Proliga entra na fase final
 
Faixa publicitária
Localização: HOME PROLIGA PROLIGA: Noticias Proliga entra na fase final

Proliga entra na fase final

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
Tudo a postos para o início do playoff do campeonato da Proliga, já este sábado, dia 17 de Abril, onde oito equipas partem com um denominador comum: estar presente na próxima época no escalão máximo da modalidade.

De entre o grupo de concorrentes, três delas - Penafiel, Lusitânia e Barcelos - afiguram-se como tendo mais condições e argumentos para discutir a subida. Mas como é normal neste tipo de competição, a fórmula de disputa proporciona quase sempre o surgimento de um outsider.

Penafiel - Angra Basket

Há muito que o Penafiel deixou de ser a equipa sensação da Proliga para se tornar num dos mais fortes candidatos à subida. A intensidade de jogo que coloca dentro de campo, bem como a rotação de jogadores, torna o conjunto de Valentyn Melnychuk um dos adversários mais complicados de defrontar. Medir forças com o vencedor da fase regular é, em teoria, a tarefa mais complicada que se pode ter pela frente. No caso do AngraBasket, tudo se complica porque a formação insular já dispensou os atletas norte-americanos e, como tal, terá menos argumentos para contrariar o favoritismo dos penafidelenses.

Lusitânia - Galitos

Alheio a todos os problemas que envolvem o clube, o Lusitânia terminou a 1ª fase da prova num brilhante 2º lugar. Com um plantel reduzido - de salientar o regresso de Augusto Sobrinho à competição -, será curioso perceber de que forma a formação insular, composta por um conjunto com enorme experiência de Liga, reagirá ao facto de ter disputar uma eliminatória à melhor de 5 jogos. Embora a maioria dos atletas estejam habituados a jogar quase os 40 minutos, o trabalho semanal da equipa nunca foi o ideal pelo reduzido número de atletas que teve para trabalhar. O 7º lutar do Galitos reflecte, por seu turno, uma temporada menos conseguida da formação da margem sul do Tejo. No entanto, e apesar de ter perdido os dois encontros a contar para a fase regular, o equilíbrio verificado em ambas as partidas deixa antever uma eliminatória equilibrada e emocionante. Com uma dupla de estrangeiros que dá garantias, bastará ao grupo de portugueses - Rui Quintino, Tiago Brito, Tiago Freixo e outros – apresentar-se ao seu melhor nível para que este embate seja imprevisível.

Barcelos - CD Póvoa

A equipa de Barcelos poderá ser a grande surpresa desta próxima fase. Agora que a formação orientada por José Ricardo está fisicamente apta, a qualidade da sua dupla de estrangeiros, aliada ao trio ex-vimaranense, dota a equipa de uma experiência e consistência pouco vistas a este nível. Independentemente do que venha acontecer nesta próxima fase, a época do Póvoa, em ano de estreia na Proliga, será sempre positiva. Foi de apenas quatro pontos a vantagem pela qual os barcelenses venceram os dois encontros durante a fase regular, o que pressupõe que a formação da Póvoa de Varzim encaixa bem no estilo de jogo dos vizinhos de Barcelos.

Sangalhos - Eléctrico

O embate entre 4º e 5º classificados é, à partida, a eliminatória mais equilibrada da 1ª ronda. Durante a fase anterior da competição a turma de Sangalhos venceu os dois confrontos, embora isso não tenha agora qualquer valor ou influência para esta nova etapa. O conjunto orientado por Francisco Gradeço já deu provas – com a participação na Final 8 da Taça de Portugal – que pode bater-se de igual para igual com qualquer adversário, assentando o seu jogo numa dupla de norte-americanos de enorme potencial, secundada por um conjunto de atletas portugueses batalhadores e incansáveis a trabalhar em prol da equipa. O Eléctrico, por seu turno, assumiu-se como candidato à subida, como resultado do ingresso feito no reforço da equipa. O investimento em jogadores experientes, como Jorge Afonso, Aylton e Sami, poderá, em teoria, ser agora capitalizado, numa altura em que a pressão é maior, não havendo margem para muitos erros. É conhecida a forma como o Aliança Sangalhos faz normalmente valer a vantagem do factor casa, razão pela qual os dois primeiros encontros, em Ponte de Sor, poderão vir a ser decisivos para o desfecho da eliminatória.
 
 
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária