Primeiro objectivo falhado no Europeu
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SUB-18 FEMININOS Sub18 Femininos: Noticias Primeiro objectivo falhado no Europeu

Primeiro objectivo falhado no Europeu

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 2
FracoBom 

altTimisoara (Roménia) - Decididamente que a Grécia não era o adversário mais indicado para o jogo do tudo ou nada. Sabíamos que o desafio que se colocava ao seleccionado luso não era fácil.

Mas a capacidade demonstrada pela gregas excedeu as nossas expectativas, em função do que nos foi dado presenciar, nos encontros ante luxemburguesas e helvéticas.

A derrota desta tarde (61-46) começou a desenhar-se logo no 1º período (11-6), quando depois de um início prometedor (0-6 para Portugal em menos de 3 minutos), o treinador grego pediu um desconto de tempo no minuto 4 e de repente, como se tivesse tocado com uma varinha de condão, a sua equipa engrenou, impondo um parcial de 11-0 (!) sem que as comandadas de Kostourkova esboçassem qualquer reacção, pese embora a seleccionadora nacional tenha parado o cronómetro no minuto 7, quando o marcador já nos era desfavorável (9-6).

A eficácia das gregas no tocante aos lançamentos de 2 pontos (63%), fazia a diferença porque as nossas representantes, embora dispusessem de mais posses de bola fruto do maior número de ressaltos ganhos (8-13), deitavam tudo a perder com falhanços sucessivos na área restritiva (27% nos duplos com apenas 3 cestos convertidos em 11 tentativas).

Entretanto já tinha ocorrido a lesão de Inês Faustino, no decorrer do minuto 7. A referida jogadora que substituíra Filipa Bernardeco (aos 7-6 para a Grécia) só esteve em campo 6 segundos. Uma cabeçada de uma das gregas (a nº 4, Dimitra Campouraki) obrigou a que a nossa base fosse assistida fora de campo, pois sangrava abundantemente do nariz. Mais tarde voltaria a ser utilizada, mas após o jogo decidiu-se que a lesão fosse avaliada num hospital. Através de um Rx confirmou-se que embora não tivesse havido desvio do septo nasal, o nariz acusava uma fractura, que na opinião do especialista, implica que tenha de ser submetida a uma intervenção cirúrgica para correcção, no prazo máximo de 7 dias. Deste modo já foram estabelecidos contactos com a Agência de Viagens para que a jogadora regresse a Portugal no início da próxima semana, antecipando a viagem inicialmente marcada para dia 9.

No 2º período (15-15) Portugal reagiu, como lhe competia, mas só depois de ter visto o seu opositor ampliar a vantagem para 10 pontos (18-8 e 20-10). Um triplo de Inês Pinto deu o mote (20-13) até aos 23-21, com Joana Jesus a concluir com êxito um contra-ataque, após ter roubado uma bola. Faltavam 43 segundos para o intervalo, mas nova desconcentração viabilizou uma jogada de 2+1 das gregas que foram para o descanso na frente (26-21).

No reatamento um triplo da MVP da partida, a nº 15 grega, Artemis Spanou, a alargar a diferença para 8 (29-21) era o sinal de que a selecção helénica não mudara de atitude, querendo quanto antes disparar no marcador, o que aconteceu pouco depois quando a nº 13, Anthoula Chatzigiakoumi, que também foi uma peça influente, marcou 2 cestos consecutivos (33-24), situação que obrigou Kostourkova a pedir o seu 3º desconto (minuto 23). A diferença oscilou entre os 8 e os 10 pontos até ao final do 3º quarto (42-33).

Daniela Domingues ainda deu uma réstea de esperança ás nossas hostes quando no espaço de 40 segundos reduziu o prejuízo para 6 pontos (44-38), com um duplo e um triplo consecutivos, mas em menos de 5 minutos a Grécia acertou 3 triplos (2 da nº 11, Anastasia Slouka e o outro de Chatzigiakoumi), disparando para 55-41. Com 1.39 minutos para jogar a história da partida estava feita, ainda que a seleccionadora nacional tenha esgotado todas as opções à sua disposição, não só no tocante ao banco mas também pedindo mais 2 descontos de tempo (minutos 34 e 38), sem resultados práticos. Foi da linha de lance livre que Spanou selou o resultado final (61-46), a 17 segundos da buzina.

Destaque na selecção grega para a MVP do encontro (31,0 de valorização), Artemis Spanou (19 pontos, 5/6 nos duplos, 1/2 nos triplos, 7 ressaltos sendo 2 ofensivos, 5 assistências, 1 roubo, 1 desarme de lançamento e 6 faltas provocadas, com 6/6 nos lances livres), seguida de Anthoula Chatzigiakoumi (19 pontos, 6/9 nos duplos, 2 triplos, 8 ressaltos defensivos, uma assistência e 3 roubos) e Anastasia Slouka (14 pontos, 4/7 nos duplos, 2 triplos, 2 ressaltos, 3 assistências e 2 roubos).

Na turma das quinas as mais valiosas foram Vitória Pacheco (9 pontos, 4 ressaltos sendo 3 ofensivos,1 roubo e 4 faltas provocadas, com 5/6 nos lances livres), Daniela Domingues (10 pontos,1 triplo, 5 ressaltos sendo 3 ofensivos, duas assistências e 2 roubos) e Joana Jesus (8 pontos, 3/4 nos duplos,1 ressalto defensivo, uma assistência, 1 roubo e uma falta provocada, com 2/2 nos lances livres).

Mariyana Kostourkova estava naturalmente resignada com o resultado que afastou a nossa equipa do objectivo inicialmente traçado:

«Estou triste com este afastamento da selecção portuguesa em relação aos 8 primeiros. Tivemos dificuldade em fazer funcionar os nossos pontos fortes, mas tenho a consciência de que todas as jogadoras se esforçaram. Não há dúvida que os nossos adversários tiveram mérito, não estando em causa a justiça do seu apuramento. São duas selecções bastante fortes e com muito futuro, que condicionaram de forma clara a eficácia de lançamento da nossa equipa.».                          

Em termos globais, a supremacia da Grécia assentou na excelente eficácia de lançamento, nomeadamente nos duplos (70%-37%)  e nos lances livres (89%-63%), mas também por ter sido mais colectiva (12-5 assistências).
Portugal esteve melhor na luta das tabelas (30-34 ressaltos), particularmente na tabela ofensiva (5-13), roubou mais bolas (10-14 roubos)  e  cometeu menos erros (21-15 turnovers).

Resultados do Grupo A (3ª jornada):

Grécia 61-46 Portugal
Luxemburgo 43-57 Suiça

Folgou a Roménia.

Grécia (3 vitórias) e Roménia (duas vitórias) já estão apuradas para o grupo dos 8 primeiros.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária