Entrevista com a Tia Ana
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ENTREVISTAS Entrevista com a Tia Ana

Entrevista com a Tia Ana

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 17
FracoBom 

altA nova equipa do CNMB conta com alguém que já muito deu ao basquetebol em geral e nos últimos dez anos ao minibásquete em particular.

Estamos a falar de alguém que discretamente, mas com enorme aceitação entre os monitores dos jamborees, tem sido decisiva no enquadramento dos jamborees e no desenvolvimento do minibásquete. Estamos a falar da dirigente, que há mais anos acompanha o minibásquete, estamos a falar de alguém no mundo dos monitores é carinhosamente tratada pela Tia Ana, estamos a falar da Vice-Presidente do CNMB Ana Maria Freire.

Antes de falarmos de minibásquete queres nos contar como nasceu a tua ligação ao basquetebol e qual foi o teu percurso até entrares no universo o minibásquete?
Sem falar em datas, já foi há muito tempo. Tenho uma irmã que foi a 1ª mulher árbitro em Portugal. Lá em casa o basquete era uma realidade. Entrei para a modalidade, como oficial de mesa, no ano em que arrancou a LCB, em Portugal. Estive alguns anos como oficial de mesa na ABL e LCB. Depois, cruzo-me em 1999 com o San Payo Araújo na ABL. Nesse ano trabalhámos muito próximo pois, trabalhando com 200 voluntários fizemos o Campeonato Mundial de Juniores. Foi sem dúvida uma experiência inesquecível. Depois disso, a convite do San Payo faço parte do Comitée Nacional Minibásquete da FPB, onde é muito gratificante colaborar/estar.

O que é que te seduziu no universo do minibásquete e o que é que te prende à tantos anos a esta actividade?
Como Vice Presidente do CNMB a minha vertente é diferente. Eu estou na retaguarda e por isso responde que, o que me prende em primeiro lugar são as crianças e sempre  as crianças. O que eu aprendo com elas! Em segundo lugar os voluntários que trabalham no minibásquete. Desde o primeiro dia, temos tido voluntários (de norte a sul e ilhas), pessoas que connosco têm estado de forma dedicada empenhada. Deixam de ter as suas férias e guardam-nas para vestir a camisola do Rato Queru, a troco de “tudo” e de “nada”. Tiro-lhes, aqui, publicamente, o meu boné (risos), e envio-lhes a todos (as) o meu ENORME  OBRIGADA.

Na tua perspectiva o que é que falta para um maior desenvolvimento do minibásquete?
Essa é uma boa pergunta, mas falta talvez mais empenho e sensibilidade na procura de patrocínios que ajudem a sustentar a dinâmica do minibásquete. Temos , felizmente muita gente cheia de vontade de participar/trabalhar voluntária e benevolamente. Temos encontrado de Norte a Sul e Ilhas imensa gente fantástica que se entrega a 100%. Temos funcionários de Câmaras Municipais, de pavilhões gimnodesportivos e de escolas, que ao verem o nosso trabalho nos apoiam. Mas íamos muito mais longe se tivéssemos 2 ou 3 patrocínios (quando se pede, pede-se grande, dizem) (risos). Outro aspecto é que os Açores e a Madeira, como gente tão boa e cheia de vontade, podiam estar tão mais perto, veja-se os excelentes resultados conseguidos na formação, há uns anos atrás, quando participava mais nas actividades nacionais do minibásquete. Neste trajecto claro que não podemos esquecer o QUERU, que dentro das suas possibilidades, tem sido incansável. Desde o primeiro dia ao nosso lado, mas precisamos de mais. Fica o repto. Estamos receptivos aos que perceberam a nossa dinâmica nos quiserem apoiar, pois estamos certos que também retirarão daí benefícios.

Falando de apoios, sabemos que vivemos tempos difíceis, mas não consideras que uma actividade que envolve mais de 40% dos praticantes da modalidade, para cima de 9.000 minis e as suas famílias, pois nestas idades as crianças ainda estão muito dependentes dos pais, e que gera actividades em dezenas de fins-de-semana em todos os distritos e muitos pontos do país, não devia ser olhada de outra maneira na procura de patrocínios?
A minha tarefa é sensibilizar quem decide para a importância destes apoios, mas Já agora aproveito, aqui, para dizer que também temos tido muitos pais empenhados e atentos ao nosso trabalho. O minibásquete é um universo de muita miudagem e muita gente crescida, pelo que aproveito para lançar um apelo: Será que os pais, que por esse país fora que conhecem o nosso trabalho, a nossa forma de estar e filosofia nos podem tentar ajudar nos tais patrocínios que nos faltam? Mais do que dinheiro estamos interessados em grandes quantidade de materiais, como bolas, t´shirts, coletes, etc que nos possibilitem passar a nossa mensagem/imagem.

O CNMB tem uma filosofia e uma mensagem clara em que o fundamental é o desenvolvimento da criança. Qual a tua opinião sobre esta perspectiva de abordagem desta actividade?
Realmente esse é um dos nossos pontos fortes. É que para nós, o minibasquete não é só pegar na bola, correr com ela e meter cestos. Ser criativo, aprender músicas, criar uma atmosfera positiva e criar actividades de interacção social é muito importante para os agentes do minibásquete. Os valores, as regras, a formação moral, cívica e emocional são a base da nossa forma de estar. Como vem no decálogo do minibásquete: Antes de apreenderes a dominar a bola tens de saber dominar-te a ti próprio.

Como encaras o futuro do minibásquete em Portugal?
Penso muito nisso. Temo que, por cansaço e falta de compreensão da importância deste movimento o minibáquete esmoreça. Temos que fazer tudo para que isso não aconteça.

Ao fim de 10 anos em muitas selecções nacionais e nas equipas de 1ª linha, temos hoje  muitos  jogadores que passaram por nós, e que certamente se lembram das vivências do minibásquete, nomeadamente dos jamborees.

Qual a tua opinião sobre a forma como o Planeta Basket divulga o minibásquete?
Têm sido fantásticos, incasáveis e pacientes.

Para terminar que pergunta é gostaria que lhe fizessem e que resposta daria?
O que faria para não deixar “cair” o Minibásquete? TUDO  INCOMODAR /MASSACRAR  todos os agentes ligados ao basquetebol para que isso nunca aconteça. O minibásquete mais que importante é decisivo no crescimento e desenvolvimento da modalidade. CONTAMOS COM TODOS! Até Sempre!

 

Comentários 

 
0 #27 Armindo Calção 07-10-2010 10:03
Parabéns pela entrevista, é o lado institucional da coisa e ainda bem, para fazer arregassar as mangas daqueles que acompanhando à distância, podiam fazer um pouco mais pela modalidade. É importante referir, que o outro lado, o humano, é também muito valioso e só quem já teve oportunidade de partilhar eventos com esta mulher é que saberá compreender o que digo.
Beijo e já sabes, comigo podes contar sempre.
Citar
 
 
0 #26 Lara Caldeira 29-09-2010 12:25
Muitos parabéns pela entrevista, deveria ser mais uma homenagem, acho que é bem merecida.

Felicidades!! e que o reencontro da família do jamboree seja para breve =D
Citar
 
 
+1 #25 ANA FREIRE 27-09-2010 06:56
Cumpre-me, uma vez mais , agradecer a TODOS o carinho e a dedicação que dispensam ao MINIBASQUETE e à "JE".
Obrigada por todos os vossos comentários e no que depende de mim continuaremos a INCOMODAR /MASSACRAR para que o mini não acabe.
Até breve
"Tia ANA"
Citar
 
 
0 #24 Ana Salomé Martins 24-09-2010 10:04
Muito obrigada por tudo o que tem feito pelo minibásquete. Continue a "INCOMODAR /MASSACRAR" todos os que têm responsabilidad es nesta área.
Parabéns pela entrevista fantástica, e muitissimo obrigada pelos "valores, as regras, a formação moral, cívica e emocional " que transmitiu ás minhas filhas, e a mim também.
Um grande Beijinho e um xi
Citar
 
 
0 #23 Chris 23-09-2010 18:50
Minha Linda e Doce Tia Ana... Tardei, mas isto de estar sem net atrasa qualquer um!!!

Qual "Grande Entrevista" da RTP... eh eh eh... Fantástica, como sempre!

Já vão uns anitos... bons momentos partilhados, histórias que ficam e que recordadas trazem nostálgicos sorrisos... MUITO BOM!!! Que saudades! (",)

Beijo enorme Tia!!! Continue fazendo sorrir o mundo! (",)
Citar
 
 
+1 #22 Sérgio Rosmaninho 23-09-2010 15:23
Já são muitas horas de partilha, posso convictamente dizer que estiveste sempre certa, quando elogiavas, quando repreendias, quando brincavas e quando te zangavas... por tudo isso obrigado Tia Ana... continua sempre entre nós por favor...porque o minibasket precisa muito de ti... beijinho
Citar
 
 
0 #21 Marta Freixo 23-09-2010 13:19
A primeira vez que estive com a Tia Ana foi no jamboree no Porto Santo, tinha 9 anos. Fui mais uma das crianças que recebeu todo o carinho naquela semana. Dois anos depois, voltei a encontrar-me com ela noutro jamboree e a nossa Titi continuava a dar-nos todo o apoio possível. Este ano, voltei a estar com ela mas como monitora no jamboree em Ponte de Barca e tenho de lhe agradecer por me ter dado uns ensinamentos de como é estar do outro lado. Beijinho*
Citar
 
 
0 #20 Nuno Rodrigues 23-09-2010 01:45
Parabéns Titi

Poderia dizer mil coisas mas como diz o anúncio não seria a mesma coisa...

A Titi só vivendo e convivendo com ela num destes eventos mágicos se pode dar o real valor...

Como em tempos recebi um smile assinado...

JUIZO!!!! Gosto de si Titi

Beijinho

Grosas
Citar
 
 
0 #19 VINA 22-09-2010 16:30
MAIS UMA RAZÃO DE ORGULHO POR SERES MINHA "MANA". QUEM SE DEDICA A FAZER O BEM, PRINCIPALMENTE ÀS CRIANÇAS, SÓ PODE SER ABENÇOADA. PARABENS. GOSTO MUITO DE TI.
Citar
 
 
0 #18 Joana Lamas 22-09-2010 16:23
Querida tia Ana, mesmo longe e afastada, considero me ainda parte da familia. Tal como nos escuteiros... tambem o nosso lema 'e " jamboriano uma vez, jamboriano para sempre". 'E simplesmente inesquecivel a energia irradiada por tanta felicidade aquando dos jamborees. Foi um prazer ter partilhado esses momentos com a sua pessoa. Gostei da intervista, e em particularmente o entusiasmo da tia na luta pelo que 'a muito se tem falado... o futuro est'a nas novas geracoes. Um beijo grande.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária