Equilibrado sem pontaria
 
Faixa publicitária
Localização: HOME CNB1 CNB1: Noticias Equilibrado sem pontaria

Equilibrado sem pontaria

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 6
FracoBom 

altApesar do equilíbrio verificado, que obrigou inclusivamente a um prolongamento, o Montijo-Moscavide esteve longe de constituir uma boa propaganda para o basquetebol.

Defender bem é fundamental para ganhar mas não chega para fazer um bom jogo. O objectivo é meter a bola no cesto, e quando se falha tantas vezes como aconteceu neste encontro o nível de qualidade atingido tem de ser considerado baixo. A percentagem global de lançamentos de campo foi 33%, a mais baixa registada nos encontros do CNB1 onde o Planeta Basket até agora recolheu dados, sendo 36% do lado do Montijo e apenas 30% por parte do Moscavide. Embora a amostragem seja pequena e por isso não significativa do total do campeonato, refira-se por curiosidade que neste conjunto de jogos a média geral de lançamentos de campo é de 40% e que o máximo se verificou no Benfica-Moscavide da jornada 8 com 48%.

A juntar à vantagem na percentagem de lançamentos de campo, o Montijo esteve também melhor da linha de lance livre, com 86% contra os 52% dos visitantes. E a vitória dos visitados fica a dever-se a esta vantagem, uma vez que nos ressaltos e roubos de bola foi o Moscavide que esteve melhor. Os visitantes recuperaram a bola em 25% das vezes que ela esteve em disputa na tabela adversária, enquanto o Montijo o conseguiu em 22% dos casos. 36 ressaltos defensivos e 9 ofensivos para o Montijo, e 32 e 12 para o Moscavide. O Montijo perdeu 20 vezes a posse da bola sem lançar ao cesto, enquanto ao Moscavide o mesmo só aconteceu 14 vezes. Daqui resultou que os visitantes dispuseram de 75 situações de lançamento e os da casa apenas 67.

No 1º período o marcador esteve nivelado até aos 7-7, mas a partir daí a equipa da casa ganhou vantagem e chegou ao fim a vencer (18-11). O Moscavide recuperou no 2º período e passou para a frente já no último minuto, terminando a 1ª parte em vantagem (25-27). O equilíbrio manteve-se no 3º quarto, com ligeira vantagem dos visitantes que aumentaram a diferença para 4 pontos (36-40). Cerca do meio do 4º período o Moscavide teve o seu breve momento de inspiração, com dois triplos seguidos que levaram a diferença para 10 pontos, mas logo de seguida permitiu a recuperação do Montijo, que conseguiu manter o resultado ao seu alcance nos instantes finais. 

Nos jogos equilibrados o resultado final depende da concentração das equipas nos momentos decisivos, e quer no final do tempo regulamentar, quer no final do prolongamento, foi o Montijo que se mostrou mais concentrado e soube aproveitar os erros do Moscavide. Com 3,4 segundos para jogar e a perder por 3 pontos, o Montijo dispôs da reposição da bola na zona de ataque. Só o lançamento triplo interessava ao Montijo, e a vantagem parecia estar do lado do Moscavide que apenas precisava de cortar as linhas de passe para a zona exterior da linha de 3 pontos e ainda podia fazer falta na recepção. O facto é que a defesa não conseguiu evitar que a bola entrasse na zona proibida. A oposição à tentativa de triplo foi considerada em falta e o Montijo concretizou os 3 lances livres empatando a (49-49). No prolongamento o jogo manteve as mesmas características, e desta vez a jogada final atingiu-se com o marcador empatado e novamente com posse de bola dos da casa. Desta vez era o passe interior que os visitantes tinham que impedir e foi precisamente o que permitiram. O Montijo colocou a bola num jogador debaixo do cesto, que concretizou fechando o resultado (58-56).

Alternâncias no marcador também se verificaram no Basket Queluz-Gaeirense mas os visitantes acabaram por se impor (57-67), reforçando as suas ambições a uma posição de destaque no Play-off. O Benfica foi até Olhão vencer o Ginásio Olhanense (76-85) e o Micaelense fez o mesmo em Queluz batendo o CA Queluz (55-61). Em Albufeira encontraram-se os dois principais candidatos à subida à Proliga, ambos na ressaca de derrotas surpresa na jornada anterior. Desta vez não houve surpresa e o Imortal venceu a Academia (64-56).

Ao voltar às vitórias o Imortal manteve o 1º lugar isolado (12v/1d), mantendo a distância para o 2º, Benfica (11v/2d), e afastando-se do 3º, Academia (9v/4d). O Gaeirense passou para 4º (8v/5d), ultrapassando o Moscavide que é agora 5º (7v/6d). Em 6º mantém-se o Atlético (6v/6d) que não jogou nesta jornada, e no 7º estão empatados Montijo e Micaelense (5v/8d). Com um jogo a menos Basket Queluz é 9º (5v/7d) e Ginásio Olhanense é 10º (2v/10d). Em 11º continua o CA Queluz (0v/13d).

A 15ª jornada disputa-se no próximo fim de semana

12 de Fevereiro
Atlético-Imortal às 17.00h na Tapadinha
Micaelense-Basket Queluz às 17.00h na EBI Canto da Maia
Moscavide-CA Queluz às 18.00h no Pav. do Moscavide
Gaeirense-Ginásio Olhanense às 18.00h no Gimn. Gaeirense

13 de Fevereiro
Academia-Montijo às 15.30h na Esc. Sec. Lumiar

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária