A 6ª jornada da Proliga ficou marcada pela primeira vitória do Algés na competição, ao derrotar em casa o Seixal por 125-78.
Num encontro entre as duas únicas equipas ainda sem vitórias antes desta ronda, o Algés fez valer o factor casa para levar de vencida o Seixal que ficou isolado na lanterna vermelha do campeonato. Mas mais surpreendente do que o triunfo em si, foram os números do conjunto liderado por Flávio Nascimento que mais impressionaram.
O Algés que nas 5 jornadas anteriores tinha uma média de 52.5 pontos por jogo, acabou o encontro com impressionantes 125 pontos concretizados e com excelentes percentagens de acerto de 66% de 2 pontos e de 50% de 3 pontos. O Algés entrou a ganhar desde o início (27-13 no primeiro período) e não mais olhou para trás, sendo que nos restantes 3 períodos marcou respectivamente 32, 31 e 35 pontos. Fidel Mendonça, com 28 pts e 9 res e Nuno Monteiro com 17 pts e 5/6 em triplos estiveram em destaque perante um Seixal que teve em Tiago Severino (18 pts) e Tiago Magalhães (11 pts e 9 res) os elementos mais produtivos.
Mais equilibrados foram os restantes embates entre conjuntos que lutam por posições mais cimeiras.
O Galitos foi a Torres Vedras vencer a Física por 62-67, contando novamente com a liderança do base António Pires (12 pts e 11 ass), com o domínio no jogo interior da dupla Michael Pilgrim (16 pts e 10 res) e José Ferreira (15 pts e 4 res) e com o acerto nos lançamentos de Diogo Leiria (17 pts, todos obtidos na primeira parte). A Física respondeu através de uma defesa agressiva que lhe permitiu forçar alguns turnovers e dispor de mais 10 posses de bola do que o Galitos, apesar do domínio das tabelas dos homens do Barreiro. No final, o Galitos acabou por ser mais forte, apesar dos esforços de Miguel Salvador com 26 pts e 6 ass e Jason Underwood com 17 pts e 10 res, os mais certeiros da Física.
Em Ponte de Sor, o Eléctrico voltou às vitórias ao bater o Desportivo da Póvoa por 71-63. O conjunto liderado por Andry Melnychuck fez valer o seu ataque equilibrado e várias opções ofensivas para ir construindo uma larga vantagem, que soube manter no último período, conseguindo suster o forcing final poveiro. Aylton Medeiros (13 pts e 11 res), Tiago Brito (14 pts), Jorge Afonso (13 pts) e Edson Ferreira (10 pts) marcaram todos na casa das dezenas pelo Eléctrico, superando mais um duplo-duplo de Anthony Jr. (18 pts e 9 res).
No último jogo da ronda, o Sangalhos manteve a invencibilidade em casa, ao derrotar o Guifões por 58-55. Num jogo em que o Guifões conquistou mais 14 ressaltos (33 vs 47), o Sangalhos ripostou com a sua defesa agressiva que provocou 19 perdas de bola ao seu adversário. No último período, a equipa da casa fez valer a maior experiência dos seus atletas, com destaque para Luís Fonte (19 pts e 5 res) e Emanuel Silva (13 pts e 6 res), para recuperar a desvantagem no marcador e conquistar um importante triunfo. Pelos forasteiros, Odair Conceição esteve em bom plano, obtendo 14 pts e 15 res.
No próximo fim de semana, disputa-se uma jornada dupla, com os jogos referentes às 7ª e 8ª rondas.
7ª jornada (18/12/2010)
Seixal - Sangalhos
Galitos - Eléctrico
Barcelos - Física
Maia Basket - Algés
Guifões - Terceira Basket
Desportivo Póvoa - AngraBasket
8ª jornada (19/12/2010)
Seixal - Eléctrico
Galitos - Sangalhos
Barcelos - Algés
Maia Basket - Física
Guifões - AngraBasket
Desportivo Póvoa - Terceira Basket