As surpresas da jornada 13
 
Faixa publicitária
Localização: HOME CNB1 CNB1: Noticias As surpresas da jornada 13

As surpresas da jornada 13

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 8
FracoBom 

altNum campeonato demasiado previsível, 13 foi o número da jornada com resultados imprevistos. As surpresas principais envolveram duas equipas do topo da tabela.

O Imortal, após 11 vitórias consecutivas foi a Moscavide perder a invencibilidade (59-53). A Academia, que só havia perdido até agora com Imortal e Benfica, também quis colaborar na jornada das surpresas e foi à Tapadinha perder, num jogo disputado mas que o Atlético manteve controlado desde o início (70-62). O Montijo, que tem feito um campeonato decepcionante foi a Ponta Delgada vencer o Micaelense, e por uma diferença surpreendente (41-62). Sem constituir surpresa, o Benfica devolveu a derrota da 1ª volta e venceu desta vez o Basket Queluz. Os visitantes mantiveram o equilíbrio durante uma 1ª parte que teve baixa marcação, mas na 2ª metade os atributos dos jovens benfiquistas impuseram-se e a diferença aumentou progressivamente até aos (69-53) finais. Só o Gaeirense teve uma jornada descansada com vitória dilatada sobre o CA Queluz (87-48).

Em Moscavide os visitantes entraram em campo na posição de favoritos. Na realidade o Imortal tem sido totalmente dominador na competição. Nas 11 vitórias seguidas que registou, incluem-se as conseguidas fora sobre os seus principais perseguidores, Academia e Benfica, esta última já este ano e com comentário aqui desenvolvido na crónica da jornada 10. Do outro lado o Moscavide, 4º classificado, tem-se mostrado capaz do melhor e do pior, alternando desempenhos positivos com actuações pouco concentradas. O Imortal dispõe de um conjunto equilibrado com pontos fortes tanto no jogo interior como exterior e leva vantagem em peso e altura. O Moscavide tem evidenciado as suas armas ofensivas principais no lançamento de fora e na elasticidade dos jogadores interiores.

No encontro de sábado ambos ficaram aquém do habitual em pontos marcados, em parte por falta de inspiração nos lançamentos de 3 pontos e em parte pelo bom desempenho defensivo dos dois lados. A defesa do Imortal conseguiu limitar os “bombardeiros” locais mas teve algumas dificuldades perante a velocidade do jogo interior do Moscavide. A defesa local esteve em termos gerais concentrada durante todo o jogo e conseguiu algumas acções decisivas para o resultado. Na luta das tabelas houve equilíbrio, com ambos a conseguirem um número significativo de ressaltos ofensivos, mas nas perdas de bola o Moscavide levou alguma vantagem, o que lhe permitiu dispor de mais oportunidades para lançar ao cesto do que o Imortal. Também na percentagem de lançamentos o equilíbrio se manteve, com o Imortal um pouco melhor nos duplos e o Moscavide um pouco melhor nos triplos.

O Moscavide esteve na frente do marcador durante o 1º período e terminou a vencer (15-13). No 2º quarto várias situações de igualdade marcaram a continuação do equilíbrio, e a vantagem de 3 pontos para o Moscavide no final da 1ª parte (32-29) só foi conseguida sobre o apito à custa de ressalto ofensivo após lance livre. A toada de parada e resposta manteve-se durante todo o 3º período, que terminou com (43-41), e até à última vantagem do Imortal (52-53) já na 2ª metade do 4º período. Daqui até ao fim o Moscavide esteve extremamente concentrado na defesa, enquanto o Imortal cometeu vários “turn-over’s”, e foi nestes factores que o resultado se decidiu. Os locais dispuseram neste período final do jogo de 11 situações de lançamento de que resultaram apenas 7 pontos, mas os visitantes estiveram bastante pior, pois apenas conseguiram lançar 5 vezes sem concretizarem nenhuma, fixando-se assim o resultado final em (59-53).

O Imortal continua a ser o principal favorito à vitória na Zona Sul mas esta derrota constitui um aviso sério para a necessidade de a equipa manter níveis de concentração elevados em todos os jogos, principalmente quando chegarem os Play-off’s. O Moscavide, ao bater o principal favorito, afirmou-se como um “outsider” perigoso para qualquer equipa que tenha de o defrontar na fase decisiva.

Na classificação o Imortal mantém o 1º lugar (11v/1d), o Benfica o 2º (10v/2d) e a Academia o 3º (9v/3d). A dupla Moscavide/Gaeirense mantém-se em 4º (7v/5d), o Atlético em 6º (6v/6d) e o Basket Queluz em 7º (5v/6d). No 8º lugar estão Montijo e Micaelense (4v/8d), em 10º Ginásio Olhanense (2v/9d) e em 11º CA Queluz (0v/12d).


A 14ª jornada disputa-se no próximo sábado

5 de Fevereiro
Montijo-Moscavide às 15.00h no Pav.Mun. nº1 do Montijo
Gin. Olhanense-Benfica às 15.00h no Ginásio C. Olhanense
CA Queluz-Micaelense às 16.00h no Pav. Henrique Miranda
Imortal-Academia às 18.45h no Pav. Desportivo de Albufeira
Basket Queluz-Gaeirense às 21.00h no Pav. Henrique Miranda
 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária