Mário Palma em exclusivo no Planeta Basket
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES ENTREVISTAS Mário Palma em exclusivo no Planeta Basket

Mário Palma em exclusivo no Planeta Basket

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 89
FracoBom 

altNão há comparação possível. Campeão em três países (Portugal, Angola e Jordânia) e em três continentes diferentes, Mário Palma é sem qualquer dúvida o maior representante do basquetebol português além fronteiras.

O último grande feito internacional de Mário Palma ocorreu no Campeonato Asiático de 2009, onde conquistou a medalha de bronze e garantiu o apuramento da selecção da Jordânia para a fase final do Campeonato do Mundo, que se realizou na Turquia. 
 
Leia aqui no Planeta Basket, a entrevista que se impõe com o maior embaixador do basquetebol português, Mário Palma.


Após tantos anos a viver fora de Portugal, pode-se dizer que é um cidadão do mundo. Tem saudades de Portugal? E para quando o regresso a casa?
Saudades tenho muitas. Imensas. Tenho aqui a minha família e os meus amigos. Mas fui obrigado a emigrar para continuar a exercer a minha profissão e para continuar a ser treinador de basquetebol.

Estaria interessado em voltar a treinar uma equipa em Portugal?
Claro que sim. Repito, sou um treinador profissional. Sou português. Se aparecer uma proposta que valha a pena, porque não.

Recentemente surgiram rumores em alguns jornais desportivos, que indicavam o seu nome como o mais provável sucessor de Moncho Lopez enquanto treinador da selecção portuguesa. Estes rumores têm fundamento?
Não! Ninguém da FPB falou comigo. Essa informação está incorrecta.

altNos diversos locais por onde passou e onde viveu, existem várias diferenças culturais e sociais que, seguramente, influenciam a forma de trabalhar e de treinar uma equipa de basket. De que forma se superam estas contrariedades e como se consegue manter o sucesso em realidades tão distintas?
Tem a ver com liderança, comunicação, motivação e competência. Tem a ver com estabelecimento de regras bem claras para toda a gente, treinadores, jogadores e dirigentes.
Reconheço que na Jordânia foi mais difícil. Mas mesmo assim, consegui trabalhar quatro anos consecutivos, o que representa um recorde para um treinador estrangeiro em terras árabes.

Qual é a receita para um país modesto no basquetebol, como a Jordânia, chegar a um campeonato da envergadura de um Campeonato do Mundo?
O mais importante é estabelecer uma correcta cadeia de comando. E, especificamente na Jordânia, criar uma linha dura de treino, disciplina e organização.

altComo foi recebida esta classificação na Jordânia?
De duas formas distintas. A população gostou e muito.
A elite do basquetebol, desde o primeiro minuto tudo fez para dificultar o meu trabalho, simplesmente porque não aceitam ter um treinador estrangeiro à frente da selecção. Eles disseram desde o inicio que se estava a investir numa “utopia”, pois seria impossível conseguir um lugar no Mundial. E quando o conseguimos, mudaram a conversa e passamos a travar uma autêntica batalha sangrenta. Primeiro tentaram impedir a nossa ida ao Campeonato do Mundo da Turquia, argumentando que iríamos ser esmagados e como tal não precisávamos de gastar o dinheiro do príncipe. A realidade é que a equipa viajou até à Turquia e o presidente do Comité que geria a Federação, foi despedido pelo Comité Olímpico, duas semanas antes de começar a prova.

altA sua equipa estava englobada num grupo de ferro, juntamente com a Sérvia, a Argentina, a Austrália, a Alemanha e Angola. Como analisa a prestação da Jordânia na Turquia?
Aqui gostaria de pormenorizar alguns detalhes, para que os leitores do Planeta Basket possam compreender a minha análise final. Em primeiro lugar, temos de ter em conta os problemas acima referidos, que levaram a que o campeonato nacional da Jordânia tenha sido suspenso entre 16 de Agosto de 2009 e 29 de Abril de 2010. Oito dos jogadores que estiveram na Turquia não fizeram qualquer jogo durante toda a época. Se a isto juntarmos todas as contrariedades por parte do comité que geria a federação, como por exemplo não pagar aos jogadores, a não inscrição de um dos melhores bases jordanos na FIBA, contra a minha vontade (e minha ausência, pois nessa altura estávamos a jogar em Portugal), e ter aceite um Wild Card para a Stanković Cup, entre tantos outros problemas. Estas contrariedades levaram a que o nosso melhor poste de 2,12m tivesse abandonado a selecção por falta de pagamentos. A Stanković Cup revelou-se um desastre total, pois além de faltar menos de um mês para o Campeonato do Mundo, aí perdemos mais dois postes, um que fracturou a mão e outro que torceu o pé. Antes do Mundial, os próprios jogadores já nem queriam ir para a Turquia, até porque já estavam há 8 meses sem receber…

Neste contexto e contando com tudo o que aconteceu à volta da equipa, acho que fizemos um EXTRAORDINÁRIO Campeonato de Mundo. E mais, tenho a certeza absoluta, que em condições normais, com todos os jogadores jordanos, teríamos calmamente atingido a segunda fase da prova!

Estou orgulhoso por tudo aquilo que fiz na Jordânia. Quando lá cheguei, o país estava no 68º lugar do Ranking da FIBA. Hoje, o basquetebol jordano ocupa o 32º lugar mundial, o que significa que durante os 4 anos de Mário Palma subiu 36 lugares. E neste enorme êxito do basquetebol jordano, não posso deixar de referir o precioso contributo do meu adjunto e amigo Mário Gomes. Sem a sua preciosa ajuda profissional, sem a sua postura séria e leal, provavelmente não teríamos alcançado tantos êxitos.

Como vai ser o seu futuro após o Campeonato do Mundo da Turquia? Vai continuar na Jordânia?
A Jordânia é uma página fechada. Por agora não tenho nada em vista. Nem me preocupo. O cansaço físico e mental, que gastei a enfrentar guerras em terras árabes, foi enorme e parece que trabalhei 5 anos na mesma época.

Gostaria de treinar uma equipa da NBA? Porquê?
Sim. Acho que todos os treinadores querem. Mas devem ter um ano de adaptação. A NBA não é um jogo dos treinadores, mas sim um jogo dos jogadores e dos agentes.

E se pudesse regressar à Europa para um campeonato mais competitivo, como o Espanhol, Russo ou Grego? Estaria disposto a aceitar um eventual convite?
Sim. Não tenho duvidas de que teria condições para me tornar campeão nacional e para atingir grandes êxitos nas competições europeias, se por acaso receber alguma proposta de qualquer um dos campeonatos mais fortes do velho continente.

Já trabalhou em clubes e em selecções. Inclusivamente já trabalhou simultaneamente num clube e numa selecção. Na sua opinião quais são as principais diferenças entre treinar um clube e uma selecção nacional?
A principal diferença é que no clube podes trabalhar 10 meses, tens tempo para formar a equipa e impor a sua filosofia do jogo. Na selecção o tempo é escasso, pelo que ficas muito dependente do trabalho efectuado nos clubes.

Acha que é um trabalho conciliável e que treinador pode ser simultaneamente, responsável por uma selecção e por um clube?
Pode. Não há nada que impeça isto. E se no clube onde o seleccionador trabalha existem atletas seleccionáveis, isto apenas beneficia a selecção. O ideal seria ter 7 ou 8 jogadores nestas condições, pois tal facilitaria imenso a transmissão para a equipa nacional da filosofia de jogo e exigências desse treinador.
Depois deve-se definir muito bem, para que todos os clubes compreendam, que o tal treinador, quando está ao serviço da Selecção, está a representar o país e é exclusivamente treinador da equipa Nacional. Isto é importante, porque podem surgir outros problemas.

Não participou em qualquer das listas para as eleições da FPB? Porquê?
Na minha óptica de ver as coisas, os treinadores no activo não se devem meter em politica federativa. Nós não devemos participar nos assuntos das pessoas que estão lá para dirigir o basquetebol. Da mesma forma que os treinadores não devem permitir que os dirigentes interfiram com as suas funções de treinadores.

Em que momento percebeu que queria ser treinador profissional de basquetebol?
Comecei a jogar basquetebol com 18 anos em Angola, no Benfica de Luanda. Com 20 anos passava as longas noites dos meus fins de semana a discutir basquetebol. Foi nesta altura que percebi o que queria fazer na vida. Com 24 anos de idade, parei de jogar e abracei a profissão de treinador.

Qual foi o treinador que mais o marcou?
No início foram dois. Vicente Costa e Manuel Campos. Mais tarde, John Wooden que me marcou para toda a vida, de tal forma que a minha filosofia de jogo ficou para sempre ligada ao basquetebol americano universitário.

E qual foi o melhor jogador com quem trabalhou?
Tive a sorte de trabalhar com grandes jogadores e não é justo citar apenas um. Voltando para atrás, acho que houve três que estiveram acima de todos os restantes: Carlos Lisboa, Jean Jaques e Miguel Lutonda.

Na sua opinião, quais são as qualidades que um treinador deve ter para ser bem sucedido?
Primeiro, ser Honesto, o que implica também ser Justo.
Segundo, ser competente – saber o jogo em profundidade.
Em terceiro lugar, ser líder, com boa capacidade de comunicação e motivação.
Em quarto lugar, ter a sua própria filosofia (modelo de jogo) e conseguir pô-la em pratica.
E por fim, mas não menos importante, saber rodear-se de pessoas competentes mas não submissas! Pessoas com carácter sério e leais. O exemplo que não posso deixar de referir é o Mário Gomes. As suas qualidades humanas e profissionais foram extremamente importantes para o meu sucesso.

Pode deixar algum conselho para os jovens treinadores de Portugal?
Estudar o jogo. Aprender com treinadores de sucesso. Estudá-los em profundidade. Eu, por exemplo, estudei John Woodan com o objectivo de perceber porque alcançou tanto sucesso.
Se queres dançar tango, deves ir à Argentina.
Se queres ser treinador de futebol, deves estudar o José Mourinho. Eu próprio estudei em profundidade Mourinho. O que faz, porque o faz, etc.
Este é o meu concelho – estudem outras pessoas de sucesso. Encontrem as razões pelas quais elas são bem sucedidas.

O que pensa do site Planeta Basket?
É excepcional. O Planeta Basket permite manter o basquetebol em Portugal vivo. Espero que este site se mantenha sério e educativo como até agora, e que deixe os pontos negativos para quem gosta de especular.

Continuação de Bom Trabalho.

 

Comentários 

 
0 #7 Suwing salvador 22-10-2010 15:05
Citando André Fula:
aqui esta uma enciclopédia do basquetebol. sem duvida o Mourinho do basquete portugues.

de longe o melhor. jean jaques lenda viva!
Miguel Lutonda historico

suwing salvador
Citar
 
 
+1 #6 Jota Ene 19-10-2010 09:55
Obrigado Campeão!

Sócio do Benfica
Citar
 
 
0 #5 Bimbosfea 14-10-2010 18:44
Boas a todos. Grande entrevista, no entanto só faço um reparo, no fim «concelho» é relativo a divisões territoriais e administrativas . Será «conselho».
De resto, grande Mário Palma! Parabéns!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera
Citar
 
 
+2 #4 sublimebenficacampea 13-10-2010 17:55
...obrigatório congratular-mo-nos com este regresso.Grande treinador.Grande vencedor.
Citar
 
 
+5 #3 ARQUIVO do BASKET 11-10-2010 20:56
Mário Palma para a a selecção! Já!
Citar
 
 
+3 #2 João Dias Ferreira 11-10-2010 18:55
Uma entrevista de um histórico do basquetebol e do Benfica, é uma pena que (ainda..) não tenha treinado a selecção portuguesa de basquetebol.

Que o Mário Palma continue a ter muito sucesso na sua magnífica carreira basquetebolísti ca e deixo aqui um agradecimento sentido pelas infindáveis noites de glória europeias(e nacionais) vividas no velhinho pavilhão Borges Coutinho debaixo do 3º Anel.

JDF
Citar
 
 
+5 #1 André Fula 11-10-2010 16:23
aqui esta uma enciclopédia do basquetebol. sem duvida o Mourinho do basquete portugues.

de longe o melhor. jean jaques lenda viva!
Miguel Lutonda historico
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária