21.00h no Mun. de Valença

Dia 18

Beira-Mar-Gaia às 18.00h no Pav. do Beira-Mar

 

Zona Sul

Dia 17

Moscavide-Imortal às 18.00h no Pav. do Moscavide

Dia 18

Micaelense-Montijo às 16.00h na EBI Canto da Maia

Olhanense- Algés às 17.00h no Gin. Do Olhanense

Atlético-CA Queluz às 18.00h na Tapadinha

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária