O histórico clube SC Vasco da Gama sagrou-se este domingo, pela segunda vez consecutiva Campeão Nacional de Sub-18 no sector masculino.
O palco da final 4 deste ano foi o pavilhão de Paços de Ferreira, que esteve sempre bem composto com público.
Os árbitros presentes eram de topo e entre eles estavam nomes como os de Fernando Rocha ou Luís Lopes. Quanto às equipas finalistas, atingiram a fase final quatro das melhores escolas do país: SL Benfica e FC Barreirense do Sul, Vasco da Gama e AD Sanjoanense do Norte. Em suma, estavam criadas as condições perfeiras para uma grande final 4. E assim foi.
O campeão em título, Vasco da Gama, chegou ao jogo deste domingo diante da Sanjoanense, depois de disputar dois jogos com prolongamento. Um deles ganhou (contra o Benfica) e o outro perdeu (Barreirense).
A Sanjoanense entrava na última jornada com duas vitórias em dois jogos, mas ainda assim precisava de mais uma vitória diante do Vasco para poder festejar o campeonato. Já o Vasco sabia que teria de vencer por mais de 3 pontos de diferença para ganhar.
Nesta autêntica final, os jogadores de Rui Fonseca entraram a todo o gás e não deixaram a Sanjoanense respirar. A diferença no terceiro período chegou a atingir cerca de vinte pontos, diferença esta que foi bem gerida até final do encontro, apesar das tentativas de reacção da Sanjoanense.
Ao conquistar o segundo título consecutivo, os vascaínos ditam a moda do basquetebol português neste escalão e continuam a acrescentar páginas douradas à sua história. Será que estes jogadores, treinadores e dirigentes estão já a apontar ao "tri" no próximo ano.
Resultados
Vasco 73 x 69 Benfica (a.p.);
Sanjoanense 61 x 56 Barreirense;
Vasco 72 x 73 Barreirense (a.p.);
Sanjoanense 72 x 61 Benfica;
Benfica 58 x 64 Barreirense;
Vasco 69 x 57 Sanjoanense;
Classificação Final
1º SC Vasco Gama;
2º FC Barreirense;
3º AD Sanjoanense;
4º SL Benfica.