A NBA em Toronto
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ENTREVISTAS A NBA em Toronto

A NBA em Toronto

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 5
FracoBom 

altEsta semana estamos a apresentar uma série de artigos sobre o Basquetebol no Canadá. Iniciamos a publicação com um artigo sobre a presença da NBA em território canadiano.


Dos Huskies aos Raptors

Toronto é a maior cidade do Canadá e a capital do basquetebol canadiano. E, por ser um dos principais destinos para os imigrantes que se estabelecem naquele país, é uma das cidades com maior diversidade étnica do mundo. A sua população cosmopolita e internacional tem 49% de habitantes não nascidos no Canadá. Por isso, nada mais apropriado do que ter uma das equipas mais internacionais da NBA, com jogadores provenientes de origens tão diversas como Espanha, Brasil, Itália, Nigéria e Lituânia. Nem de propósito, o primeiro jogador contratado na história dos Raptors era também estrangeiro: Vincenzo Esposito, um extremo All Star da liga italiana. Corria o ano de 1995 e a NBA preparava-se para mais uma expansão. Os Raptors de Toronto eram uma das equipas que se estreavam nessa temporada.

Mas a aventura de Toronto na NBA começou muitos anos antes, em 1946. No dia 1 de Novembro, os Toronto Huskies receberam os New York Knicks, naquele que foi o primeiro jogo da recém-formada Basketball Association of América (a BAA, que mais tarde se tornou a NBA). Os Huskies foram uma das 11 equipas originais da liga. Nesse dia, perante 7090 espectadores, perderam 68-66 e terminaram a temporada de 46-47 com um recorde de 22-38. Foi a sua única época na liga, com a equipa a ser desactivada no final da mesma.

47 anos depois, a aventura recomeçava. O empresário canadiano John Bitove liderou um grupo de investidores que apresentou uma proposta à NBA para a criação de uma equipa profissional em Toronto.

No dia 4 de Novembro de 1993, a NBA atribuiu-lhes um franchise para a época de 1995-95, tornando-se a 28ª equipa da liga.

Foi lançado um concurso nacional para encontrar um nome e, no dia 15 de Maio de 1994, a identidade da nova equipa foi revelada:

O ex-jogador e estrela da NBA Isiah Thomas foi contratado para Vice-President of Basketball Operations e, em Maio de 95, com o final de mais uma temporada, começou a tarefa de começar a construir um plantel para a época de estreia dos Raptors. O homem nomeado para comandar esse grupo foi o ex-treinador adjunto dos Pistons, que Thomas conhecia dos seus tempos em Detroit, Brendan Malone.

O plantel original

Com a sétima escolha no draft de 95, os Raptors seleccionaram aquele que se veio a tornar a primeira estrela da sua história: o base Damon Stoudamire.

Através do Draft de Expansão (onde os Raptors e os Grizzlies – a outra equipa que se estreou nessa temporada - puderam escolher, alternadamente, um jogador de cada uma das outras equipas da NBA) e da contratação de free agents completaram o plantel que defendeu as suas cores nessa época de estreia:

alt

Como esperado, os resultados na primeira temporada não foram os melhores, com a equipa a terminar com um recorde de 21-61. Os Raptors tinham ainda muito trabalho pela frente, mas o mais importante estava conseguido: O basquetebol da NBA estava em Toronto para ficar.

Dezasseis temporadas do melhor basquetebol

Ao longo destes 16 anos, os fãs de Toronto tiveram a oportunidade de aplaudir vários grandes jogadores (Vince Carter, Tracy McGrady, Antonio Davis, Kevin Willis, Charles Oakley, Doug Christie, Chris Bosh, entre outros) e assistir a muitos momentos espectaculares. Como em 99-00, quando tiveram a primeira temporada com um recorde positivo (45-37) e foram apurados para os playoffs pela primeira vez na sua história (perderam na 1ª ronda frente aos Knicks).

No ano seguinte, tiveram a sua melhor época de sempre. Conseguiram um recorde de 47-25 (o melhor de sempre, igualado em 06-07) e avançaram até à segunda ronda dos playoffs, onde perderam com os Sixers de Allen Iverson, vencedores da conferência Este nesse ano.

Depois disso, foram aos playoffs mais três vezes (01-02, 06-07 e 07-08), nunca conseguindo ultrapassar a primeira ronda.

Foram 16 temporadas de altos e baixos que ainda não trouxeram todo o sucesso desportivo desejado, mas que afirmaram os Raptors como os embaixadores do basquetebol canadiano e uma das equipas da NBA mais populares em todo o mundo.

Com a saída de Chris Bosh na free agency deste verão, foi tempo dos Raptors começarem de novo. Com uma equipa jovem e vários jogadores ainda em desenvolvimento, os Raptors procuram reconstruir a equipa. O trabalho de montar um candidato aos primeiros lugares continua, mas o basquetebol profissional em Toronto está vivo e para durar.

 

Comentários 

 
+2 #2 LuísFilipe Cristóvão 15-02-2011 23:48
Obrigado, Luís.

Está rectificado.
Citar
 
 
+1 #1 Luís Marinho 15-02-2011 00:23
Belo artigo

Penso que o quadro de jogadores que apresentam é desta época e não da época de estreia

abraço
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária