Basket Masculino vs Feminino
 
Faixa publicitária
Localização: HOME ENTRETENIMENTO ARTIGOS ESPECIAIS Basket Masculino vs Feminino

Basket Masculino vs Feminino

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 23
FracoBom 

altComo adeptos de basquetebol entramos num pavilhão, ouvimos o soar da buzina ou o apito do árbitro e esperamos que seja um jogo masculino. De preferência daqueles duros e equilibrados que nos prendam no pavilhão até ao final do jogo.

Se for feminino pensamos duas vezes se vale a pena ficarmos a ver o jogo até ao final.

Fazemos planos para ir ver jogos masculinos… Já os femininos normalmente apenas queremos ir nos jogos importantes ou com algum significado para nós.

Joguei ao longo de vários anos, fui treinador de masculino e agora estando no feminino sinto que as diferenças já não são assim tão grandes que justifiquem este tipo de “comportamentos”.

A complexidade do jogo é diferente. O masculino mais físico, o feminino mais táctico.

O masculino com muito contacto, o feminino com pouco contacto.

Mas vemos cada vez mais jogadoras que se aproximam do estilo de jogo “masculino” e que se conseguem assim evidenciar na equipa.

Para mim uma das principais diferenças entre o basquetebol masculino e o feminino passa pelo receio que as mulheres têm em arriscar.

Notamos por exemplo numa mudança de direcção que a inversão é muito mais usada no feminino do que no masculino, exactamente por ser a mudança de direcção mais segura, que protege mais a bola.

Podemos até olhar para um grupo de minibasket e observar que os rapazes naturalmente apresentam maior destreza para experimentar situações novas, correr riscos que elas, ainda pequenas, não correm.

Vários estudos apontam o sexo feminino como tendo maior potencial de aprendizagem do que o masculino, contudo em situação de jogo são requeridas mais do que uma capacidade e o sexo masculino está melhor preparado para dar uma resposta positiva quando mais de uma acção é requerida.

A capacidade física é sem dúvida importantíssima para diferenciar o masculino do feminino, a atitude que pode ou não ser influenciada pela capacidade física é outro dos pontos diferenciais, mas na minha opinião e como já referi o “medo de arriscar” é a chave para esta diferença.

Contudo, o nosso desporto está a crescer cada vez mais, e cada vez há menos a distinção que havia entre basket masculino e feminino.

Sinto em que estamos a chegar a um ponto em que tudo é basket.

E todos gostamos de o ver…

 

Comentários 

 
0 #3 Telmo 28-01-2011 13:56
Sónia Reis assina pelas campeãs espanholas !

Mais um afundanço (com falta) do basquetebol feminino sobre o masculino.
Parabens Sónia !
Citar
 
 
+1 #2 Telmo 31-07-2010 20:08
Bom tema de discussão, que peço desculpa ao autor mas terei de discordar de várias coisas. Começando pelo minibasket, o escalão CLARO e EVIDENTE onde as raparigas são muito melhores jogadoras que os rapazes. Os rapazes tentam impor o fisico mas levam com o talento das meninas...até aos 13/14 anos, uma rapariga com a idade desportiva igual a de um rapaz é melhor jogadora, porque o rapaz só inicia o seu desenvolvimento corporal mais tarde.
Os rapazes são mais fisicos? Claro... e por volta do escalão de cadetes,a supeoridade em relação às meninas nota-se, mas nos quando comparamos, nunca podemos comparar sexos. Rapazes jogam contra rapazes, raparigas contra raparigas, e nesse campo, as nossas raparigas são bem melhores que os nossos rapazes.

Tanto que em Portugal, finalmente se está a perceber que o feminino tem realmente muito mais potencial que o nosso basquetebol masculino, e os resultados das selecçoes nacionais provam-no.


Cumprimentos
Citar
 
 
+1 #1 P. Carlos 29-07-2010 00:13
O Basket Feminino continua diferente do masculino, mas está melhor! o caminho de melhor táctica colectiva e principalmente individual leva a um Basket melhor. A parte física vem, naturalmente, com a continuidade do treino e a competição.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária