O 1 contra 1 ofensivo
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR ARTIGOS TÉCNICOS O 1 contra 1 ofensivo

O 1 contra 1 ofensivo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 27
FracoBom 

altEm artigos anteriores realçamos a importância do 1 contra 1 no jogo de basquetebol. Agora vamos tentar dar novos contributos e desenvolver o tema em questão.

Seja qual for o nível do jogo, o 1 contra 1 é a situação mais importante; o objectivo é marcar pontos e, por isso, é fundamental criar condições que provoquem esse momento ou ainda, as situações mais simples que muitas vezes decorrem dessas acções, ou seja, o 1 contra 0.

O ensino não deve ser unicamente direccionado para o gesto puro mas antes, para a capacidade de resolver os vários problemas que os praticantes enfrentam adaptando as suas capacidades pessoais às situações reais do jogo.

É necessário desenvolver através do treino a capacidade de tomar as decisões acertadas para resolver os problemas levantados pelo jogo, isto é, aprender a ler o jogo e aplicar os fundamentos adequados no momento certo. Uma boa decisão implica, naturalmente, recursos técnicos, mas, também a flexibilidade para alterar essa decisão se isso for preciso no decorrer da acção.

APRENDER A JOGAR…

O jogo em si, continua, pois, a ser o único elemento válido para aferir e validar a aprendizagem.

Sendo assim, em progressão metodológica, o ensino do 1 contra 1 deve ser inserido em contextos de complexidade crescente através de exercícios de 2x2, 3x3 e finalmente de 5x5. Jogar o 5 contra 5 ainda que com poucas capacidades técnicas pode ser um óptimo inicio e criar uma predisposição e estímulo para o aperfeiçoamento das capacidades individuais que, de seguida, são aplicadas no próprio jogo.

Será, pois, tarefa dos treinadores, criar as sequências pedagógicas correctas para favorecer o desenvolvimento técnico – táctico dos praticantes.

Pode ver o artigo completo em pdf, aqui.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária