Quem tem atletas na selecção?
 
Faixa publicitária
Localização: HOME ENTRETENIMENTO ARTIGOS ESPECIAIS Quem tem atletas na selecção?

Quem tem atletas na selecção?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 49
FracoBom 

altAvançámos recentemente com a estratégia "Olhar o Futuro", cujo principal objectivo era o de dar a conhecer o trabalho que se realiza na formação em Portugal. Porque o fizemos?

Porque acreditamos que o basquetebol de formação é a etapa mais importante para o sucesso desportivo a longo prazo e como tal, deve ser valorizado.

O Minibasquete é uma etapa fundamental para a iniciação e captação de talentos para a modalidade, talentos esses que, independentemente do sucesso desportivo que venham a ter a longo prazo, têm o seu espaço na nossa página Futuro, através de entrevistas e outros artigos. Com outras palavras, queremos “chegar ao essencial, para vos envolver” no assunto! Em breve, alargaremos o nosso trabalho com entrevistas aos treinadores do sector feminino.

Agora vamos apresentar uma tabela diferente, uma tabela onde estão indicados os diversos clubes que durante as férias natalícias, dispensaram atletas para os estágios das 6 selecções nacionais. No total, foram seleccionados 86 dos mais promissores atletas do nosso basquetebol, muitos dos quais irão representar Portugal nos Europeus do próximo verão e, quem sabe, um dia chegar à selecção sénior. O número de clubes representados nestes estágios é 36, sendo dois espanhóis. Só seis destes clubes tem atletas masculinos e femininos.

Fique então a conhecer quais são os clubes que formam atletas para as selecções nacionais, sinal do bom trabalho desenvolvido em cada um deles. Por outro lado, é também sinal de investimento, principalmente nos escalões mais altos, por parte dos clubes que têm meios e disponibilizam melhores condições de trabalho, participando em provas mais exigentes. Mas o que é positivo nesta análise, é o facto de que 34 clubes portugueses mostram capacidade e condições para formar atletas que irão competir a nível internacional.

No final do ano 2010, a equipa do site Planeta Basket, quer demonstrar o seu agradecimento a todos os agentes de modalidade, desde seccionistas, treinadores, atletas e árbitros, passando pelos pais e adeptos. Agradecemos o esforço e o amor pela modalidade, tantas vezes inesperados, dadas as condições de base existentes para trabalhar. Achamos que o basquetebol português está vivo, pois está assente nos ombros dos apaixonados da modalidade, autênticos “malucos” do bola ao cesto.

Feminino: Foram convocadas 44 atletas, provenientes de 23 clubes

alt

Masculino: Foram convocados 42 atletas de 19 clubes, 17 dos quais portugueses

alt

Feliz e Saudável Ano 2011!

“Chegamos ao essencial, para vos envolver”
Planeta Basket Team

 

Comentários 

 
0 #7 Ricardo 16-01-2011 17:33
Barreirense 3 atletas???? haha, "gosto"
Citar
 
 
-1 #6 CoachFernando 03-01-2011 11:56
Seria também interessante complementar este trabalho com o nº de atletas das listas que estão nos Centros de Treino...
Se no feminino tem havido resultados de algum relevo nas selecções e aproveitamento de atletas na Liga Feminina e 1ª Divisão no masculino isso parece não acontecer.
Também o "percurso de formação", como alguns referiram, deveria ser tido em conta porque, normalmente a partir do momento em que sejam às selecções distritais, os melhores atletas são "encaminhados" para os "clubes formadores", que se assumem como verdadeiras selecções distritais/nacionais.
Não podemos esquecer que a alegada "falta de condições de alguns clubes" foi suficiente para levar esses(as) atletas às selecções !!!
Treinar num grupo mais forte é factor de evolução, mas o equilíbrio competitivo nos campeonatos contribuirá certamente para a melhoria de um número mais significativo de atletas, ao contrário do que se vai verificando, quando se reduz a apenas 2/3 equipas por escalão.
Citar
 
 
+5 #5 Famse 01-01-2011 18:54
Parabéns pelo trabalho apresentado!
Gostaria apenas de dizer que acho, no mínimo "interessante", que, das 6 equipas que estiveram presentes na Fase Final Nacional de Sub14 da época passada, apenas 1 clube consiga ter 1 atleta na Selecção de Sub16 F.....realmente "interessante"!!
Bom Ano de 2011 para todos!
Citar
 
 
+4 #4 mais_novo 31-12-2010 14:52
Embora concorde com os vossos comentários, não nos podemos esquecer que a formação deve ter como finalidade ter praticantes no futuro. O nível sénior e as selecções nacionais deverão ser a referência para qualquer clube.

Percebo também que muitos destes jogadores não são originários dos clubes descritos, mas também são estes que apresentam melhores condições para evoluírem.
Citar
 
 
+5 #3 alcindoquaresma@hotm 31-12-2010 11:33
Concordo plenamente com o César Castro.Bom trabalho sobre este tema mas não retirando mérito aos Clubes apresentados como tendo os seu(a)s Atletas convocados seria bom e de elementar justiça averiguar,a montante, onde se iniciaram nesta actividade Desportiva ,dando assim também algum reconhecimento a tantos outros Clubes e pessoas que contribuem para que estas Seleções existam....e não é uma tarefa muito difícil é só ver o histórico de cada Alteta..Porque todos contribuem,no melhor e no pior,para o Basquetebol Nacional.
Citar
 
 
+3 #2 Zulad 31-12-2010 09:24
Mtos parabens pelo artigo!!!
Citar
 
 
+7 #1 César Castro 30-12-2010 21:51
Gostava de dar os parabéns a quem tirou o tempo e deu-se ao trabalho de fazer este artigo. Gostava apenas de comentar a seguinte frase "O Minibasquete é uma etapa fundamental para a iniciação e captação de talentos para a modalidade". Tratando-se de MINIBASQUETE seria mais interessante ver onde todos estes atletas iniciaram a sua actividade! Aí sim! São esses os clubes que "Olham ao Futuro"... Fica aqui o desafio. Se for feito esse trabalho, acredito que verão alterações SIGNIFICATIVAS nos quadros. Ficamos a aguardar...
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária