Homenagem aos anónimos
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES ARTIGOS DIVERSOS Homenagem aos anónimos

Homenagem aos anónimos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 11
FracoBom 

altA tomada de posse da nova equipa do CNMB e a recente entrevista ao Planeta Basket fez-me recordar as largas centenas de pessoas que conheci durante estes últimos dez anos.

Desde o inicio da minha acção no minibásquete na Federação tive sempre uma grande preocupação em conhecer, na medida do possível pessoalmente, quem são as pessoas que, dia após dia, fim-de-semana após fim-de-semana, no terreno ensinam nos pavilhões de todo o país as crianças a gostarem do jogo, cativando-as para a prática da modalidade. Conheci e felizmente continuo a conhecer largas centenas de pessoas que anonimamente, longe das luzes da ribalta, longe do mediatismo dos grandes palcos da informação dedicam muitas horas ao minibásquete e principalmente às crianças deste país.

Como referiu o presidente Mário Saldanha, na tomada de posse do CNMB, decorrida no último Sábado no auditório da Federação, é neste escalão que tudo começa. O universo do minibásquete é a base do edifício do basquetebol. Não consigo fazer a listagem de todas as pessoas que se devem sentir homenageadas por este reconhecimento publico e altamente merecido do presidente da Federação, nem sequer consigo enumerar todas as pessoas que conheci, e por ser injusto mencionar uns e eventualmente esquecer-me de outros, optei nesta minha homenagem aos anónimos em que naturalmente incluo todos os que se dedicam ao minibásquete, optar por dois critérios que tem a ver com um dos principais factores de coesão do universo do minibásquete: os jamborees.

Estes são, como foi referenciado por muita gente, desde os minis, aos pais, passando por dirigentes, treinadores e monitores uma experiência única e marcante, para quem os vivencia. Fizemos há pouco tempo o levantamento de todos os jovens que ao longo destes últimos dez anos passaram por jamborees e já são mais de 1200. O Sérgio Rosmaninho também se deu ao trabalho de fazer o levantamento de todos os monitores, mais de uma centena, que já passaram por jamborees. A lista está em anexo e organizada por Associações. Ao lerem a lista podem verificar que todos os novos membros do CNMB, por lá passaram. No entanto não são apenas os monitores que são decisivos neste evento, também “as mamãs de serviço” como a Vice-Presidente Ana Maria Freire, a Patrícia Alves, a Maria João Costa e a Elsa Basto, que aliás já foram alvo de uma reportagem nas páginas deste site, são um elo fundamental neste processo. 

Ao longo dos tempos o que eu, injustamente, nunca referi neste site foram as pessoas da retaguarda da organização dos jamborees, que ora são técnicos das câmaras ora são dirigentes ou treinadores, mas que tudo fazem para que tudo corra pelo melhor nos jamborees. Espero não me esquecer de ninguém pois vou jamboree após jamboree, tentar enumerar as pessoas da retaguarda.

1º Jamboree Vila Franca de Xira – Fernando Silva
2º Jamboree Tercerira – Fonseca
3º Jamboree Viana do Castelo – Ana Freixo
4º Jamboree Porto Santo – Fátima Batista e Paulo Silva
5º Jamboree Vila Pouca de Aguiar – Alfredo Brigas
6º Jamboree Mira – Isabel Lemos e Brigite
7º Jamboree Nelas – Rosália  e Joaquim Presidente do ABC de Nelas
8º Jamboree Paços de Brandão – António Júlio Silva e Diana Silva
9º Jamboree Valença – Tó Mané
10º Jamboree Trancoso – José Clemente e Luís Taborda
11º Jamboree Terceira – Luis Betencourt e João Avila
12º Jamboree Paredes de Coura – Margarida Lajes e Cesar Castro
13º Jamboree Minde – Rui Santos e um grupo excepcional de mães das meninas do Mindense
14º Jamboree Olhão – Ana Herculano e Orlando Faustino
15º Jamboree Santa Maria Armando Soares, Venância Bairós e a sua equipa de “formiguinhas”
16º Jamboree Paços de Ferreira – Armindo Calção
17º Jamboree Vila Nova de Cerveira – André e César Castro
18º Jamboree Ponte da Barca – Carlos Lima

Se o mini tem crescido, se o mini se tem desenvolvido, os grandes obreiros desse trabalho são os muitos milhares de anónimos pais, dirigentes, treinadores, técnicos de câmaras, que por considerarem que é uma actividade formadora e enriquecedora dos mais novos muito do seu tempo e esforço dedicam ao minibásquete. Para todos, que longe das luzes da ribalta ajudam a manter viva a dinâmica do minibásquete, o meu obrigado e esta é uma singela homenagem da nova equipa do CNMB constituída pelos seguintes elementos: Presidente Mário Batista, Vice-Presidente Ana Maria Freire, Director Técnico António San Payo Araújo Imagem e Comunicação Ana Pinto e Andreia Carriço.

A lista dos monitores pode consultar aqui.

 

Comentários 

 
+1 #6 Andreia Carriço 02-12-2010 15:14
Estas seis pessoas que este fim-de-semana tomaram posse não trabalham sozinhas... Directa ou indirectamente são muitos mais aqueles que ajudam a que esta modalidade cresça e ganhe o respeito (tão merecido) frente a outras. Daí ser tão pertinente esta "homenagem aos anónimos", cujas palavras tão acertadas do San Payo reflectem aquilo que todos pensamos. Fica o pedido para que continuemos, todos juntos, a trabalhar em prol de algo que tanto nos dá. :-)
Citar
 
 
+1 #5 Sérgio Rosmaninho 02-12-2010 11:14
Obrigado pelo comentário rui.

São estas provas de agradecimento e reconhecimento que são as nossas medalhas.

Abraço e obrigado
Citar
 
 
+2 #4 Nepo 01-12-2010 01:10
Queria felicitar esta nova equipa que agora toma posse do CNMB pois é graças a pessoas como estas que vemos cada vez mais jovens ligados a esta modalidade. E foi graças a uma dessas pessoas que eu aprendi a gostar deste desporto e a ser uma melhor pessoa. Trata-se do Grande Sérgio Rosmaninho, foi com ele que vim para o Basquete, fui um dos seus inúmeros "minis" e com ele fui subindo de escalão. Hoje,é com enorme orgulho que jogo na equipa sénior ao seu lado. Espero que continues a cativar cada vez mais jovens como fizeste comigo!

Grande Abraço Amigo!
Rui Nepomuceno
Citar
 
 
+2 #3 João Ribeiro 01-12-2010 00:47
A essência deste comentário vai para o que considero o verdadeiro "começo", quando se diz que é pelo Minibasquete que tudo começa. Do minibasquete não sairão apenas os futuros jogadores; muito provavelmente até nem sairão os nossos futuros melhores jogadores. Mas sairão certamente pessoas...pessoas com a paixão pelo jogo, que provavelmente se envolverão na modalidade como dirigentes, como árbitros, treinadores de Seniores ou mesmo de Minibasquete (sim, porque já os há em grande número). Engraçado seria termos em 2025 a Direcção de uma Associação ou da nossa Federação composta por Dirigentes que passaram por Jamborees, por Portimão ou pelo Memorial, ou até pelos Convívios do seu Clube. Quem sabe? O Futuro o dirá...pois o presente parece-nos dizer com mais convicção que é este o caminho para tornarmos a modalidade algo contagiante.
Eu agradeço ao Minibasquete por me ter dado a conhecer este jogo maravilhoso. Parabéns Minibasquete
Citar
 
 
+2 #2 mario batista 30-11-2010 20:02
O Comité de Minibasquete é composto por este grupo de pessoas que tomou posse, mas que representam todos estes Anónimos que ajudam no crescimento do Minibasquete ,o nosso Muito Obrigado, e esperamos contar com todos ,nesta nossa tarefa ,que é o crescimento do Minibasquete em Portugal.Um Abraço para Todos e continuação de um Excelente Trabalho
Citar
 
 
+3 #1 Rui Santos 30-11-2010 18:46
Nos quatro anos transactos em que estive ligado ao Minibásquete tive o privilégio de conhecer alguns dos nomes que são aqui referidos, bem como a nova equipa do CNMB. Foram momentos extraordinários , momentos muito especiais que guardo comigo e me acompanham em muitos pensamentos. Foram momentos em que aprendi imenso e sobretudo consolidei princípios e directrizes que me guiam diariamente no contacto com a população infantil. Todos os que estiveram presentes nesses momentos se tornaram especiais para mim. Agaradeço, portanto, a todos vocês pelos momentos e ensinamentos que me proporcionaram. Agradeço em especial ao San Payo a quem vejo como um mentor. Por fim desejo à nova equipa do CNMB um enorme sucesso na continuidade do excelente trabalho que tem vindo a ser desenvolvido. Um grande abraço para todos vocês. ;-)
Citar
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária