Raramente desistem
 
Localização: HOME CAMPOS ARTIGOS DIVERSOS Raramente desistem

Raramente desistem

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 153
FracoBom 

altMora em Viana do Castelo, no seio duma família dedicada ao basquetebol uma “Senhora Treinadora de Minibásquete”.

Deu e continua a dar à modalidade, quer a nível distrital, quer a nível nacional. A qualidade das suas equipas de minibásquete e o cuidado e empenho, como organiza os eventos em que se envolve, são sobejamente conhecidos no universo do mini.

Conheci a Ana Freixo em 2002 e intuitivamente logo percebi que estava perante uma professora com grande sensibilidade para o minibásquete. Numa época em que, ainda não era fácil encontrar locais e apoios para a realização dos jamborees, sem saber muito bem no que se ia meter, quis levar um jamboree para Viana. Em boa hora fomos para Viana onde nasceu uma amizade, que se tem cimentado através dos anos. Agora que a ED de Viana organizou a 1ª Jornada do Circuito Ticha Penicheiro desta consideramos muito oportuno falar com Ana Freixo.


Qual é a tua opinião sobre a importância e qualidade do Circuito Ticha Penicheiro para o minibásquete feminino e o que te leva a querer organizar a jornada que decorre no distrito de Viana do Castelo?
O Circuito Ticha Penicheiro é um encontro de minibásquete no feminino com grande importância no desenvolvimento desta modalidade, precisamente pela sua qualidade. Todos os clubes anfitriões têm tido a preocupação de saber receber. A ED Viana organiza uma das etapas por que sabe que a diversão e o agradável convívio estão garantidos para as suas minis que nunca se esquecerão deste evento.

Permanecendo no domínio da tua capacidade organizativa, para além das jornadas do Torneio Ticha Penicheiro, dos diversos torneios da Edévia, também já chamaste a ti a organização de um Jamboree e de um Memorial Mário Lemos. O que te levou a quereres organizar estes eventos e  qual foi o impacto que estes tiveram na dinâmica do minibásquete na ED Viana e na cidade?
O que me leva a organizar estes eventos é a paixão pelo basquetebol e sobretudo o respeito que tenho pelas crianças. Acredito na educação pelo desporto. Por isso tento dar o melhor. Quando conheci o San Payo, num Clinic da Escola Nacional de Basquetebol em Ílhavo, e me falou da dinâmica do CNMB, fiquei fascinada e quis conhecer melhor o mundo do minibásquete em Portugal e divulga-lo na minha cidade. Todas as miniatletas querem ir ao Jamboree, o que é excelente para a divulgação do minibásquete.

A ED Viana é o exemplo de uma boa prática, no entanto ao fim de tantos anos ligada ao ensino e treino do basquetebol quais são em tua opinião as maiores dificuldades para por o minibásquete a funcionar num clube?
A maior dificuldade é a captação. Depois de chegarem raramente desistem.

A ED Viana é um dos clubes que em mais eventos participa em todo o país, como tens visto a evolução da modalidade na tua cidade e a nível nacional?
A modalidade tem evoluído bastante bem quer em quantidade, temos cerca de 150 atletas. Como em qualidade, tendo todos os escalões do feminino e do masculino a disputar as respectivas fases nacionais (Torneio nacional de Sub 14 – Fem/masc, Campeonato nacional de sub 16 Masc; Taça nacional de  sub 16 Fem;  Taça nacional de sub 18 Masc e sub 19 Fem). A nível nacional tenho visto uma clara evolução do minibásquete que muito contribui para o desenvolvimento da desta modalidade.

O que é que poderá ser feito para que haja mais desenvolvimento e evolução do minibásquete em Portugal? 
Continuar com a dinâmica que o CNMB tem apresentado e todos os torneios que os clubes organizam.

Agora gostaríamos que falasses um pouco de ti e da tua família. Como nasceu em ti e na tua família o gosto pelo basquetebol?
Foi sempre a minha modalidade preferida. Joguei no desporto escolar, nos anos setenta. Como professora, formei um grupo/equipa no desporto escolar. Depois fui treinar os minis na ED Viana, o meu filho tinha na altura 10 anos. A partir daí toda a família se foi envolveu.

Sabemos que costumas ser uma leitora assídua do Planeta Basket, o que te leva a visitar este site?
Gosto de ler os artigos do San Payo, sobre MB. Consultar exercícios e ler opiniões de outros treinadores.

Acabamos como sempre que pergunta é que gostavas que te fizessem e que resposta darias?
O Desporto Escolar é importante para o desenvolvimento do desporto no país?  Sem dúvida. No meu trabalho não consigo dissociar. A sensibilização terá que ser feita na escola. A experiência diz-me que é o caminho a percorrer.

 

Comentários 

 
+1 #14 César 11-03-2011 14:41
Queria dar os parabéns a toda equipa da E.D.V. que tem evoluído imenso ao longo dos anos. Há vários treinadores envolvidos e a Ana tem sido e continua a ser a "Capitã" do Minibasquete no clube. Desejo que continue com o bom trabalho a que nos habituou... "Equipa que vence, não se mexe"! César Castro-DTR Viana do Castelo
Citar
 
 
+1 #13 Mário Batista 04-03-2011 23:30
Grande Ana ,merecidas palavras vindas de todos os cantos de Portugal ,foi no Mini que nos conhecemos e desde logo vi na Ana uma pessoa dedicada de alma e coração ao mini ,excelente Amiga dos Amigos ,Parabens pelo seu empenho e daqueles que a rodeiam,Beijinh os e Continua....
O Presidente do CMNB
Citar
 
 
+1 #12 Barbosa 03-03-2011 17:07
Para quem está começar como eu é um incentivo conhecer pessoas assim tão dedicadas e com amor à causa.

Parabéns
Citar
 
 
+1 #11 Grosas 02-03-2011 12:50
Um grande Beijinho a um destaque mais que merecido. Já vai longe a data em que nos cruzamos pela primeira vez e o fascinio pelo trabalho pela mágia de cativar crianças mantêm-se idêntico.

Muito Obrigado e parabéns!!!
Citar
 
 
+1 #10 Pedro Barros 02-03-2011 10:22
Reconhecimento merecido.
É sempre bom ver uma família inteira ligada a esta modalidade.
Citar
 
 
+1 #9 Mário Gonçalves 02-03-2011 09:46
Este Sr(?) João Silva nem teve a delicadeza de se identificar (Clube).

Claro que ninguem (ou quase ninguem), anda nisto para esbanjar dinheiro, pois a vida custa a todos.

O tempo que se "gasta" a desenvolver a Modalidade não tem preço, pois diversas vezes fica pouco tempo para a familia(embora não seja o caso, pois a Ana leva a familia completa com ela.

Força Ana e não ligues a estes derrotados invejosos

Abraço da cidade do Porto
Citar
 
 
+69 #8 João Silva 01-03-2011 23:05
Gostei da entrevista. è bonito ouvir coisas destas.

Mas será que fazias o mesmo de graça (sem o vencimento do desporto escolar)?
Citar
 
 
+1 #7 sergio Rosmaninho 01-03-2011 22:59
Também são muitos os eventos em que já nos cruzamos Ana.

Para mim o sorriso com que abraças todas as actividades é o principal motivo do sucesso destas.

Obrigado e Beijinho

Fernando um abraço para si... porque a força da Ana tem muito do seu apoio.
Citar
 
 
+1 #6 Irene Ribeiro 01-03-2011 22:21
Parabéns pela dedicação e por tudo o que tem feito pelo basket e pelos jovens de Viana. É de pessoas como a prof. Ana que o desporto e a juventude precisam, especialmente na nossa região.
Muitas felicidades.
Citar
 
 
+1 #5 carla 01-03-2011 19:34
Parabéns pela dedicação. Ainda não conhecia este seu lado basquetebolista ! Também minha família tem o basquetebol a correr nas veias ; )
Parabéns!
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária