A força do colectivo
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC JOGADORES ARTIGOS DIVERSOS A força do colectivo

A força do colectivo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 3
FracoBom 

altA final da NBA de 2010 que opõe os LA Lakers aos Boston Celtics até ver tem revelado um pouco de tudo e superado todas as expectativas.

Boston lidera por 3-2 e está a uma vitória de se sagrar campeã da época desportiva 2009/2010. Ambas as equipas já provaram que o factor casa não é o factor determinante, cada uma apresenta uma vitória no terreno adversário. Já foi possível ver um festival dominador da equipa de LA, nomeadamente no primeiro jogo onde venceu por 102-89. Os seguintes jogos têm mostrado uma equipa de Boston mais coesa a nível defensivo e com contribuições decisivas de vários elementos da equipa.

Os jogos 4 e 5 foram uma prova decisiva de como o colectivo ultrapassa as individualidades. No jogo 4, numa vitória de Boston por 96-89, os suplentes foram decisivos, a nível de marcação de pontos superaram os suplentes de LA por 36-18, onde Glen Davis com 18 pontos foi o elemento chave da partida com a energia que apresentou. No jogo 5 e apesar de um terceiro período inacreditável de Kobe Bryant, com 17 pontos seguidos (terminou com 38 pontos) correspondentes aos 17 pontos de LA até então, Kobe e companhia saíram derrotados por 92-86 e encontram-se entre a espada e a parede. Boston apresentou 6 jogadores com 10 ou mais pontos e a defesa sobre os restantes elementos da equipa adversária revelou-se fundamental.

Lições aprendidas: LA tem de envolver mais os seus suplentes, Odom, Vujacic, Brown e Farmar estão a ser factores sem influência (e os 3 últimos, sem minutos inclusive)na final, o que obriga a um desgaste superior de Kobe, Artest e Gasol que andam a realizar médias superiores a 42 minutos por jogo e Bynum está visivelmente incapacitado do joelho, o que deixa LA numa situação complicada com a sobrecarga física dos seus melhores jogadores. Boston para além do 5 inicial, tem em participação activa jogadores como Nate Robinson, Tony Allen, Rasheed Wallace e Glen Davis. 5 ou 6 jogadores numa rotação não ganham campeonatos e Kobe a jogar sozinho não ganhará o campeonato. Boston que no início dos playoffs era um outsider na corrida ao título está a dar uma verdadeira lição de entreajuda e espírito de equipa e irá a Los Angeles tentar confirmar mais um título para tão prestigiada organização.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária