Há sempre uma primeira vez
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LIGA FEMININA Competições: Diversos Há sempre uma primeira vez

Há sempre uma primeira vez

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 6
FracoBom 

altA 44ª edição da Taça de Portugal Feminina, cuja final foi disputada esta tarde no Pavilhão Desportivo dos Lombos, em Carcavelos, ficou na posse do Quinta dos Lombos.

Assim o clube inscreveu o seu nome pela primeira vez no ranking dos vencedores do troféu, que ainda é liderado pelo histórico CIF com 7 triunfos, o último dos quais na já longínqua época de 1987/88, há quase 23 anos, sob o comando de Vítor Hugo, num memorável duelo com o Algés, uma semana depois de as algesinas terem sido campeãs nacionais em Aveiro, frente às cifistas. 

O jogo teve direito a transmissão televisiva a cargo da Sport TV e as bancadas do recinto ficaram bem emolduradas de um público conhecedor que pôde seguir ao vivo as peripécias do encontro. Diga-se desde já que foi um excelente espectáculo de propaganda da modalidade provando que o basquete feminino continua vivo e de boa saúde. Parabéns à MCell na pessoa do seu responsável pelo empenho e dinamismo postos ao serviço da bola ao cesto... no feminino. Esta foi a 5ª transmissão da temporada e por isso só temos que aplaudir o esforço de quem anda na luta que não é nada fácil. 

A equipa da Quinta dos Lombos entrou melhor na partida e com o seu jogo exterior a funcionar em pleno (3 triplos de Dora Duarte) rapidamente chegou a uma vantagem de 9 pontos (13-4) no minuto 5, obrigando Carlos Barroca a parar o cronómetro. Acusando a ausência da sua referência (Angelica Robinson) na área pintada, as algesinas não conseguiam impor o seu modelo de jogo, enquanto do lado contrário a poste Jerica Watson (melhor ressaltadora do encontro) mandava nas tabelas tirando partido da sua excelente impulsão. Assim se cumpriu o 1º período com as comandadas de José Leite na frente (22-14).

A entrada de Larisse Lima em substituição da atiradora Dora, ainda no1º quarto (minuto 8), com o resultado em 16-7, não afectou o acerto nos lançamentos do perímetro, já que Larisse, no seu estilo mais repousado, copiou no 2º período (19-12) a sua companheira, convertendo também 3 bombas (25-14, 30-14 e 37-21), esta última no minuto 16, numa jogada de 4 pontos (que não chegou a ser) porque o lançamento foi travado em falta e o respectivo lance livre não foi concretizado. Nas algesinas a mais inconformada era Ana Oliveira, em excelente momento, a lançar com confiança e eficácia, tanto mais que a croata Matea Vrdoljak cometia a 3ª falta no minuto16, o que naturalmente a condicionou, enquanto Ticha Penicheiro tardava em encontrar o seu melhor ritmo, muito por culpa da vigilância exercida por Felicité Mendes, incansável nas tarefas defensivas.

Ao intervalo (41-26) a vantagem do emblema de Carcavelos era uma natural consequência da superioridade nas tabelas (24-18 ressaltos) e da excelente eficácia no tiro exterior (curiosamente 60% para ambos os lados), mas com as pupilas de José Leite a dobrarem os triplos convertidos (6 contra 3).             

No reinício Ana Oliveira acertava o seu 3º triplo (41-29), mas na resposta novamente Dora Duarte a triplar (o seu quarto) repondo a diferença ainda no minuto 21. Depois foi a vez de Paula Muxiri assumir as despesas, marcando 8 pontos em 4 minutos, entremeados por duas arrancadas pletóricas de força da autoria de Dora Duarte. A maior vantagem (27 pontos aos 60-33) aconteceu no minuto 27 quando Inês Aragão converteu os 3 lances livres resultantes de uma tentativa de triplo ter sido travada em falta, mas a turma de Carlos Barroca reagiu, reduzindo para 20 pontos no final do 3º quarto (62-42).

A 4ª falta marcada a Paula Muxiri na tentativa de travar Ticha Penicheiro no início do 4º período, obrigou a capitã do Quinta dos Lombos a regressar ao banco, mas em campo as duas norte-americanas Alison Mann e Jerica Watson iam chegando para as encomendas no capítulo da marcação de pontos. Um derradeiro desconto de tempo pedido pelo técnico algesino, com 4 minutos e 39 segundos para jogar e com o desfecho irremediavelmente traçado (71-46), serviu também para o seu homólogo José Leite fazer entrar a partir daí todas as jogadoras que ainda não tinham sido utilizadas.

Destaque nas vencedoras para a actuação da poste Jerica Watson que lhe valeu arrecadar o prémio de MVP do encontro, entregue pelo Prof. Manuel Fernandes, Director Técnico Nacional. Terminou com um duplo-duplo ao contabilizar 10 pontos,16 ressaltos sendo 6 ofensivos, 3 assistências, 3 roubos, 2 desarmes de lançamento e uma falta provocada. Foi bem acompanhada por Paula Muxiri, também com um duplo-duplo (20 pontos,11 ressaltos sendo 7 ofensivos e 2 roubos), Dora Duarte (17 pontos, 4/8 nos triplos, 4 ressaltos defensivos, 4 assistências, 1 roubo e 3 faltas provocadas) e Alison Mann (10 pontos,1 triplo, 6 ressaltos defensivos, 5 assistências, 1 roubo, 2 desarmes de lançamento e 3 faltas provocadas, com 3/3 nos lances livres).

Referência ainda para o contributo de Larisse Lima (3/5 nos triplos, 3 assistências e 3 roubos) e Inês Aragão (7 pontos, 5 ressaltos sendo 2 ofensivos e 1 desarme de lançamento), que deu uma boa ajuda na rotação das jogadoras interiores.
 
Na equipa de Carlos Barroca onde naturalmente se fez sentir a ausência da poste Angelica Robinson (lesionada), a mais valiosa foi a Ana Oliveira (19 pontos, 3/7 nos triplos, 4 ressaltos, duas assistências, 3 roubos e duas faltas provocadas), seguida de Ticha Penicheiro, um pouco apagada em relação às suas últimas exibições (4 pontos todos de lance livre, 3 ressaltos defensivos, 8 assistências, 5 roubos e 5 faltas provocadas, com 4/6 nos lances livres) e Joana Fogaça (8 pontos, 4 ressaltos defensivos, 3 assistências, 4 roubos,1 desarme de lançamento e 5 faltas provocadas). Já a croata Matea Vrdoljak (12 pontos, 7 ressaltos,1 roubo e 3 faltas provocadas) foi penalizada pela sua baixa eficácia nos duplos (4/13), não tendo rendido o habitual. Sem jogo interior a tarefa das algesinas era muito complicada.

Em termos globais a supremacia do Quinta dos Lombos residiu fundamentalmente na diferença esmagadora da luta de ressaltos (50-29 ressaltos), tanto na tabela defensiva (33-24) como na ofensiva (17-5) e na maior eficácia nos lançamentos de campo (43%-34%), com o maior acerto nos triplos convertidos (8 contra 4) a ser decisivo nas contas finais. Isso reflectiu-se no melhor coeficiente de eficácia ofensiva (0,80 vs 0,67) resultante do maior número de posses de bola para as vencedoras (97 contra 84).   
             
No final a capitã Paula Muxiri recebeu o troféu ganho pela sua equipa com todo o mérito.       
        
Ficha de jogo

Quinta dos Lombos (78) - Felicité Mendes, Dora Duarte (17), Alison Mann (10), Paula  Muxiri (20) e Jerica Watson (10); Larisse Lima (9), Inês Aragão (7), Catarina Vasconcelos, Carla Aires (2), Helga Gonçalves (1) e Paulina Paté (2)

MCell Algés (56) - Ticha Penicheiro (4), Joana Fogaça (8), Ana Oliveira (19), Matea Vrdoljak (12) e Sara Filipe (8); Susan Foreid (3), Catarina Coelho e Bárbara Pedro (2)

Por períodos: 22-14, 19-12, 21-16, 16-14

Árbitros: José Filipe Abreu e Sónia Teixeira

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária