Pavilhão com história
 
Faixa publicitária
Localização: HOME CNB1 CNB1: Noticias Pavilhão com história

Pavilhão com história

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 10
FracoBom 

altO Pavilhão Henrique Miranda em Queluz já foi por duas vezes casa de campeão nacional. Ali se festejaram as vitórias do CA Queluz no Campeonato Nacional da 1ª Divisão em 1984, e no Campeonato da Liga em 2005.

Em apenas 5 anos o CA Queluz, vítima de gestão irresponsável como infelizmente é frequente acontecer no desporto em Portugal, deixou as competições profissionais mas não abandonou a actividade, continua a formar jovens na prática do basquetebol e baseia agora nesses jovens a sua equipa sénior. Hoje o Pavilhão Henrique Miranda alberga duas equipas que disputam o CNB1. São elas o CA Queluz, com uma equipa muito jovem e inexperiente, que sentirá inúmeras dificuldades ao longo do campeonato, e o Basket Queluz, projecto que se vem solidificando de ano para ano, e que esta época apresenta um conjunto reforçado e com novas ambições.

Dois jogos do CNB1 se disputaram no sábado neste pavilhão. À tarde o CA Queluz recebeu o Moscavide e perdeu por uma diferença dilatada (43-70) que confirmou a fragilidade dos da casa, mas que não evidenciou ainda a melhoria ao nível do que é legítimo esperar do lado dos visitantes.

À noite o Basket Queluz defrontou o Micaelense, e apesar da diferença final também dilatada, tratou-se de um jogo interessante, e bem disputado até ao intervalo. O Micaelense mantém muitos dos jogadores da época anterior, mas registou algumas saídas que não foram compensadas, o que deixou a equipa mais débil tanto no jogo interior como exterior. Ao contrário, o Basket Queluz mantém a estrutura anterior mas com reforços que o deixam mais forte, e principalmente apresentou uma equipa onde é visível mais trabalho de preparação. Os 4 triplos do Micaelense no 1º período mostraram a preferência dos açorianos pelas soluções de lançamento exterior. Pelo seu lado o Basket Queluz começou a concretizar preferencialmente a partir de posições interiores e a usar o contra ataque, e só com o decorrer do jogo utilizou também o lançamento de fora. No final do 1º período os da casa venciam por (22-17) e a sua vantagem acentuou-se no 2º quarto, primeiro através do ascendente na luta dos ressaltos, e quando o Micaelense se fechou mais na defesa foram os triplos a cavar a diferença no resultado. Os 14 pontos no final da 1ª parte (41-27) reflectiam o ascendente do Basket Queluz e penalizavam o Micaelense pelas suas limitações, mas não por qualquer falta de empenho. O Micaelense não é equipa se entregue facilmente e não seria a primeira vez que invertia uma situação de desvantagem, mas neste encontro o Basket Queluz esteve demasiado forte, nomeadamente na forma como conduziu o jogo, utilizando em cada momento as soluções mais adequadas à exploração dos pontos fracos do adversário. Na 2ª parte o Basket Queluz nunca abrandou o ritmo, continuou lúcido no ataque, a utilizar alternadamente lançamentos exteriores, penetrações, e passes interiores para movimentos dos postes, e abriu progressivamente a diferença para 26 pontos no final do 3º período (65-39), e para 32 no final da partida (81-49).

Na época passada o Basket Queluz teve uma passagem discreta pelo CNB1. Apresenta-se este ano com mais soluções, e caso mantenha o seu jogo ao nível que exibiu nesta jornada, será candidato ao topo da tabela. O Micaelense, finalista vencido da Zona Sul no ano passado, não perdeu a atitude positiva de colocar em campo todas as armas, mas não parece ter, para já, argumentos suficientes para repetir a proeza da época anterior.

No Algarve disputaram-se outros dois encontros da 4ª jornada. Em Olhão aconteceu a surpresa do dia, com a primeira derrota do Gaeirense e logo por 30 pontos de diferença (86-56), num jogo em que tudo saiu bem a um inspirado Olhanense. Já em Albufeira, a vitória do Imortal sobre o Atlético (67-51) tem de considerar-se normal face ao momento de forma apresentado pelas duas equipas neste início de campeonato. Finalmente no Montijo verificou-se um resultado surpreendente, não pela vitória da Academia, mas pela reduzida marcação verificada (45-48).

Com estes resultados o Imortal passou a liderar isolado (4v/0d), libertando-se da companhia do Gaeirense que agora partilha o 2º lugar com a Academia (3v/1d). No 4º lugar estão Moscavide e Micaelense (2v/2d) e no 6º duas equipas com um jogo a menos, Basket Queluz e Benfica (2v/1d). Também com um jogo a menos, Atlético e Olhanense ocupam o 8º lugar (1v/2d) e por fim, ainda sem terem vencido, Montijo e CA Queluz (0v/4d).

A quinta jornada disputa-se nos próximos sábado e domingo:

20 de Novembro

Imortal-Montijo às 17.00h no Pav. de Albufeira
Atlético-Benfica às 17.00h na Tapadinha
Micaelense-Olhanense às 17.00h na EBI Canto da Maia
Moscavide-Basket Queluz às 18.00h no Pav. do Moscavide

21 de Novembro

Academia-CA Queluz às 15.30h na Esc. Secundária do Lumiar

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária