Confiança de grupo
 
Faixa publicitária

Confiança de grupo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 7
FracoBom 

altApós uma ausência do site por motivos profissionais, volto às “páginas” do Planeta Basket com um pequeno texto sobre confiança dentro de um grupo.

A vida de um treinador passa muitas vezes pela gestão de todos os membros pertencentes à equipa, bem como os membros que indirectamente estão de alguma forma também a ela associados.

A gestão das tarefas que delegamos quer nos atletas, quer em todos os restantes membros envolventes, bem como os resultados obtidos, quer sejam pessoais ou colectivos, fazem-nos muitas vezes a nós treinadores ser também “psicólogos”.

Somos confrontados todos os dias com a falta de confiança de alguns atletas… Com a falta de confiança de colegas treinadores… Com a falta de confiança dos directores… Com falta de confiança de seccionistas… Com a falta de confiança de pais e adeptos… Por vezes temos de gerir também a nossa falta de confiança.

E tudo isto é uma tarefa que parece complicada.

De facto é importante que todo o grupo esteja bem para que tudo funcione da melhor forma.

É importante que não estando todos confiantes, que estejam alguns, pois por vezes o contágio vicia claramente a atitude de uma forma positiva.

Portanto, para além do treinador ser o líder do grupo, é importante que seja identificado um líder dentro dos atletas… Teoricamente o capitão de equipa. Que esse líder tenha uma atitude positiva perante o grupo, de incentivo, de apoio, por vezes de rigidez.

E aqui, entre jogadores e treinadores se cria o elo mais forte. A falta de confiança pessoal é muitas vezes superada pelo acreditar do grupo.

E na minha opinião, é no grupo que devemos pensar quando não sentimos confiança em nós próprios. É no grupo que devemos pensar quando não sentimos confiança no colega de equipa… É no grupo que devemos pensar quando não sentimos confiança no treinador…

E tudo, para o bem do grupo deve ser ultrapassado de uma simples forma. Dando sempre o máximo… Saindo de cada exercício, de cada treino, de cada jogo, de consciências tranquila… Sabendo que demos o máximo, quer o resultado tenha sido positivo ou negativo… Quer tenhamos ganho um jogo ou perdido um campeonato.

E esta é a confiança que precisas… A de acreditar que o melhor para o grupo é apenas que dês o teu melhor.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária