Filha de peixe sabe nadar
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES ENTREVISTAS Filha de peixe sabe nadar

Filha de peixe sabe nadar

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 39
FracoBom 

altNasceu em Guimarães. Os pais nasceram em Moçambique e destes herdou o cultivo das amizades e muitas foram as que o pai fez no universo do basquetebol.

Nas veias corre-lhe o gosto pelo basquetebol e se calhar é mais importante, o cultivo das amizades que esta modalidade proporciona. Saiba quem é Ana Pinto, membro do Comité Nacional de Minibásquete.

Fala-nos um pouco de ti e da tua ligação ao basquetebol em geral e ao minibásquete em particular?
A minha ligação com o basquetebol iniciou-se em 2005 em Vila Real. Dei os primeiros passos como treinadora na escola primária da Araucária durante um ano. Nesse mesmo ano fui para o VSC Guimarães onde estive com o minibásquete. Desde então, que estou sempre ligada ao minibásquete.

alt

O minibásquete é uma paixão! É um escalão muito trabalhoso e de muita responsabilidade, porém traz excelentes recordações e momentos de puro prazer e alegria misturados com um carinho que só os mini atletas sabem dar.

Já fizeste seis jamborees. O que é que te fascinou tanto no jamborees, para que não a partir do momento em que fizeste o primeiro, nunca mais tenhas deixado de participar neste evento?
Bem, consegui participar num Jamboree graças ao San Payo. É uma pessoa que gosta de conhecer caras novas e principalmente de dar oportunidades aos mais novos. Eu tive a essa sorte no 13º Jamboree em Minde. Apostou em mim e hoje cá estou.

Posso dizer que as maiores alegrias que tenho ao participar em jamborees são reencontrar bons e velhos amigos e conseguir “formar uma família” com o grupo de crianças que ficam comigo durante aquela semana. Realizamos várias actividades juntos, fazemos o que mais gostamos…. Minibásquete, e passamos bons momentos.

Qual é para ti a maior riqueza deste evento e o que é que mais aprendeste nos jamborees?
A maior riqueza dos jamborees é certamente o ambiente social que nos rodeia. Os monitores, os mini atletas, as actividades propostas, o leque de experiências que passamos e as coisas que aprendemos com os outros e ensinamos aos outros.

Aprendi que nos jamborees o importante é a criança. Este universo é mágico e vivido intensamente naquela semana. A nossa preocupação durante toda a semana é proporcionar as crianças momentos de diversão e felicidade, sem esquecer de lhes ensinar o minibásquete.

Sobre o minibásquete, as reuniões que realizamos e as nossas diferentes experiências no universo do mini, permitem a troca de opiniões e ideias, que desta forma enriquecem o treino do minibásquete e promovem novos métodos de trabalho e novas formas de ensino aos mais pequenos. Isto faz com que o desenvolvimento físico, social e cognitivo das crianças seja mais harmonioso.

Para além da tua assídua colaboração nos jamborees, quais são as tuas funções no CNMB?
Desde 2007 que a minha presença no CNMB é assídua. Sempre me disponibilizei a ajudar o San Payo e as actividades propostas do CNMB de acordo com a minha disponibilidade.

As minhas funções no CNMB passam pela divulgação, publicação e dinamização de todas as notícias do minibásquete a nível nacional. Por isso, solicito a todas as associações e clubes que queiram ver as suas notícias publicadas no site da FPB para enviarem para o correio electrónico: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

Por aquilo que acabas de dizer as tuas funções passam muito pela divulgação do que se passa no universo do minibásquete, nessa perspectiva o que é tu pensas da importância do Planeta Basket?
O papel do Planeta Basket é de extrema importância. O trabalho feito permite que a visibilidade desde o minibásquete até aos escalões superiores seja maior, seja ele regional ou nacional. Não escolhe escalões etários e dá oportunidades a todos! Parabéns pelo excelente trabalho!

Na tua opinião o que é que pode ser feito para desenvolver mais o mini em Portugal?
Pela importância que se dá ao minibásquete. Penso que ainda existem associações/clubes que não dão a importância devida ao trabalho feito no minibásquete.

O minibásquete não é só “entreter crianças”, mas sim sermos responsáveis pelo seu desenvolvimento físico, social e cognitivo. Tornando-os cidadãos do mundo e autónomos. Mas, também posso dizer que o papel do minibásquete tem evoluído de uma forma positiva.

Terminamos como de costume que pergunta gostarias que te fosse feita e o que responderias?
A pergunta que gostaria que me fosse feita era: “Que gostas de ver no minibásquete?”. As bancadas cheias de pais e simpatizantes a apoiar os mini atletas a jogar minibásquete.

 

Comentários 

 
0 #19 Andreia Pereira 13-10-2010 22:51
tanto orgulho que eu tenho em poder partilhar pequenos momentos contigo!
Citar
 
 
+2 #18 Armindo Calção 07-10-2010 09:54
Esta Ana é um espectáculo. Só quem partilha com ela as actividades é que consegue saber o quanto esta menina é dedicada, humilde e persistente. Eu tive o previlégio de ser monitor com ela no mesmo grupo em Cerveira e se já tinha certezas quanto à sua qualidade, a partir dali fiquei com mais uma, é uma treinadora que vai longe, não só pelas suas qualidades técnicas, mas também pelas humanas.
Beijo grande, sabes o quanto te aprecio.
Citar
 
 
+2 #17 Virgínia Pinto 01-10-2010 16:47
Força Anocas. És o meu orgulho.Beijos da tia Gina
Citar
 
 
+3 #16 Maria João Costa 29-09-2010 15:41
Minha "Preta"!!!!
No meio de tanta coisa boa que os Jamboree's trouxeram à minha vida, TU foste e és sem dúvida uma delas!
Continua com essa força, esse entusiasmo, essa alegria e nunca percas esse sorriso!
Bjokas e Obrigada por seres como és e pelo que tens dado de ti ao Basquete!
Parabens pelo novo cargo! Mereces! ;-)
Citar
 
 
+3 #15 Andreia Carriço 29-09-2010 15:40
Bem Ana que dizer...

O mini juntou-nos e proporcionou que pudesse nascer e crescer uma grande amizade entre nós, e ainda bem! Tenho muito orgulho em poder dizer que sou tua amiga porque tu és uma pessoa cinco estrelas. Uma óptima treinadora, trabalhadora, esforçada, dedicada... continua pelos caminhos do minibásquete que tantas alegrias nos traz, ainda que às vezes com alguns amargos, mas que nos ajudam a crescer e a querer fazer melhor.

És fantástica... Gosto imenso de ti! PARABÉNS!
Citar
 
 
+2 #14 Ana Pinto 29-09-2010 11:10
Obrigada pelo vosso apoio.
Pequenos gestos como estes fazem com que continue com o mesmo empenho e dedicação!...
Tudo graças ao apoio de pessoas como vocês!
Muito Obrigada...
Ana Pinto
Citar
 
 
+2 #13 Beta 29-09-2010 07:57
Aninhas grande entrevista amiga! Adorei mesmo! :lol:
Reconhecimento mais que merecido!
Continua com essa vontade, trabalho e empenho e o mini agradecerá! És grande! :D

Beijinho grande!!!*
Citar
 
 
+3 #12 Isabel Pinto 28-09-2010 23:42
Bravo minha filha... luta, vai em frente!
Amo-te muito, tu sabes!....Beijo grande.
Citar
 
 
+3 #11 San Payo Araújo 28-09-2010 23:11
O jamboree é único, porque é construído, entre outras, por pessoas únicas que são capazes como a Ana de prescindir de férias para benevolamente estar uma ou duas semanas a trabalhar H24 com crianças. Conhecer a Ana é conhecer uma pessoa especial e única.
Citar
 
 
+4 #10 Dokas 28-09-2010 23:09
estou muito orgulhoso. é uma enorme satisfação, como deves calcular, ter lido o conteúdo da tua entrevista...
Recordo-me do teu primeiro dia no V.S.C. continua, tas no bom caminho. Angola(Benguela ) te espera Brevemente. beijinhos
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária