A convite de Ivan Kostourkov aceitei dar o meu contributo nas crónicas do Planeta Basket, relativas aos jogos da 1ª Divisão Nacional de Seniores Femininas, dando continuidade ao trabalho fantástico que o João Santos desenvolveu.
Apesar de, na presente época, a minha actividade na modalidade estar mais dirigida para os escalões mais jovens (como treinador e coordenador da formação do Lousada A.C.), nas últimas 5 épocas fui Treinador das Seniores Femininas do Lousada A.C. e, como tal, possuo um conhecimento relativamente aprofundado da 1ª Divisão Nacional.
Como o Basquetebol feminino é por diversas vezes esquecido e menosprezado em Portugal, julgo que todos somos poucos para ajudar na promoção e divulgação do bom trabalho que efectivamente é feito no feminino e em especial na 1ª Divisão Nacional. Assim, semanalmente, darei o meu contributo na divulgação das principais incidências da jornada da 1ª Divisão, com a indispensável contribuição dos Treinadores das várias equipas no fornecimento dos dados dos jogos e dos objectivos dos clubes para a época.
Outro elemento decisivo para a minha colaboração no mundo dos “planetários” prende-se com a minha forte convicção de que o Campeonato da 1ª Divisão é o espaço ideal para o crescimento e afirmação das atletas nacionais, num campeonato cada vez mais competitivo e equilibrado, onde o trabalho desenvolvido semanalmente é a chave para o sucesso, ficando de parte os orçamentos milionários ou as promessas de investimentos avultados, que infelizmente caracterizam outras competições e definem logo à partida as equipas que vão disputar os primeiros lugares.
No que se refere à 1ª jornada da competição, realizada no passado fim-de-semana, começamos com um jogo bastante equilibrado entre o Santarém e o Coimbrões. Frente a frente estiveram duas equipas que mantiveram a incerteza e emoção até bem perto do final. O Santarém, liderado por Nataliya Yokovleva (anotou 21 pontos), comandou a maior parte da partida, mas o Coimbrões garantiu a vitória nos segundos finais.
Em Ovar encontraram-se duas equipas bastante jovens, que impuseram um ritmo elevado ao longo dos 40 minutos. As de Ovar foram mais consistentes e eficazes, vencendo o Lousada que, depois do notável 4º lugar da época passada, teve um jogo de desacerto ofensivo (apenas com 39 pontos convertidos) que condicionou as possibilidades de triunfo na sempre difícil deslocação a Ovar. Evolução do marcador: 1º período 16-10, 2º período 25-20, 3º período 34-24, 4º período 53-39.
Em Calvão as locais receberam e venceram confortavelmente as estreantes da Quarteira. O Colégio Calvão impôs um ritmo elevado de jogo, com grande pressão defensiva e rápidas transições, que conduziu a uma vitória tranquila perante as algarvias que, de certa forma, acusaram a inexperiência nestas andanças.
No jogo disputado em Sintra entre a E.M. Alberta Menéres (anteriormente designada por A.D.E. Sintra) e o Gafanha assistiu-se a um bom jogo de Basquetebol, com as atletas de Sintra a comandarem a partida durante a maior parte do tempo, mas sempre com o Gafanha a manter-se na luta pela vitória, conseguindo algumas aproximações no marcador. Evolução do marcador: 1º período 11-3, 2º período 22-21, 3º período 37-25, 4º período 53-41.
Em Ermesinde o C.P.N., depois da conquista do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, teve uma tarefa complicada no seu regresso à 1ª Divisão, frente à reforçada equipa do Montijo (com atletas da Liga Feminina e uma Americana) que parece apostar forte na subida à Liga Feminina. O 1º período foi equilibrado (17-17), mas o Montijo distanciou-se ligeiramente no 2º período para 29-37. O 3º período foi o mais penoso para o C.P.N., que chegou ao final do mesmo em desvantagem (37-60). No 4º período o C.P.N. não baixou os braços e lutou até final pelo melhor resultado.
Na ilha da Madeira o C.S. Marítimo, clube satélite do C.A.B., fez as honras da estreia do Estoril na 1ª Divisão, que face ao 2º lugar na 2ª Divisão, alcançado na época passada, garantiu o direito desportivo de subida de divisão. Na sempre difícil deslocação à Madeira, o Estoril não conseguiu contrariar a grande intensidade de jogo das jovens madeirenses.
Resultados da 1ª Jornada
Próxima Jornada
Comentários
Parabéns!