Conflito de gerações
 
Faixa publicitária
Localização: HOME ENTRETENIMENTO ARTIGOS ESPECIAIS Conflito de gerações

Conflito de gerações

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 24
FracoBom 

altBem sei que vivemos tempos, como ouvi dizer recentemente a um sociólogo, de retrocesso moral, bem sei que ficou célebre a afirmação de um dirigente do futebol do que “hoje é verdade amanhã é mentira”.

Também foi na mesma linha da citação anterior, que aprendi com um dirigente de um clube, que “o papel é manso aceita qualquer coisa.” Apesar de tudo isso sinto-me muito feliz, pois nas minhas andanças pelo universo do minibásquete tenho conhecido jovens, para quem a palavra, mesmo a que não é escrita, tem valor.

Vem esta introdução a propósito dum tema recorrente na humanidade, que se chama conflito de gerações. Recentemente recebi um email no qual, falando sobre o conflito das gerações, o médico inglês Ronald Gibson, começou uma conferência citando quatro frases:

1ª “A nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, põe em causa a autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Os nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos, não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e são simplesmente maus."

2ª “Não tenho esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque essa juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível."

3ª "O nosso mundo atingiu seu ponto crítico... Os filhos não ouvem mais seus pais. O fim do mundo não pode estar muito longe."

4ª "Esta juventude está estragada até o fundo do coração. Os jovens são malfeitores e preguiçosos. Eles jamais serão como a juventude de antigamente. A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura."

Após ter lido as quatro citações o referido conferencista ficou satisfeito com a aprovação, que a audiência deu às citações e revelou, então, a sua origem. 

A primeira é de Sócrates (470-399 a.C.);

A segunda é de Hesíodo (720 a.C.);

A terceira é de um sacerdote do ano 2000 a.C.;

A quarta estava escrita num vaso de argila descoberto nas ruínas da Babilónia, e tem mais de 4000 anos de existência.

Estas citações e a forma como estão espaçadas no tempo merecem seguramente a nossa reflexão crítica. A importância do minibásquete também está decididamente na transmissão de valores e esta é a minha singela homenagem às pessoas, que gostam de ensinar e para quem, independentemente da época em que vivem ou da geração a que pertencem, a palavra ainda tem valor.

 

Comentários 

 
+1 #7 Beta 23-11-2010 23:50
Numa palavra: Fantástico!
...e mais uma vez para reflectir!!!
Citar
 
 
+1 #6 Ana Pinto 17-11-2010 22:42
Parabéns San Payo pelo excelente texto...
Ler e reflectir sobre este texto é importante..No minibásquete é importante saber transmitir valores, pois as crianças de hoje serão o futuro de amanhã!..
Mas infelizmente comportamentos destes não são apreendidos sozinhos e como disse o Sr. João Ribeiro e muito bem!
"Os jovens são iguais aos de sempre...Os adultos é que estão piores"...infelizmente!!! !
Beijinhos
Citar
 
 
+1 #5 San Payo Araújo 17-11-2010 15:41
Caros amigos

Obrigado pelas vossas palavras.
Citar
 
 
+1 #4 Ana Machado 17-11-2010 00:57
Grande texto! “Não tenho esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque essa juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível." Ao ler esta citação apetece-me perguntar se não é a juventude de hoje e de sempre o produto da sociedade em que se insere? Enquanto parte integrante dessa juventude acredito que existem hoje como sempre existiram jovens com valores, convicções, projectos, espírito crítico e vontade de “mudar o mundo”. Mais do que criar barreiras entre gerações é necessário criar condições para que estes possam dar o seu contributo! A dinâmica do minibasket tem neste domínio desempenhado um papel fundamental! beijinho
Citar
 
 
+1 #3 mario batista 17-11-2010 00:30
San Payo,este é um texto para todos os treinadores de minibasquete,sa ber fazer chegar ás crianças um dos valores mais importantes do ser humano "a palavra e o seu valor "para serem melhor no seu amanhã ,esta é uma essência do Minibasquete, Um bem haja para todos aqueles que transmitem
Um Abraço
Citar
 
 
+2 #2 João Ribeiro 16-11-2010 22:42
San Payo, permita-me enaltecer o sentido de oportunidade destes texto. Ainda hoje, em conversa pós-treino debatíamos, treinadores, a sensação de que muitos dos princípios que fomentamos no nosso grupo de trabalho se evaporam sem que atinjam o seu alvo, contribuindo para que possamos ter adultos mais conscientes, eventualmente jogadores de Basquetebol. A certa altura veio o desabafo em acordo com uma frase do conceituado Treinador Universitário Bob Knight quando questionado sobre se entendia que os jovens de agora seriam mais mal educados e pouco trabalhadores. A resposta não se fez esperar: Os Jovens são iguais aos de semore...os Adultos é que etão piores. Resta-nos contrariar essa tendência e continuar a acreditar que o alcance da transmissão de bons princípios e valores só serão realmente transformadores a partir dos 30 anos, e só para muito poucos. Que assim seja, pelo menos. Ousadia nossa de querer mudar o mundo com as nossas convicções. Um Abraço
Citar
 
 
+1 #1 Rui Santos 16-11-2010 13:33
Texto extraordinário!
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária