No passado fim-de-semana e no feriado de dia 8 realizaram-se duas jornadas da 1ª Divisão Feminina. Esta dupla jornada trouxe algumas novidades na tabela classificativa.
O Montijo com dupla vitória mantém o seu percurso imaculado na prova. A E.M. Alberta Menéres com dupla vitória, uma delas sobre o até então invicto Colégio Calvão, consolidou o 3º lugar. O Colégio Calvão apesar de ter averbado a 1ª derrota mantém o 2º lugar. A Ovarense e o Marítimo consolidaram o 4º e 5º lugares. O Lousada, também com dupla vitória, subiu ao 6º lugar a par do CPN.
Na deslocação a Sintra, o Colégio Calvão averbou a 1ª derrota na competição. No 1º período, como seria de esperar, assistiu-se a um jogo muito equilibrado, com a equipa da casa a tirar partido do contra-ataque e as forasteiras a impor o seu poderoso jogo interior (parcial de 15-13). No 2º Período o Calvão abriu o marcador com um triplo, passando para a frente, onde se manteve até ao intervalo (25-29). No 3º parcial o equilíbrio e a emoção mantiveram-se, chegando-se aos últimos 10 minutos com o jogo em aberto. No último período a equipa do Algueirão conseguiu passar para frente e aí se manteve até final (57-51), fruto da eficácia nos vários lances-livres que dispôs, resultantes das faltas efectuadas pelo Calvão na tentativa de parar o cronómetro.
Em Lousada, a equipa local recebeu e venceu o Estoril. O jogo começou com um ritmo elevado e com ambas as equipas a mostrarem muita vontade de vencer, com ataques rápidos e lançamentos certeiros. Assim, os primeiros 10 minutos terminaram com 21-18 no marcador. No 2º período as defesas foram quase sempre superiores, causando algumas dificuldades na marcação de pontos (ao intervalo Lousada 32 – Estoril 26). No 3º período o Lousada teve enormes dificuldades na marcação de pontos, umas vezes causadas pela boa defesa do Estoril, outras pelo desacerto nos lançamentos, pelo que a vantagem encurtou para 1 ponto apenas (34-33). No derradeiro quarto, a equipa da casa reentrou muito forte ofensivamente e com um parcial de 24-16 acabou por selar o triunfo (58-49).
Em Ovar, num jogo, com baixa produção ofensiva, mas muito disputado, a equipa local venceu o Santarém (46-39). A Ovarense teve um ligeiro ascendente no 1º período, pelo que terminou o mesmo a vencer por 11-9. No 2º período, com a equipa do Santarém a manter a sua defesa zonal e a eficácia nos lançamentos da Ovarense a baixar, as visitantes foram para o intervalo a vencer por 2 pontos (19-21). Na 2ª parte, a Ovarense aumentou o ritmo de jogo e consegui mudar o rumo dos acontecimentos, vencendo o 3º (15-10) e 4º (12-8) períodos.
Na Madeira, na recepção ao CPN, o Marítimo realizou um 1º período demolidor (27-12). Na entrada para o 2º período, o Marítimo aumentou a vantagem par 39-16. Quando parecia que o jogo estava decidido, o CPN respondeu com um parcial notável de 0-17, que deixou tudo em aberto para a 2ª parte (39-33). Na 2ª parte, as jovens do Marítimo reentraram muito fortes, provocando 10 turnovers às visitantes, fugindo de novo no marcador (57-38). No 4º período a equipa da casa geriu confortavelmente a vantagem até final (76-58).
Na Gafanha, a equipa local venceu o Coimbrões por 58-50. As atletas de Gaia comandaram o marcador até aos últimos 10 minutos. No último período a equipa da casa passou para a liderança e garantiu a vitória.
Na recepção ao Quarteira, o Montijo venceu confortavelmente por 71-25, cimentando a liderança na classificação.
Na deslocação a Santarém, o Lousada A.C. enfrentou uma equipa muito organizada no plano defensivo, o que causou algumas dificuldades no ataque, principalmente na 1ª parte. No final dos primeiros 10 minutos o Santarém vencia por 10-7. No 2º período, as visitantes continuaram a sentir problemas na hora de lançar ao cesto, não conseguindo tirar partido do contra-ataque e, com baixa eficácia defensiva, foram para o intervalo a perder por 23-17. O Lousada reentrou no jogo com uma mudança clara de atitude, principalmente a nível defensivo, e rapidamente inverteu o marcador para 27-30 (final do 3º período). No 4º período assistiu-se a um jogo de parada e resposta, com ambas as formações a “venderem” cara a derrota até que, a cerca de 3 minutos do final, na sequência de uma falta técnica, o Santarém colocou-se a vencer por 7 pontos. Quando a vitória parecia entregue ao Santarém, as atletas do Lousada numa demonstração de garra e união conseguiram empatar o jogo a 45, quando faltavam apenas 0,1 segundos para o final. Seguiu-se o prolongamento, onde as visitantes foram mais fortes física e psicologicamente, garantindo a vitória por 48-55.
No Estoril, a equipa local alcançou a segunda vitória na prova, na recepção ao Gafanha (48-46). Foi um jogo muito emotivo e equilibrado, com o vencedor a só ser encontrado nos últimos segundos. A 20 segundo do final, com o jogo empatado (46-46), a equipa da casa converteu dois lances livres, assumindo o comando do marcador. No último ataque, o Gafanha desperdiçou um lançamento quando faltava 1 segundo para o jogo terminar.
Na Quarteira, na recepção da equipa algarvia ao Marítimo, assistiu-se a um jogo muito intenso e disputado. As jovens madeirenses estiveram melhor e venceram a partida por 54-67.
O Coimbrões recebeu o Montijo e teve muitas dificuldades em contrariar o maior poderio físico das visitantes, que comandaram-se sempre o marcador. No final registou-se mais uma vitória das líderes invictas da classificação por 46-71.
Em Ermesinde, o CPN, recebeu a E.M. Alberta Menéres, e não pôde contar com duas atletas influentes por lesão. O jogo começou com as visitantes a colocarem um ritmo muito alto e, através de uma forte pressão a campo inteiro, distanciaram-se no marcador (17-28 no final do 1º período). No 2º quarto a tendência do jogo manteve-se, pelo que ao intervalo o marcador registava 27-44. Na 2ª parte as forasteiras mantiveram a forte pressão defensiva, causando dificuldades às atletas do CPN, que, apesar da desvantagem, mantiveram-se sempre na “luta” pelo melhor resultado (final do jogo CPN 46 - E.M. Alberta Menéres 78).
Na deslocação a Calvão, a Ovarense saiu derrotada por 50-45. Com uma entrada forte no jogo, o Colégio Calvão, aos 4 minutos de jogo, já vencia por 11-2. Aí, a Ovarense reagiu e encurtou a desvantagem para 11-8 (final do 1º período). No 2º período, as visitantes tiveram um ligeiro ascendente e venceram o parcial por 10-11. No 3º período, a Ovarense, com uma excelente prestação defensiva, conseguiu um parcial favorável de 3-10 e entrou no 4º período a vencer por 24-29. No último período o Colégio Calvão impôs o seu jogo e, com um bom aproveitamento das atletas de maior estatura, assumiu a liderança, que chegou a ser de 8 pontos (44-36). A Ovarense, na parte final, ainda encurtou a desvantagem, mas a equipa da casa esteve mais certeira e assegurou a vitória.
Resultados da 7ª Jornada
Esc.M.Alberta Menéres 57-51 ColCalvao/MarisCªNova
MONTIJOBANDABASKET 71-25 QuarteiraTubarões
Lousada A.C. 58-49 Estoril Basket
Ovarense/HELLO KITTY 46-39 Santarém Basket
C.S.M. / C.S.CAB 76-58 CPN
Gafanha Esporgel 58-50 S.C. Coimbrões
Resultados da 8ª Jornada
Estoril Basket 48-46 Gafanha Esporgel
Santarém Basket 48-55 Lousada A.C.
QuarteiraTubarões 54-67 C.S.M. / C.S.CAB
S.C. Coimbrões 46-71 MONTIJOBANDABASKET
ColCalvao/MarisCªNova 50-45 Ovarense/HELLO KITTY
CPN 46-78 Esc.M.Alberta Menéres
Próxima jornada - 18/12/2010
MONTIJOBANDABASKET - Estoril Basket 16.00 P Mun nº 1 Montijo
Lousada A.C. - ColCalvao/MarisCªNova 16.45 Mun. Lousada
QuarteiraTubarões - S.C. Coimbrões 17.00 Esc.Dra.Laura Ayres
C.S.M. / C.S.CAB - Esc.M.Alberta Menéres 17.30 C.A.B.
Ovarense/HELLO KITTY - CPN 18.00 Arena Dolce Vita
Gafanha Esporgel - Santarém Basket 21.00 Pav Gafanha Nazaré
Classificação actual