Circuito Ticha Penicheiro
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LENDAS ACONTECIMENTOS Circuito Ticha Penicheiro

Circuito Ticha Penicheiro

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 8
FracoBom 

altReconhecer pessoas, reconhecer boas ideias e reconhecer boas práticas tem sido um dos principais objectivos dos artigos que escrevo e que se insere integralmente na política editorial deste site.

Hoje quero reconhecer “um verdadeiro 3 em 1” e publicamente elogiar o Circuito Ticha Penicheiro. Com esta menção estou a elogiar uma boa prática, que tem sido ao longo dos anos esta iniciativa, uma ideia e quem a idealizou: César Castro, Director Técnico da Associação de Basquetebol de Viana do Castelo.

Começa no próximo Domingo dia 27 de Fevereiro em Viana do Castelo a primeira etapa da 5ª edição deste circuito. Organizada pela Escola Desportiva de Viana, este é um evento que logo na sua primeira jornada vai seguramente ser mais um sucesso, idêntico aos muitos, a que a Ana Freixo, treinadora da ED de Viana, ao longo de muitos anos já nos habituou, principalmente, a quem anda no universo do minibásquete. Como está expresso no documento deste evento a Associação de Basquetebol de Viana do Castelo pretende com este projecto de carácter inter-regional, que abrange 14 clubes de 5 associações, proporcionar às jovens praticantes Mini-12, convívios de minibásquete de qualidade e exclusivamente destinados ao escalão feminino.

O objectivo essencial é, através destes convívios inter-distritais, captar maior número de praticantes femininos e paralelamente estimular o investimento dos clubes no sector feminino, cativar jovens para a prática da arbitragem e envolver os pais na modalidade.

alt

A estratégia adoptada para motivar as jovens, para além dos jogos e actividades que os convívios envolvem, foi criar um “Diploma de Participação” que é entregue a cada praticante. Este diploma tem as datas e locais de todos os torneios desta iniciativa, para que todos os participantes e pais possam sempre saber em que dias decorrem os jogos. Em cada jornada do circuito será distribuída a cada participante um auto-colante com o emblema do clube anfitrião para colar no diploma. No convívio final, que irá decorrer no Colégio do Calvão é atribuído um prémio, a cada jovem, em função do número de participações. Este prémio também inclui os treinadores, oficiais de jogo, e dirigentes.

Os prémios dividem-se em excelência: para quem tenha participado em todos as jornadas, completando o preenchimento do diploma; ouro para quem tiver quatro presenças, prata para três presenças e bronze para duas presenças. 

O Calendário deste ano é o seguinte:

27 de Fevereiro, 2011 – Viana do Castelo – Escola Desportiva da Viana
27 de Março, 2011 – Porto - Coimbrões
30 de Abril, 2011 – Coimbra – A. Académica
14+15 de Maio, 2011 – Braga – S.C.Braga
11+12 de Junho, 2011 – Aveiro - Col. Calvão

Este calendário tem a particularidade de as duas últimas jornadas serem realizadas em dois dias envolvendo a estadia dos clubes participantes, que este ano são os seguintes: Escola Desportiva Limiana, Escola Desportiva de Viana, Barca Basket Clube, Sporting Clube de Braga, Vitória de Guimarães, Basket Clube de Barcelos, Sanjoanense, Colégio Calvão, Gafanha, Académica, Sp. Figueirense, Olivais, SC Coimbrões e Clube Propaganda Natação.

Conhecer o Circuito Ticha Penicheiro é ver minibásquete no feminino, é conhecer mais uma iniciativa que envolve muita gente, principalmente entre os clubes organizadores, é reconhecer um evento, que deve merecer a atenção de quem está mais ligado ao feminino, e a todas as pessoas que gostam da modalidade.

 

Comentários 

 
+1 #5 Patrícia Correia 27-02-2012 09:57
O Circuito Ticha Penicheiro, é uma forma de o sector feminino crescer. Não existe muitos clubes que só têm minibasket feminino, e por isso este evento é uma forma de desenvolver o crescimento destas jovens atletas que estão a iniciar.
A Ticha Penicheiro é exemplo para o feminino.
Freguesia de Campo Feminino estará presente no Circuito Ticha Penicheiro 2011/2012
Citar
 
 
+1 #4 Rui Rodrigues 02-06-2011 05:58
Pedia aos responsaveis pela informação do site que confirmassem as equipas participantes, isto porque não vejo referência ao ATC (Associação Teatro Construção) de Vila Nova de Famalicão que tambem está a fazer o circuito da Ticha.

Obg
RR
Citar
 
 
-2 #3 ... 26-02-2011 18:12
Esse Cesar é o pior director que pode haver , se realmente o conhecessem ...
Mas boa sorte no circuito, ticha
Citar
 
 
+1 #2 Márcia 24-02-2011 21:26
Eu também gostava muito de participar, espero ainda vir a participar neste convívio, que nunca tive a oportunidade de participar :(


Beijinho à Ticha
Citar
 
 
+4 #1 Ana Pinto 22-02-2011 23:20
Viva a Ticha!!!
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária